O que é inhambu raiz?

Perguntado por: ocosta6 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 3 votos

Mais uma raiz deliciosa da família do inhame. Comum aqui no Nordeste, em Valença pode ser encontrado nas feiras. Existem dois tipos: Inhambu Roxo e Inhambu Branco. Pode ser consumido apenas cozido ou na produção de pães, purês, escondidinho entre outros.

Alimenta-se de pequenas sementes diversas (nativas ou de cultivo), insetos e vermes.

No território brasileiro, em especial, são encontrados quatorze tipos de inhambu. Geralmente, as aves do gênero são conhecidas no Brasil como lambu e nambu. Duas das espécies de inhambu mais conhecidas no Brasil, entre os quatorze tipos, são o inhambú guaçú e o inhambu chororó.

Alça voo apenas como último recurso, sendo o mesmo pesado e retilíneo. Distribuição: No Brasil, ocorre ao sul do Amazonas, do Pará ao nordeste, sudeste, sul e centro-oeste. No exterior ocorre no Peru, Bolívia, Paraguai e Argentina.

Inhame traz benefícios para o sangue
Por isso, o sistema sanguíneo é um dos mais beneficiados pelo consumo do tubérculo, e o organismo diminui as chances de desenvolver problemas sérios relacionados à falta dessa substância, como é o caso da anemia.

Terrícola, alimenta-se de sementes. É ave cinegética. No Brasil ocorre nas regiões Nordeste, Sul e Sudeste, e no Norte em parte do Estado do Amazonas.

A cabruca é um sistema agroflorestal de produção em que o cacau é cultivado sob a sombra de espécies nativas da floresta original. Esse sistema é importante, pois favorece a manutenção da biodiversidade ao evitar a retirada de árvores nativas da Mata Atlântica.

Significa o mesmo que murídeo; se diz daquilo que é relativo a rato. Esse é um esconderijo murino.

Apesar de os seres humanos se concentrarem no ovo de galinha – e, na falta de vigor, de codorna -, os ovos de todas as aves podem ser comidos.

Os machos costumam camuflar os ninhos com folhas e guiam os filhotes nos primeiros dias de vida. Típicos das Américas Central e do Sul, os inhambus ocorrem do México à Argentina. A maior espécie brasileira, com 41cm, é o inhambu-de-cabeça-vermelha (Tinamus major), da Amazônia.

Preparo

  1. Lave bem o inhame, com uma escovinha.
  2. Coloque em uma panela e cubra com água. Ponha 1 colher (chá) de sal para cada litro de água.
  3. Deixe cozinhar por cerca de 40 minutos ou até perceber que está macio ao espetá-lo com um garfo.
  4. Tire a pele enquanto o inhame ainda estiver morno, ela sairá mais facilmente.

Inhambu discreto e pouco conhecido. Cor predominante ferrugem com manchas pretas nas costas e asas.

O inhambu-preto mede entre 29 e 32 cm de comprimento e pesa entre 435 g e 600 g.

Os inhambus têm a cabeça bem pequena, bico avermelhado e um canto bem particular, sendo mais ouvidos do que vistos”, explica o biólogo especialista em aves, Luciano Lima. Ainda segundo os cantores, Chitão ficou com esse nome graças ao inhambu-chintã ser maior que o chororó, que por sua vez canta mais alto.

Reprodução: O ninho é construído no solo, coberto com folhas. Põe de quatro a cinco ovos cor de chocolate, brilhantes, que se parecem com uma porcelana. Mas ao longo dos dias os ovos descoram. O macho choca e cria os filhotes.

É uma ave de vasta distribuição geográfica no Brasil, habitando campos sujos, capoeiras, plantações e divisas de pastos. Terrícola, alimenta-se de sementes. É ave cinegética. No Brasil, ocorre nas regiões Nordeste, Sul e Sudeste, e no Norte em parte do Estado do Amazonas.

500 gramas

Mede cerca de 30 centímetros de comprimento e pesa em torno de 500 gramas.

O inhame só deve ser consumido cozido, porque a versão crua desse tubérculo é rica em oxalato, um composto que, quando ingerido em excesso, impede a absorção de minerais como cálcio, zinco e ferro.

O inhame taro, além de possuir ácido oxálico (uma substância química presente também no cará que causa sensação de coceira e formigamento nos lábios, gargantas e mãos), tem outros compostos que fazem mal ao organismo como fitatos e taninos, que podem causar intoxicação alimentar, vômitos, náuseas e diarreia.

A ingestão excessiva de ácido oxálico ou oxalato de cálcio pode causar fortes diarreias, cálculos nos rins, gota ou reações alérgicas dependendo de cada caso.