O que é hipérbole é um exemplo?

Perguntado por: npacheco . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.5 / 5 2 votos

Por ser um recurso estilístico que remete ao exagero, a hipérbole costuma ser utilizada para dar uma intensidade muito maior ou menor àquilo que se quer dizer, dando ênfase ao efeito do discurso. Veja no exemplo: Eu estou congelando de frio!

A hipérbole é uma figura de linguagem que usa, de propósito, o exagero nas expressões para dar ênfase ao discurso. Ela é classificada como figura de pensamento. A hipérbole se caracteriza pelo uso proposital do exagero no enunciado.

A hipérbole pode ser obtida a partir da secção de um cone duplo. De forma analítica, a hipérbole é o lugar geométrico formado pelos pontos em que a diferença entre distância desse ponto a outros dois pontos conhecidos como focos é sempre constante.

Metafora e uma figura de linguagem que produz sentido figurativo por meio de comparacoes. Tambem e um recurso expressivo. Ja a hiperbole e a figura de linguagem que incide quando ha o exagero propositado em uma frase para definir algo de forma dramatica, passando uma ideia aumentada do que e a realidade.

Os elementos mais importantes de uma hipérbole são os focos, vértices, eixos, distância focal, semi-eixos e assíntotas.

Subir para cima, descer para baixo, entrar para dentro, por exemplo, são formas de pleonasmo vicioso. Subir já significa movimento para cima; dispensa, portanto, a explicação "para cima". A hipérbole é outra figura que pode enfeitar uma obra literária. Consiste no exagero dos fatos.

O que é a Comparação:
Exemplo: “Os seus olhos brilhavam como estrelas no céu” ou “Meu filho joga futebol como o Pelé”. Retirando os termos conectivos, por exemplo, deixa-se de ter uma comparação e passa a ser uma metáfora. Exemplo: “Os seus olhos são estrelas no céu” ou “Meu filho é o Pelé no futebol”.

Portanto, quando um médico diz que o paciente tem um tumor maligno em vez de câncer, ou uma repórter fala que determinada pessoa pública faltou com a verdade, em vez de afirmar que ela mentiu, ou, ainda, quando a morte de alguém é anunciada com expressões tais como “deu o último suspiro”, “partiu”, “descansou”, entre ...

Afirma-se, em sentido figurado, que o cachorro é um tapete felpudo, o que não é possível. Trata-se de uma maneira de reafirmar que o pelo do cachorro é macio comparando-o ao tapete felpudo. A metáfora é a figura de linguagem responsável por fazer comparações implícitas.

Metonímia é uma figura de linguagem ou de palavra que consiste na substituição de uma palavra ou expressão por outra, havendo entre elas algum tipo de ligação. Desse modo, é possível apontar a metonímia nas seguintes frases: O fazendeiro precisava de muitos braços para o trabalho daquela semana.

O que é anáfora? Anáfora é uma figura de linguagem que se caracteriza pela repetição de uma mesma palavra ou expressão no início de cada oração ou sentença.

As teorias em torno dessas figuras geométricas começaram como a busca pela solução da duplicação do cubo. Não se sabe ao certo como esse problema surgiu, mas acredita-se que possa ter sido um pedido do rei Minos.

Resposta. Resposta: A hipérbole pode ser obtida a partir de um corte efetuado em um cone, assim como ocorre com a elipse e a parábola, todas denominadas cônicas.

Exemplo de Pleonasmo
No poema de Manuel Bandeira, na frase, "Chovia uma triste chuva de resignação", o autor ao usar a palavra chuva, repete a ideia já contida no verbo chover (chovia chuva). Essa repetição foi usada para reforçar a expressividade do verbo chover.

Exemplos: subir para cima: o verbo “subir” já indica ir para cima, elevar-se. descer para baixo: o verbo “descer” já denota mover de cima para baixo, declinar. entrar para dentro: o verbo “entrar” já indica passar para dentro.

A metáfora é identificada, geralmente, ao ser feita uma comparação implícita entre dois elementos. Ela está presente em diálogos simples do dia-a-dia, inclusive é geralmente empregada quando o indivíduo não deseja contar de forma exposta o que realmente deseja, mas encontra outra estratégia de expor os sentimentos.

Como identificar uma antítese? É possível observar a antítese pela presença de palavras, expressões ou mesmo orações com sentidos contrários. Veja um exemplo: O namoro de Paulo e Carla era baseado em amor e ódio.

Antítese, uma das figuras de linguagens, é a responsável por representar os opostos das coisas. Alguns exemplos básicos de antíteses são as palavras "amor" e "ódio", ou "bom e "ruim", ou ainda "céu" e "inferno". A palavra antítese vem da língua grega, e quer dizer "oposto à criação" ou "contra".

Onomatopeia de som de instrumentos musicais: ratimbum: (ra = caixa, tim = pratos, bum = bombo) Onomatopeia de relógio: tic-tac ou tique-taque. Onomatopeia de bater na porta: toc-toc. Onomatopeia de choro ou pessoa triste: sniff sniff.

Resposta verificada por especialistas
Sim, a frase "rindo pra não chorar" se configura como a figura de linguagem conhecida como antítese. Antítese é a figura de linguagem que demonstra ideias opostas, ou seja, pensamentos/sentidos contrários. Numa mesma frase, duas palavras aproximadas possuem sentidos opostos.