Que gênero textual e o e-mail?

Perguntado por: galencastro . Última atualização: 16 de janeiro de 2023
4.5 / 5 2 votos

O e-mail (do inglês electronic mail) ou mensagem eletrônica é um gênero textual do meio eletrônico, veiculado via internet, muito utilizado na atualidade. Possui característica epistolar, uma vez que ocorre a partir da troca de mensagens entre os interlocutores.

Correio Eletrônico - Características do Correio Eletrônico
Nem sempre você fica sabendo quando ou se sua mensagem foi lida. É registrada a data e hora de envio da mensagem. Não indicado para assuntos confidenciais. Utilizada para contatar pessoas as quais são difíceis de agendar uma reunião ou falar ao telefone.

Tipos e gêneros textuais

  • Texto narrativo;
  • Texto descritivo;
  • Texto dissertativo expositivo;
  • Texto dissertativo argumentativo;
  • Texto explicativo injuntivo;
  • Texto explicativo prescritivo.

Os tipos textuais são divididos em cinco: narrativo, descritivo, dissertativo, expositivo, injuntivo.

A carta é um gênero textual de correspondência, o qual visa a estabelecer uma comunicação direta entre os interlocutores, para transmitir diferentes tipos de mensagens.

Podemos afirmar que a tipologia textual está relacionada com a forma como um texto apresenta-se e é caracterizada pela presença de certos traços linguísticos predominantes. O gênero textual exerce funções sociais específicas, que são pressentidas e vivienciadas pelos usuários da língua.

O gênero textual é identificado com base no objetivo, na função e no contexto do texto. São as características do texto que determinam a qual gênero ele pertence. Os gêneros variam de acordo com a intenção comunicativa e com as particularidades em relação à linguagem, à estrutura e ao conteúdo.

Correio eletrônico, ou simplesmente e-mail (abreviatura de eletronic mail), é uma ferramenta que permite compor, enviar e receber mensagens, textos, figuras e outros arquivos através da Internet.

É necessário planejar aulas para esmiuçar as características marcantes e trabalhar a fundo o potencial de comunicação das mensagens eletrônicas. Afinal, elas podem ser usadas para convidar, notificar, solicitar, comprar, denunciar, relatar e noticiar, entre uma infinidade de possibilidades.

Reportagens, biografias, listas de compras, relatos históricos ou sobre viagens, anúncios de classificados e currículos são alguns exemplos de textos descritivos, que possuem características bem diferentes dos demais tipos textuais (narração, descrição, injunção e argumentação).

O gênero narrativo refere-se aos textos que contam uma história. Para isso, é necessário um narrador ou narradora, personagem, enredo, tempo, e espaço. O narrador pode ser onisciente, observador ou personagem da narrativa, que pode conter um discurso direto, indireto ou indireto livre.

Os textos narrativos se caracterizam pela narração de acontecimentos. Os acontecimentos narrados podem ser verídicos ou fictícios e narrados em ordem cronológica ou psicológica. Como elementos narrativos, destacam-se: espaço, tempo, enredo, personagens, narrador, modo, motivo e resultado.

Tipos de textos: conheça 5 tipos textuais que caem no Enem

  • 1 Texto injuntivo.
  • 2 Texto dissertativo.
  • 3 Texto narrativo.
  • 4 Texto descritivo.
  • 5 Texto expositivo.

As redações, num geral, são textos do gênero dissertativo-argumentativo, ou dissertação, o nome vem da característica central que uma redação cumpre: argumentar. A argumentação tem a ver com o convencimento, nesse tipo textual predomina a defesa de algum ponto de vista ou ideia.

Texto narrativo é um tipo de texto que esboça as ações de personagens num determinado tempo e espaço. Geralmente, ele é escrito em prosa e nele são narrados (contados) alguns fatos e acontecimentos. Alguns exemplos de textos narrativos são: romance, novela, conto, crônica e fábula.

As propagandas são gêneros textuais discursivos persuasivos elaborados para influenciar a opinião do leitor e persuadi-lo, ou convencê-lo, da necessidade de obter determinado serviço ou produto ou ainda de adotar uma ideia.

Resumo sobre texto injuntivo
Apresenta os seguintes elementos: instruir/educar o seu receptor, incentivar ou induzir o leitor, uso de linguagem simples e objetiva, verbos predominantemente no imperativo, infinitivo ou presente do indicativo indeterminado, e estrutura em tópicos.

O texto injuntivo é um tipo de texto que consiste em instruir o público-alvo sobre a realização de determinadas ações.