O que é função metalinguística e exemplos?

Perguntado por: agalvao . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 12 votos

Imagine um filme que explica as melhores formas de como produzir um longa ou curta-metragem. Essa redundância – um filme falando sobre filme – é a função metalinguística, ou seja, o código é o tema da mensagem que é usado para falar sobre ele mesmo.

Alguns exemplos do uso da função referencial que podem ser encontrados em nosso cotidiano são as notícias de jornal, os materiais didáticos e os textos científicos, já que todos eles prezam pela informação a ser transmitida e procuram realizar essa transmissão de modo objetivo.

Emotiva, referencial, conativa, fática, metalinguística e poética: São seis as funções da linguagem, sempre inseridas em nossos atos comunicativos.

Os diferentes tipos de metalinguagem são “incorporadas”, “ordenadas” e “aninhadas”.

Para diferenciar essas duas funções da linguagem é importante entender que a função metalinguística é aquela usada para explicar o código pelo próprio código, ou seja, se caracteriza por ser uma linguagem que fala dela mesma. Já a função referencial se refere de forma objetiva sobre vários temas.

Na função metalinguística, o foco da mensagem é o código, seja ele linguístico (a escrita ou a oralidade), seja extralinguístico (música, cinema, pintura, fotografia, gestualidade etc.). Quando o emissor preocupa-se com o código, ele produz aquilo que chamamos de metalinguagem.

Então calma lá: a metalinguagem é quando explicamos ou expomos algo a partir dele mesmo. Por exemplo, quando um pintor faz um autorretrato. De maneira mais técnica, a palavra metalinguagem tem origem do prefixo “meta”, vem de “metá”, que em grego significa “no meio de”, “entre”, “com”.

Também são exemplos de função emotiva depoimentos, entrevistas, narrativas de caráter memorialista e críticas subjetivas.

A função conativa ou apelativa é utilizada em diferentes situações comunicativas que são direcionadas diretamente ao interlocutor. "Antes de dirigir, lembre! Sua família te espera mais tarde. Atenção redobrada!"

A função conativa ou apelativa é um recurso amplamente utilizado em textos que têm como intenção convencer o destinatário da mensagem.

A linguagem exerce função poética quando valoriza o texto na sua elaboração, ou seja, quando o autor faz uso de combinação de palavras, figuras de linguagem (metáfora, antítese, hipérbole, aliteração, etc.), exploração dos sentidos e sentimentos, expressão do chamado eu-lírico, dentre outros.

1) Função Emotiva ou Expressiva. 2) Função Referencial ou Denotativa. 3) Função Conativa ou Apelativa.

Função metalinguística e função conativa. Função emotiva e função fática. Função fática e função referencial.

Afinal, o que é metalinguagem poética? A metalinguagem acontece quando a linguagem se debruça sobre si mesma: a poesia feita sobre a própria poesia. Quando o poeta reflete sobre o fazer poético, parece explicar para si mesmo e para os leitores o momento catártico que permeia a criação e dá vida a um poema.

O que é metalinguagem
Trata-se do fenômeno que acontece quando determinada linguagem volta-se para ela mesma. Se eu escrevo, por exemplo, uma crônica que fale das dificuldades de se escrever uma crônica, estou utilizando a metalinguagem. Outro exemplo é quando um poema reflete sobre o ato de fazer poesia.