Quem são os causadores da intolerância alimentar?

Perguntado por: rramires7 . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 17 votos

Os alimentos mais conhecidos como potenciais causadores de intolerância são ovos, leite, chocolate, glúten, crustáceos, amendoim, nozes, morangos e tomates. Por ser um problema relacionado diretamente à função digestiva, é uma doença que pode aparecer a qualquer momento.

A boa notícia é que, em algumas situações, a intolerância alimentar é passageira e dura apenas alguns meses – ou seja, a pessoa se livra do problema e pode, inclusive, voltar a introduzir o alimento em sua dieta.

O tratamento da intolerância alimentar consiste em evitar o consumo do alimento associado com aos sintomas. É importante também observar se os alimentos que contém traços do alimento responsável pela intolerância também leva ao aparecimento dos sintomas, pois caso estejam presentes, é preciso também evitá-los.

A maneira de prevenir a intolerância é deixar de ingerir o mesmo alimento de forma contínua. É necessário que haja um remanejamento dos hábitos alimentares para diminuir a incidência dos desconfortos provocados pela intolerância alimentar.

Leite de vaca, soja, amendoim, ovo, castanhas, trigo, peixe e frutos do mar são os alimentos responsáveis por 90% das alergias. A melhor forma de tratar uma alergia alimentar, uma vez constatado o quadro alérgico, é evitar a ingestão do alimento e seus derivados.

A intolerância alimentar é decorrente da ausência de enzimas responsáveis por digerir e absorver determinado alimento, fazendo com que este fique no estômago e sature, desencadeando sintomas que causam o mal-estar do portador.

Intolerância: isolamento e cultura do medo
A dificuldade em aceitar diferenças faz com que se veja uma ameaça naquele que não é um semelhante, o que como consequência gera um isolamento de grupos. Exemplos de situações como essa são o isolamento de minorias historicamente excluídas, como os negros e os índios.

A psicóloga Adriana Grosse afirmou que a intolerância surge da dificuldade que algumas pessoas têm em lidar com frustrações. “Internamente, os intolerantes têm um mundo ideal e, quando entram no mundo real, entram em um conflito interno, se tornando agressivos verbalmente ou fisicamente.

O gastroenterologista, o nutrólogo e o alergologista são especialidades médicas que podem auxiliar no diagnóstico de um quadro de intolerância. Se você estiver com sintomas que sugiram uma intolerância alimentar, e deseja investigar melhor o seu quadro, você pode consultar um gastroenterologista.

A base do tratamento é a dieta de exclusão do alimento e seus derivados. É considerado o tratamento mais importante, pois é o que conduzirá o paciente à cura, promovendo a dessensibilização do sistema imunológico.

Faça uso de chás
Chá de hortelã logo em seguida do deslize é uma ótima maneira de fazer um carinho no seu estômago! Além de auxiliar na digestão ele ainda ameniza as dores. Chá de camomila eu normalmente tomo nos dias seguintes ao deslize – às vezes passo mal por diversos dias.

Ovos e laticínios são normalmente agrupados juntos por serem produzidos por animais, mas não estão relacionados. Já que ovos não são laticínios, eles não contêm lactose. Portanto, pessoas intolerantes à lactose ou alérgicas às proteínas do leite podem comer ovos.

O pão francês leva leite e manteiga. Poderá consumir o pão francês, mas antes seria aconselhável utilizar a lactase ( enzima que ajuda na digestão dos alimentos lácteos).

Hoje existem diversas formas de descobrir se você possui intolerância a algum alimento. Uma das alternativas é realizar uma biópsia do intestino delgado. Para quem procura uma solução menos invasiva, existe o exame A200.

Além dos tubérculos e outros cereais, o arroz, por ser um cereal livre de glúten e considerado hipoalergênico, é uma das opções bastante consideradas para uma dieta sem glúten. Alimentos à base de farinha de arroz são benéficos por serem um substituto de valor acessível nas receitas e preparações.

Cereais integrais, como arroz integral, macarrão integral, pão integral e aveia; Leguminosas, como feijão, soja, lentilha e grão-de-bico; Proteínas magras, como tofu, frango, peru, pato, codorna e ovos; Tubérculos, como aipim, cará, inhame, mandioquinha, batata e batata doce.

Porém é muito importante que os portadores dessa doença comam outros alimentos ricos em cálcio para suprir a necessidade desse mineral, como feijão, ovo, couve, espinafre, sardinha e queijo de soja.

Tipos de alergia: saiba como identificar e tratar seus sintomas

  1. Alergias respiratórias. As alergias que afetam as vias aéreas são as mais comuns entre a população, principalmente nas crianças e adolescentes. ...
  2. Alergias de pele. ...
  3. Alergias oculares. ...
  4. Alergias alimentares. ...
  5. Alergias a medicamentos.

Pode parecer mentira, mas é VERDADE! Pacientes com alergia alimentar extrema podem ter reações a um simples beijo se o parceiro ou parceira tiver ingerido recentemente algum alimento alergênico.