O que é humor na psiquiatria?

Perguntado por: efarias . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.4 / 5 15 votos

O humor é um dos tópicos mais importantes da semiologia psiquiátrica. Trata-se do estado de ânimo basal do indivíduo, sendo considerado o tônus afetivo ao longo de determinado tempo.

Um transtorno de humor é uma classe de saúde mental que os profissionais de saúde usam para descrever amplamente todos os tipos de depressão e transtornos bipolares.

Humor, substantivo masculino com origem no latim humore, significa a disposição do ânimo de uma pessoa ou a sua veia cômica. O termo humor é aplicado ao estado de espírito, e por esse motivo muitas vezes se afirma que uma pessoa está de bom ou mau humor.

O humor reside em ocorrer algo fora do esperado numa situação. Há diversas situações em que o humor pode aparecer numa prova de vestibular. Há as tirinhas e charges, que aliam texto e imagem para criar efeito cômico; há anedotas ou pequenos contos; e há as crônicas, frequentemente acessadas como forma de gerar o riso.

Outra coisa muito atentatória aos limites do humor é a vaidade, principalmente, se esta demonstra apenas um grande ego vazio e ingênuo. O humor tem efetiva função de protesto, de exposição e de inquirição. E não mera autopromoção e autoestima.

Estado de espírito: 1 ânimo, disposição, índole, temperamento, caráter, compleição, feição, jeito, natureza. Espírito cômico: 2 graça, jocosidade, comicidade, espírito, jovialidade, risibilidade.

Quais são os tipos de Transtorno de humor? Os tipos mais comuns são o transtorno afetivo bipolar, episódio depressivo e o transtorno depressivo recorrente que podem ser leve, moderado, grave, grave sem sintomas psicóticos e grave com sintomas psicóticos.

Como o humor afeta a sua saúde
Tanto as emoções negativas quanto as positivas exercem grande influência na saúde mental e física. Quando você sente algo, o seu organismo aumenta a produção de certos hormônios. Esses, por sua vez, alteram a química do cérebro.

Há, presentemente, três estabilizadores do humor comprovadamente eficazes:

  • O Lítio, comercializado, em Portugal, no medicamento Priadel;
  • O Valproato, comercializado nos medicamentos Diplexil R e Depakine;
  • A Carbamazepina (Tegretol).

Pessoas que estão a ponto de entrar em um ataque de nervos, podem passar da euforia ao pranto rapidamente. Sintomas como irritabilidade e mudanças de humor repentinas, sem explicação aparente, surgem em momentos de maior pressão e estresse.

Freud considera o humor uma contribuição do superego ao cômico, um superego complacente para com o Eu, como um pai para seu filho. O que o humor transmite significa: “Olhem! Aqui está o mundo, que parece tão perigoso! Não passa de um jogo de crianças, digno apenas de que sobre ele se faça uma pilhéria!”10.

A palavra humor deriva do latim humor, que significa líquido. Na fisiologia, equivale à substância orgânica líquida ou se mi lí qui da. Na anatomia, fala-se do humor aquoso, por exemplo, produzido no olho.

A diferença entre humor e ironia é que esta tem uma intenção de falar o oposto daquilo que se diz, enquanto o humor quer apenas provocar o riso. Na ironia, usa-se uma expressão querendo dizer outra.

Na realidade, o limite à prática do humor aproxima-se do sorriso amarelo de quem não recebe a piada com o mesmo espírito gozador de quem a faz. O espaço limítrofe entre o respeito ao sujeito objeto da piada e a boa gargalhada revela-se conflituoso e pode findar na judicialização da piada.

“A restrição de sono, o abuso de bebidas alcoólicas, o descontentamento nas relações afetivas e profissionais e as doenças crônicas, sobretudo as que causam dor, estão entre as principais causas do mau humor”, atesta o psiquiatra Fernando Fernandes, do Programa de Transtornos do Humor do Instituto de Psiquiatria do ...

Ter senso de humor é uma qualidade própria da personalidade de uma pessoa mais bem disposta com a vida, que não se chateia com os pequenos problemas do cotidiano e que sabe ver o lado engraçado e menos dramático das situações difíceis.