O que é gênero lírico épico e dramático?

Perguntado por: adamasio3 . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.6 / 5 8 votos

São características literárias exploradas desde a Antiguidade e, segundo o filósofo grego Aristóteles, os gêneros literários são classificados em: Gênero Lírico: “palavra cantada”. Gênero Dramático: “palavra representada”. Gênero Épico: “palavra narrada”.

Dentro do gênero lírico, há os subgêneros poesia, ode, sátira, hino, soneto, acróstico e haicai (poesia japonesa curta, geralmente com três versos e sem rima).

A partir daí, classificamos a produção em gêneros literários, tais como os conhecemos hoje: Épico ou Narrativo, Lírico e Dramático.

O texto dramático é entendido como aquele que se integra na forma literária do drama e implica uma comunicação direta das personagens entre si e com os recetores do enunciado.

Gênero dramático, surgido na Grécia Antiga em forma de comédia e tragédia, é um gênero literário concebido para ser encenado, no palco do teatro, por atores e atrizes. O gênero dramático designa os textos literários feitos para serem representados no palco.

A principal característica de um texto pertencente ao gênero dramático é ser feito para ser encenado. Não existe um narrador que conta a ação, sendo o enredo apresentado através das falas das personagens, representadas por atores que vivenciam os acontecimentos.

Origem. Desde a Antiguidade o gênero dramático, originário na Grécia, eram textos teatrais encenados essencialmente como culto aos deuses, os quais eram representados nas festas religiosas.

Os textos dramáticos podem ser apresentados em vários tipos, tais como tragédia, comédia, tragicomédia e farsa.

O gênero épico é um texto literário que apresenta aventuras heroicas e eloquentes baseadas na história cultural dos povos. O narrador épico pode construir a narrativa tanto em versos quanto em prosa. E quando o texto épico é escrito em versos chama-se versos épicos e quando escrito em prosa chama-se de narrativa épica.

A origem desse gênero literário está na Antiguidade. Desse modo, as obras mais antigas pertencentes a ele são A epopeia de Gilgámesh, de autor anônimo e de origem mesopotâmica, além da Ilíada e da Odisseia, do poeta grego Homero.

Exemplos de Textos Épicos
Além da epopeia, outros gêneros épicos merecem destaque, os quais são constituídos por enredo, ação, personagens, narrador, tempo e espaço: Epopeia: extenso poema épico, dividido em proposição, invocação, dedicatória, narração e epílogo.

Características do gênero lírico

  1. É escrito em verso, na 1. ª pessoa do discurso - eu;
  2. Há a expressão de sentimentos e emoções;
  3. Ocorre a exteriorização de um mundo interior;
  4. Apresenta um caráter subjetivo;
  5. As palavras são usadas no seu sentido conotativo;
  6. Apresenta muitas figuras de linguagem.

O gênero narrativo refere-se aos textos que contam uma história. Para isso, é necessário um narrador ou narradora, personagem, enredo, tempo, e espaço.

O romance, o conto, a crônica e a fábula são exemplos de gêneros narrativos.

O texto dramático é da ordem do narrar e tem por objetivo apresentar uma história e despertar sentimentos no público a partir dela. Por ser narrativo, apresenta personagens, enredo, tempo, espaço, mas não tem narrador.

O texto dramático pode apresentar-se em géneros ou formatos diferentes: a tragédia, o drama, a comédia e a farsa. - A tragédia tem origem na Antiguidade Clássica (Grécia), onde a acção é solene e as personagens são grandes heróis, lutando e desafiando o próprio destino.

Estrutura dos Textos Teatrais

  1. Introdução (ou apresentação): foco na apresentação das personagens, espaço, tempo e do tema.
  2. Complicação (ou conflito): determina as peripécias da peça teatral.
  3. Clímax: momento de maior tensão do drama.
  4. Desfecho: desenlace da ação dramática.

A principal característica do gênero em questão é a subjetividade. Por meio da poesia, o autor revela suas impressões ligadas ao mais profundo “eu”, extravasando emoções e sentimentos pela expressão verbal rítmica e melodiosa.

O gênero dramático talvez seja o estilo mais presente no nosso dia a dia, porque ele não está somente nos livros. Ele está nos palcos dos teatros e nas telas de tv e cinema, sendo encenado inclusive para quem torce o nariz para leitura.

Ação dramática significa que há bastante conflito, informação, tensão, incerteza que acrescentem dramaticidade à ação. Sem a dramaticidade, a ação é mero movimento, é ação passiva sem drama.

HENRIK IBSEN - O pai do drama moderno.