O que é frequência e intensidade?

Perguntado por: isoares . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.8 / 5 11 votos

Quanto maior a frequência, mais agudo é o som; e quanto menor for a frequência, mais grave é o som. Intensidade: relaciona-se com a energia transportada pela onda sonora e é o que nos permite classificar o som como forte ou fraco. A intensidade também depende da amplitude da onda.

A intensidade sonora refere-se à potência da fonte emissora, bem como à quantidade de energia que o som é capaz de transportar; o timbre diz respeito ao formato das oscilações sonoras e a altura, por sua vez, é determinada pela frequência do som.

Os tipos de frequência são: absoluta, acumulada, relativa e em classes.

432 Hz

A frequência 432 Hz é poderosa por ser o som mais sintonizado e mais consistente que existe na natureza. Com uma utilidade semelhante à da frequência 528 Hz, ela apresenta um poder curativo que se baseia na autorrecuperação do corpo e da mente humana. März 2022.

Intensidade é uma característica atribuída a algo ou alguém que se apresenta em grandes proporções. Normalmente, esta característica está relacionada com o fato de algo se manifestar ou se fazer sentir com força, vigor, de algo que é intenso.

A intensidade relaciona-se à potência, a altura à frequência e o timbre ao formato da onda sonora.

Para se medir a intensidade sonora ou a sonoridade usa-se o bel ou o decibel, mas no cotidiano ouvimos falar mais do decibel. O cálculo da sonoridade em decibéis é dado por uma expressão logarítmica que é conhecida como lei de Weber-Fechner.

Em física, a frequência consiste no número de ocorrências por unidade de tempo. Refere-se normalmente a oscilações de alguma propriedade, como por exemplo a corrente elétrica ou a posição de um corpo suspenso através de uma mola elástica.

comprimento de onda( ): distância entre dois pontos equivalentes, pertencentes a dois pulsos consecutivos; freqüência (f): taxa de repetição de uma determinada vibração. A freqüência de uma onda é a freqüência de vibração da fonte que a produziu.

A frequência é a velocidade que a corrente muda de direção por segundo. É medida em hertz (Hz), uma unidade de medição internacional onde 1 hertz é igual a 1 ciclo por segundo. Hertz (Hz) = Um hertz é igual a um ciclo por segundo.

A frequência vocal corresponde ao tipo de onda sonora que é produzida ao vibrarmos as pregas vocais. Sons mais graves (grossos) são produzidos por pregas vocais mais densas e com mais tecido.

Freqüências típicas Homem: 110 Hz; Mulher: 220 Hz; Crianças: 300 Hz.

O timbre está associado à forma da onda e nos permite distinguir sons de mesma frequência, produzidos por instrumentos diferentes. O timbre é caracterizado pela composição de frequências que constituem a onda sonora emitida pelo instrumento.

Frequência significa o número de ondas por segundo.
Por exemplo, se uma corrente varia entre positiva e negativa 60 vezes por segundo, dizemos que ela tem uma frequência de 60 Hz.