O que é homonímia e Paronímia?

Perguntado por: agentil . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 6 votos

A paronímia se caracteriza pela mera semelhança (de escrita e som) entre palavras com significados diferentes. A homonímia diz respeito às palavras que são iguais em sua forma (escrita ou sonora), mas que apresentam significados diferentes. Homônimos perfeitos têm grafia e som iguais, mas significados diferentes.

Assim, os homônimos são palavras que possuem a mesma pronúncia (às vezes, a mesma escrita) e significados distintos. Já as palavras parônimas são muito parecidas na pronúncia e na escrita, entretanto, possuem significados diferentes.

Homônimos e parônimos: exemplos de palavras parônimas
Apreender (capturar, assimilar) / Aprender (tomar conhecimento); Apurado (refinado, desvendado, averiguado) / Acurado (feito com muito carinho); Apóstrofo (sinal gráfico) / Apóstrofe (figura de linguagem); Arriar (descer, cair) / Arrear (pôr arreios);

Assim, de maneira simplificada, pessoas homônimas são aquelas que têm exatamente o mesmo nome, considerando o prenome e sobrenome. No Brasil, essa é uma situação bastante corriqueira, pois existem nomes extremamente comuns, como João e Maria, que se repetem em todas as localidades do país.

Sinonímia estuda os sinônimos; antinomia, os antônimos; paronímia, as palavras similares na grafia, com significados diferentes (mal/mau, por exemplo); e por fim, homonímia, que estuda palavras com grafias idênticas e significados diferentes (banco - assento/banco - instituição financeira).

A paronímia é um tópico da semântica que analisa quando duas palavras têm estrutura parecida, mas significados diferentes, isto é, são escritas e/ou faladas de maneira muito semelhante, mas não têm relação próxima de significado.

As palavras homófonas são aquelas que têm a mesma pronúncia, mas são escritas de formas diferentes. O significado de homófona é mesmo som com grafia diferente. A palavra é formada pela junção de homo, que significa mesmo, e fonia, que significa som.

A Língua Portuguesa tem algumas peculiaridades.

Coser e cozer – homônimos heterográficos
Homônimos são vocábulos que têm a mesma pronúncia – e às vezes a mesma grafia -, mas sentido diferente. No caso acima, coser e cozer são homônimos homófonos ou heterográficos: iguais na pronúncia e diferentes na escrita.

E essa acepção foi mantida em português. Por isso, ao nos referirmos a pessoas que têm o mesmo nome próprio, dizemos que elas são xarás e, ainda, que uma é xará da outra.

A polissemia refere-se a apenas uma palavra com mais de um significado. Já a homonímia consiste em duas ou mais palavras que têm a mesma pronúncia e/ou a mesma grafia, mas significados diferentes. Portanto, “cedo” e “cedo” são duas palavras diferentes, já que uma é verbo e a outra, advérbio.

Infração e inflação: parônimos
As palavras inflação e infração são escritas de forma parecida e são pronunciadas de forma parecida, mas seus significados são diferentes. A este tipo de palavras chamamos palavras parônimas.

Infligir e infringir são palavras parônimas, ou seja, apresentam similaridades fonéticas e ortográficas, mas também diferenças consideráveis de significado.

Palavras homônimas ou homônimos são palavras que são pronunciadas da mesma forma, mas têm significados diferentes. Existem três tipos de homônimos: homônimos perfeitos, homófonos e homógrafos. As relações de homonímia são estudadas pela semântica.

xará

1 sinônimo da palavra homônimo: Principais sinônimos de homônimo: 1 xará.

Significado de Homônimo
substantivo masculino Termo que designa duas ou mais palavras com o mesmo som, mas com significados diferentes. [Gramática] Que se pronuncia (homófono) ou se escreve (homógrafo) da mesma maneira que outra palavra, mas possui sentidos diferentes.

Quando o sentido de uma palavra for semelhante, a relação de sentido é chamada de sinonímia, e as palavras são sinônimas. Os sinônimos podem ser perfeitos (significado igual) ou imperfeitos (significado próximo). Quando o sentido for oposto, a relação é chamada de antonímia, e as palavras são antônimas.

Sinônimos são termos que possuem um mesmo sentido ou um sentido aproximado. Os sinônimos podem ser perfeitos ou imperfeitos. Antônimos são vocábulos que possuem sentido oposto. Os antônimos podem ser contraditórios, contrários ou correlativos.

Conhecida como o “estudo de significado”, a semântica tem por objetivo explicar o sentido da mensagem que está sendo transmitida. A análise semântica poderá ser feita pela explicação da mensagem e por meio do olhar atento ao texto completo ou através das palavras que estão compondo a oração.

Palavras parônimas são palavras que são semelhantes na grafia e na pronúncia, mas diferentes no significado. Portanto, a resposta correta para a sua pergunta é a opção D) Palavras que são semelhantes na grafia e na pronúncia, mas diferentes no significado.

Quando as palavras têm a grafia idêntica, é possível chamá-las de homônimas homógrafas. Já as palavras que têm a pronúncia idêntica e diferem na escrita são chamadas de homônimas homófonas. Há, ainda, as homônimas perfeitas, em que a grafia e a pronúncia são idênticas, mas os significados são diferentes.