O que é KPI como fazer?

Perguntado por: umaciel2 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 4 votos

Então vamos a uma definição simples do que é KPI: trata-se de uma sigla para Key Performance Indicator, ou indicador-chave de performance em bom português. São números, dados, métricas que ajudam a medir a eficiência do negócio com relação aos seus processos.

Neste contexto, os exemplos de KPIs mais utilizados são:

  • Tempo médio para preenchimento de vagas.
  • Custo de contratação.
  • Lucro por colaborador.
  • Valor dos salários.
  • Registro de conflitos e queixas dos colaboradores.
  • Rotatividade de colaboradores.

Um KPI deve refletir objetivos da empresa como um todo; Os KPI devem ser utilizados pela direção para administrar e tomar decisões, pois tem caráter estratégico; O KPI deve ter alto grau de aderência ao negócio da empresa; O KPI deve ter relevância em todos os níveis da empresa.

O KPI mede o desempenho do valor, definido por uma medida Base (também conhecido como um campo calculado no Power Pivot no Excel 2013), em relação a um valor Target, também definido por uma medida ou por um valor absoluto.

Esse KPI de vendas indica a receita média do cliente de todas as suas vendas. É um cálculo simples, você pega sua receita mensal total (recorrente) e a divide pela quantidade total de clientes que você têm.

Quais os principais KPIs?

  1. Custo de Aquisição de Cliente (CAC) É indispensável saber quanto custa adquirir um cliente por meio das ações utilizadas. ...
  2. Valor do ciclo de vida do cliente. ...
  3. Número de visitantes no site. ...
  4. Tempo médio de navegação. ...
  5. Volume de leads gerados. ...
  6. Custo por lead. ...
  7. Conversão de leads em clientes.

KPIs (Key Performance Indicators, em inglês) de Vendas são os indicadores que mostram como está o desempenho de um time comercial.

Os KPIs indicam os valores quantitativos fundamentais que medem os seus principais processos internos da empresa, possibilitando o acompanhamento e o melhor gerenciamento do nível de desempenho e sucesso das estratégias.

Portanto, a gestão de KPIs consiste na definição desses indicadores-chave de performance, no seu acompanhamento, na tomada de decisões e ações corretivas, quando necessárias, e também na implantação de uma cultura de melhoria contínua dos processos monitorados.

5 dicas de como definir KPIs: indicadores de performance

  1. Pense na possibilidade de mensuração. ...
  2. Entenda a simplicidade do indicador. ...
  3. Considere a adequação aos objetivos da empresa. ...
  4. Pense no tipo de estratégia atual. ...
  5. Avalie a criação de uma base de dados relevante.

Como criar indicadores para a empresa? 5 passos práticos

  1. Estabeleça os objetivos da empresa.
  2. Defina quais aspectos estratégicos serão observados.
  3. Liste os indicadores que serão medidos.
  4. Crie metas para seus KPIs.
  5. Monitore os indicadores periodicamente e faça ajustes.

KPI's são siglas para o termo em inglês Key Performance Indicator, que traduzido significa Indicador-Chave de Desempenho. Ele é uma ferramenta muita utilizada por gestores para medir ou quantificar a performance dos processos da empresa relacionados aos seus objetivos de negócio.

Como criar um KPI: passo a passo

  1. Defina quais processos serão monitorados. Os indicadores-chave estão diretamente ligados ao planejamento estratégico. ...
  2. Crie metas e objetivos. ...
  3. Defina indicadores SMART. ...
  4. Estabeleça a metodologia de coleta e análise de dados. ...
  5. Acompanhe resultados.

4 passos para fazer indicadores de desempenho no Excel

  1. Planeje seu dashboard. ...
  2. Faça um levantamento dos dados necessários para o cálculo do KPI Excel. ...
  3. Facilite o cálculo com uso assertivo das fórmulas do Excel. ...
  4. Atente-se à apresentação dos dados.

O KPI precisa ser medido constantemente, pois é esse acompanhamento que permite entender o que funciona, o que não funciona e se o ROI é interessante. Escolha KPIs que possam ser medidos periodicamente e que ajudem na tomada de decisões periódicas.

Os KPIs financeiros são os indicadores de desempenho financeiro de uma empresa. Alguns doss principais são: Custo de Aquisição por Cliente e Retorno Sobre o Investimento, mas existem muitos outros.

Continuar lendo Como se faz o KPI?