O que é hipotonia na infância?

Perguntado por: lmagalhaes . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 8 votos

A hipotonia define-se como uma diminuição da resistência ao movimento passivo. É facilmente reconhecida na observação do recém-nascido, sendo um dos sinais mais frequentes de doença nesta faixa etária.

Quem diagnostica hipotonia? [Passos para o diagnóstico]
O médico ortopedista infantil, o neuropediatra e o fisioterapeuta neurofuncional são profissionais que podem ser procurados em casos de suspeita de hipotonia muscular, oferecendo um diagnóstico para os pais.

As anormalidades no tônus muscular são classificadas como hipertonia (aumento acima dos níveis normais em repouso), hipotonia (redução abaixo dos níveis normais em repouso), e distonia (tonicidade comprometida ou desordenada).

Em função da sua causa, a hipotonia pode melhorar, estabilizar ou agravar ao longo do tempo. No caso da prematuridade, a hipotonia tende a melhorar à medida que a criança se desenvolve. Em muitas outras situações, não é tratável, pelo que a abordagem passa pela fisioterapia, terapia ocupacional e terapia da fala.

1) Hipotonia Primária: está relacionada ao comprometimento das estruturas que compõem a unidade motora (motoneurônio medular, raízes, nervos periféricos e músculos); 2) Hipotonia Secundária: decorrente de lesões do SNC, síndromes genéticas, doenças sistêmicas ou situações que afetem tendões e ligamentos.

A hipotonia é uma diminuição do tônus muscular, sendo considerado, na grande maioria dos casos, um sintoma de disfunção neurológica. O tônus muscular é um estado de tensão constante a que estão submetidos os músculos em repouso.

Quais são as possíveis causas da fraqueza muscular?

  • Esclerose múltipla (EM);
  • Doença de Parkinson;
  • Esclerose lateral amiotrófica (ELA);
  • Acidente vascular cerebral (AVC);
  • Hérnia de disco cervical;
  • Paralisia cerebral;
  • Tumor cerebral;
  • Síndrome de Guillain-Barré.

Quais os tipos de doenças musculares?

  • * Miopatias congênitas.
  • * Distrofias Musculares.
  • * Miotonias e canalopatias.
  • * Miopatias inflamatórias.
  • * Miopatias tóxicas e induzidas por drogas.

Trata-se de um paciente que não consegue engatinhar, levantar ou mesmo ficar sentado sozinho sem a necessidade de apoio. A hipotonia não é uma doença em si, mas costuma ser um indicador de que há problemas maiores ou mesmo um sintoma de outras condições.

O termo hipotonia muscular designa a diminuição do tônus muscular e da força, que pode causar moleza e flacidez e pode ser facilmente detectada em bebês, logo após seu nascimento ou ainda muito jovem.

Tônus muscular é a contração involuntária que o corpo promove em seu estado de repouso, em casos patológicos pode ocorrer a hipertonia quando há uma tensão e contração em excesso e a hipotonia, estado onde não há tensão suficiente para manter a postura corporal por exemplo.

Inclui um grande número de situações que podem ser divididas em dois subtipos: a hipotonia intrínseca ou primária, que depende do acometimento das estruturas que compõem a unidade motora periférica desde o motoneurônio medular até o músculo, e a hipotonia secundária.

A brincadeira com o bambolê ajuda a trabalhar de forma efetiva o tônus muscular e a dissociação de quadril. Pois para manter o bambolê girando é necessário mover o quadril. Além disso, também pode-se rodar o bambolê em outras partes do corpo, como nos braços e nas pernas.

Os estímulos nervosos são os responsáveis por provocar o tônus muscular, estado no qual os músculos se encontram constantemente. Sem o tônus muscular, os músculos estariam em total repouso (hipotônus), condição esta que dificultaria o seu movimento imediato.