O que é Paronímia e exemplos?

Perguntado por: ivilela . Última atualização: 14 de janeiro de 2023
4.5 / 5 17 votos

Parônimas são palavras que se assemelham bastante em grafia, algumas até idênticas, como é o caso do utensílio "colher" ("E" aberto /é/) e do verbo "colher" ("E" fechado /ê/), muito utilizado na zona rural.

As palavras homônimas são aquelas que possuem exatamente a mesma grafia ou pronúncia, mas com significados diferentes. No entanto, as palavras parônimas são aquelas que se assemelham na grafia ou pronúncia, também possuindo significados distintos.

A paronomásia usa as palavras parônimas no mesmo enunciado para criar um jogo de sons no discurso, o que acaba intensificando os significados diferentes dessas palavras. Por isso, a paronomásia é considerada uma figura de som (ou figura sonora).

Aliteração é a repetição de consoantes ou sílabas. Assonância é a repetição de vogais. Onomatopeia é a imitação de sons produzidos por animais, natureza, objetos ou pessoas. Paronomásia é o uso de palavras semelhantes, mas com significados distintos.

A Língua Portuguesa tem algumas peculiaridades. Uma delas são as palavras que possuem grafias iguais ou parecidas, mas significados diferentes.

Homonímia e Paronímia: estuda as palavras que são homônimas e parônimas; Polissemia: estuda palavras que são polissêmicas; Conotação e Denotação: estuda o sentido conotativo e denotativo das palavras.

A polissemia refere-se a apenas uma palavra com mais de um significado. Já a homonímia consiste em duas ou mais palavras que têm a mesma pronúncia e/ou a mesma grafia, mas significados diferentes. Portanto, “cedo” e “cedo” são duas palavras diferentes, já que uma é verbo e a outra, advérbio.

HOMÔNIMAS HOMÓFONAS: palavras com a mesma pronúncia, com alguma diferença gráfica e com diferentes significados; PARÔNIMAS: palavras parecidas na forma, com diferentes significados. Acender = pôr fogo, ligar: Ele foi acender a vela.

Xará: significado
E essa acepção foi mantida em português. Por isso, ao nos referirmos a pessoas que têm o mesmo nome próprio, dizemos que elas são xarás e, ainda, que uma é xará da outra. Existe também outra forma de se utilizar o vocábulo xará: como vocativo.

Infração e inflação: parônimos
As palavras inflação e infração são escritas de forma parecida e são pronunciadas de forma parecida, mas seus significados são diferentes. A este tipo de palavras chamamos palavras parônimas.

Texto é um conjunto de palavras e frases encadeadas que permitem interpretação e transmitem uma mensagem. É qualquer obra escrita em versão original e que constitui um livro ou um documento escrito. Um texto é uma unidade linguística de extensão superior à frase.

A palavra “homógrafa” tem origem grega (homographos) e significa “igual escrito”, isto é, são aquelas palavras que possuem a mesma grafia/escrita, mas têm significados e pronúncias diferentes.

Palavras sinônimas – duas ou mais palavras que tem um significado semelhante ou o mesmo significado. Há dois tipos de sinônimos: As palavras que se identificam exatamente são conhecidas como sinônimo perfeito (casa – lar). aproximadamente são conhecidas como sinônimos imperfeitos (esperar e aguardar).

Paronomásia – é o recurso que se utiliza de palavras que possuem o som e a escrita semelhantes, mas significados diferentes, ou seja, palavras parônimas, com o objetivo de remeter o leitor para a diferença de sentidos. É utilizada a semelhança sonora e gráfica para criar esse efeito de sentido.

O que é anáfora? Anáfora é uma figura de linguagem que se caracteriza pela repetição de uma mesma palavra ou expressão no início de cada oração ou sentença.

A catacrese é uma figura de linguagem que representa um tipo de metáfora de uso comum que, com o passar do tempo, foi desgastada e se cristalizou. Isso porque ao utilizarmos tanto determinada palavra, não notamos mais o sentido figurado expresso nela. Por exemplo: O pé da cadeira está quebrado.