Qual é a diferença entre altura e intensidade de som?

Perguntado por: bsoares . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

A intensidade sonora refere-se à potência da fonte emissora, bem como à quantidade de energia que o som é capaz de transportar; o timbre diz respeito ao formato das oscilações sonoras e a altura, por sua vez, é determinada pela frequência do som.

Quanto maior for a frequência de uma onda sonora, mais agudo será o som, que será denominado de som alto. Em contrapartida, quanto menor for a frequência das ondas sonoras, mais grave será o som, que será denominado de som baixo.

Uma terceira qualidade que podemos destacar sobre o som é o timbre. É ele que nos permite fazer a distinção entre dois sons com mesma frequência (mesma altura) e intensidade, emitidos por uma mesma fonte sonora.

Para se medir a intensidade sonora ou a sonoridade usa-se o bel ou o decibel, mas no cotidiano ouvimos falar mais do decibel. O cálculo da sonoridade em decibéis é dado por uma expressão logarítmica que é conhecida como lei de Weber-Fechner.

Para intensidade temos o seguinte significado: Qualidade do som que se prende com a energia utilizada pelo executante e a amplitude da vibração sonora, com sons mais fortes ou mais fracos. Pode ser entendido como uma certa força que você aplica no seu instrumento para extrair um determinado som.

A altura é a característica relacionada com a frequência das ondas sonoras. Quanto maior a frequência, mais alto é o som e vice-versa. O som alto é definido como som agudo, e o som baixo é o som grave.

O decibel (dB) nada mais é do que a décima parte de um Bel, ou seja, 0,1 Bel.

O decibelímetro é um equipamento de medição de áudio, e seu nome vem da unidade de medida que é usada para o som: o decibel (dB).

O Medidor de Nível de Pressão Sonora (MNPS), também chamado de decibelímetro, é um equipamento utilizado para realizar a medição dos níveis de pressão sonora em ambientes externos e internos.

A intensidade mínima percebida pelo ouvido humano é da ordem de 1012 W/m2 e é denominada de intensidade sonora fundamental, sendo simbolizada por I0. O nível de intensidade sonora (B) relaciona a intensidade produzida por uma fonte qualquer (I) e a intensidade fundamental (I0) por meio de uma função logarítmica.

A altura ou afinação está diretamente ligada ao número de vibrações ou movimentos que uma onda sonora faz em uma escala de tempo...

O timbre é a característica das ondas sonoras que permite a distinção de fontes sonoras mesmo que estas emitam sons de mesma intensidade e frequência. Isso é possível porque cada instrumento produz ondas sonoras em um formato característico.

Para altos níveis de “volume” sonoro, procure por valores de sensibilidade acima de 87dB nas especificações das caixas acústicas ou dos alto-falantes do sistema.

dois tipos de intensidade: Intensidade Física ou Energética – Chamada de limiar de audibilidade, é a intensidade das ondas acústicas. Intensidade Fisiológica ou Nível Sonoro – Grandeza física capaz de calcular a intensidade do som. A grandeza é medida em Bel cujo submúltiplo é o decibel.