O que é intolerância gastrointestinal?

Perguntado por: uoliveira . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.6 / 5 3 votos

A intolerância acontece quando o organismo não consegue produzir uma enzima, chamada lactase, em quantidade suficiente para fazer a digestão da lactose. É aí que vem o desconforto. Essa enzima é produzida no intestino delgado e já pode ser reposta por meio de medicamentos.

A intolerância alimentar ocorre devido a falta ou deficiências de enzimas que são responsáveis por fazer a digestão e absorção de um certo alimento.

A base do tratamento é a dieta de exclusão do alimento e seus derivados. É considerado o tratamento mais importante, pois é o que conduzirá o paciente à cura, promovendo a dessensibilização do sistema imunológico.

Quais os riscos de não cuidar da intolerância à lactose? Além do desconforto, o paciente pode começar a evitar ingerir alimentos derivados de leite. A falta de cálcio, presente em maior quantidade em alimentos lácteos, acarreta doenças que podem ser irreversíveis, como a osteoporose.

A lactose não é digerida e é metabolizada por bactérias da microbiota intestinal, gerando sintomas como gases, distensão abdominal, cólicas, diarreia, assaduras, que passam rápido com sua eliminação da alimentação.

O pão francês leva leite e manteiga. Poderá consumir o pão francês, mas antes seria aconselhável utilizar a lactase ( enzima que ajuda na digestão dos alimentos lácteos).

Porém é muito importante que os portadores dessa doença comam outros alimentos ricos em cálcio para suprir a necessidade desse mineral, como feijão, ovo, couve, espinafre, sardinha e queijo de soja.

Principais testes de intolerância alimentar
Dentre eles, destacam-se: RAST: exame de sangue feito para pesquisar presença de anticorpos IgE para o alimento suspeito do desencadeamento das alergias; teste cutâneo (Prick teste): realizado na superfície da pele utilizando alérgenos dos alimentos suspeitos.

Alimentos que devem ser evitados
Para isso, é importante evitar ou excluir os laticínios com lactose, como leite de vaca, leite de cabra, achocolatado, leite condensado, creme de leite, queijos, iogurte e whey protein. Confira outros alimentos com lactose.

Diarreia
Ademais, a lactose não fermentada exerce uma ação osmótica, que atrai ainda mais água para o bolo fecal e estimula a formação de fezes líquidas ou pastosas. Se você é acometido por diarreia dentro de 30 minutos até 2 horas após consumir alimentos lácteos, provavelmente esse é um caso de intolerância à lactose.

De modo geral, os sintomas da intolerância alimentar podem se manifestar alguns minutos ou até 72 horas depois de se ingerir o alimento e podem variar de intensidade conforme a frequência e a quantidade do elemento não tolerado consumido.

Não há um período de crise específica, ou seja, não podemos afirmar que qual será a duração da crise. Os desconfortos normalmente começam de 30 minutos a 2 horas após a ingestão de alimentos que contenham a lactose. O consenso é que pode durar o tempo que a lactose fica presente no nosso organismo.

O gastroenterologista, o nutrólogo e o alergologista são especialidades médicas que podem auxiliar no diagnóstico de um quadro de intolerância. Se você estiver com sintomas que sugiram uma intolerância alimentar, e deseja investigar melhor o seu quadro, você pode consultar um gastroenterologista.

Biomassa de banana verde
À primeira vista, pode até parecer estranho, mas a banana verde é uma boa aliada na substituição de ingredientes lácteos mais consistentes, como o creme de leite.

Faça uso de chás
Chá de hortelã logo em seguida do deslize é uma ótima maneira de fazer um carinho no seu estômago! Além de auxiliar na digestão ele ainda ameniza as dores. Chá de camomila eu normalmente tomo nos dias seguintes ao deslize – às vezes passo mal por diversos dias.

Portanto, leites de coco, de arroz, de amêndoas, de gergelim, de quinoa, de aveia e de castanhas são leites sem lactose. Apesar de popularmente conhecidos como “leites vegetais”, a nomenclatura correta a ser utilizada é extrato ou bebida vegetal.

Alimentos como feijão, repolho, condimentos fortes, bebidas gaseificadas, alimentos gordurosos, frituras e leite (no caso de intolerantes à lactose) costumam causar uma sensação de estufamento e inchaço.

Bebidas vegetais, como leite de coco, leite de amêndoas ou leite de arroz; Oleaginosas, como amêndoas, castanha do Pará, avelã, nozes ou castanha de caju; Gorduras saudáveis, como azeite, óleo de abacate e óleo de linhaça; Bebidas, como água e chás sem cafeína, como camomila, cidreira e hibisco.