O que é ingurgitamento das veias jugulares?

Perguntado por: agentil . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 5 votos

Caso as veias jugulares permaneçam túrgidas quando o paciente adota essa posição, há um ingurgitamento jugular, ou seja, hipertensão venosa no sistema da veia cava superior.

Segundo Tirapelli, a veia jugular interna é a principal veia que drena o sangue dos segmentos cabeça e pescoço.

pescoço

A veia jugular está localizada no pescoço e sua função é transportar o sangue venoso (rico em dióxido de carbono e pobre em oxigênio) do crânio para as partes do corpo.

A aterosclerose (espessamento e endurecimento das artérias) pode afetar todas as artérias do corpo. Quando as artérias do pescoço estão estreitadas ou mesmo bloqueadas, essa condição é chamada de doença da artéria carótida, estenose carotídea ou doença vascular extracraniana.

Os problemas vasculares nos vasos do pescoço que podem ser origem de dor são a carotidínea, situação onde ocorre inflamação da parede arterial e a dissecção arterial. Por esse motivo, procure um médico caso sinta esses sintomas.

A veia jugular interna (VJI) é um vaso bilateral encontrado dentro da bainha carotídea em ambos os lados do pescoço. Ela se estende da base do crânio até a extremidade esternal da clavícula, e recebe oito tributárias ao longo de seu trajeto.

O acesso venoso central (AVeC) envolve um cateter de grosso calibre inserido em uma veia no pescoço, na parte superior do tórax ou na área da virilha (femoral) para administrar fármacos que não podem ser administradas por boca ou por acesso venoso convencional (cânula ou tubo em veia do braço).

Cada pessoa possui duas artérias carótidas, sendo que elas se originam especificamente no tórax (arco aórtico) e passam pela região do pescoço, uma do lado esquerdo e uma do lado direito, até alcançar o crânio.

Por fim, também são muito perigosas e sujeitas a sangramentos fatais as artérias localizadas nas axilas e a braquial ou umeral, na parte superior dos braços, antes dos cotovelos. Veias que vemos nos braços também podem ser atingidas em acidentes domésticos e sangrarem bastante.

Os enfermeiros estão legalmente habilitados para realização da técnica de acesso jugular externo, esclarece parecer da conselheira Helga Bresciani.

Sintomas da Doença das Carótidas

  • Dor de cabeça súbita, intensa e sem causa conhecida.
  • Perda repentina da visão de um dos olhos.
  • Perda da força e sensibilidade em um dos lados do corpo.
  • Dificuldade de falar ou de compreensão.
  • Tontura ou perda do equilíbrio.

Elas podem ocorrer por uma série de fatores. Por exemplo, quando praticamos atividade físicas, as veias podem saltar devido ao aumento da vascularização e do fluxo sanguíneo na região. As veias podem também ser mais aparentes em pessoas quem tem um baixo percentual de gordura e muita massa muscular.

A maior causa de inchaço disseminado são doenças cardíacas, hepáticas e renais. As principais razões de inchaço em um único membro são coágulos sanguíneos em uma veia ou uma infecção. O início repentino de um inchaço pode apontar uma doença grave, então, as pessoas devem procurar um médico imediatamente.

Um nervo do pescoço inflamado pode causar uma série de sintomas, incluindo dor, dormência, formigamento e fraqueza. A compressão dos nervos do pescoço também pode gerar rigidez nos músculos, espasmos e dor de cabeça.

Se você tiver dores no pescoço que duram mais de uma semana, são intensas ou são acompanhadas por outros sintomas, procure atendimento médico imediatamente.

Ou seja, no caso da carótida, a dor costuma ser na lateral no pescoço, ou no lado esquerdo ou direito, no lado da cabeça onde a carótida dissecou, e pode irradiar-se para a metade da cabeça, ou para a cabeça toda – simulando até mesmo uma simples dor de cabeça ou enxaqueca.

O Cateterismo cardíaco é um exame muito importante para a Cardiologia. Através dele, é possível diagnosticar obstruções nos vasos sanguíneos que irrigam o coração, assim como outros problemas estruturais deste órgão, aperfeiçoando o diagnóstico das cardiopatias.

Flebite é a inflamação aguda que acontece nas paredes das veias, na ausência de trombo (coágulo). Várias causas estão associadas ao aparecimento deste problema que leva ao endurecimento das veias, facilitando o acúmulo de plaquetas, provocando assim a Tromboflebite.