O que é mais calórico farinha de mandioca ou arroz?

Perguntado por: ofurtado . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.8 / 5 19 votos

Muitas pessoas usam a farinha de arroz pensando que ela possui menos calorias que outras farinhas, mas isso não é verdade. Segundo a nutricionista Samara Santos, a farinha de arroz contém praticamente as mesmas calorias encontradas nas farinhas de trigo, milho ou mandioca.

No entanto, a farinha de mandioca tem baixo índice glicêmico, ajudando a controlar a glicemia no sangue e diminuindo a fome ao longo do dia. Por isso, quando consumida com moderação e em preparações saudáveis, a farinha de mandioca ajuda na perda de peso.

A farinha de mandioca pode trazer inúmeros benefícios para saúde quando consumida com moderação. Ela é rica em carboidratos de médio índice glicêmico, nutriente responsável pelo fornecimento de energia, além de ser isenta de glúten. Uma opção de consumo para celíacos e adeptos a dieta isenta dessa proteína.

A mandioca pode substituir o arroz de forma bastante eficaz, já que possui um alto teor de fibras e produz a saciedade.

Quinoa. Ainda falando sobre o que pode substituir o arroz e macarrão, temos outro alimento de destaque: a quinoa. Rica em fibras e proteínas, a quinoa é um pseudo-cereal que conta com cálcio, ferro, vitaminas do complexo B e ômega-3 em sua composição.

1 Batata doce – É o carboidrato do bem mais conhecido para quem deseja perder peso e praticantes de atividade física. É fonte de energia, possui baixo índice glicêmico e dá sensação de saciedade. Possui menos calorias do que a batata inglesa.

“A menos calórica é a farinha de trigo sarraceno (335 calorias por 100 gramas), seguido da farinha de trigo (349 calorias por 100 gramas”, revela a nutricionista. Já as mais calóricas são a farinha de amêndoa (573 calorias por 100 gramas), linhaça (487 calorias por 100 gramas) e coco (429 calorias por 100 gramas).

A Farinha de amêndoas é a farinha lowcarb mais utilizada!
Primeiro por ser uma das que possuem menor percentual de carboidratos, segundo por possuir um sabor mais neutro e terceiro por ter uma textura que se adapta melhor para substituição.

A farinha de tapioca pode ser uma aliada para perder peso, principalmente se ela for consumida na quantidade certa, pois o fato de ter poucas calorias e sua versatilidade permite a utilização em muitas receitas e colabora com aqueles que estão em uma dieta de emagrecimento.

Para aproveitar o sabor e os benefícios nutricionais da farinha de mandioca sem engordar, é recomendado comer apenas 1 colher de sopa dessa farinha por dia, que pode ser acrescentada no almoço ou no jantar.

A farinha de aveia é uma ótima aposta
Ela não costuma ser muito usada na confecção das farofas, o que é uma pena, pois ela tem muito mais fibras e ainda conta com magnésio e vitaminas do complexo B.

Existem 139 calorias em 3 colheres de sopa (35 g).

Os substitutos do arroz e do macarrão podem ser usados em diversas preparações, como sopas, saladas, sucos e vitaminas, por exemplo.

  1. Quinoa. ...
  2. Amaranto. ...
  3. Espaguete de abobrinha. ...
  4. Batata doce. ...
  5. Trigo sarraceno. ...
  6. Bulgur. ...
  7. Cuscuz.

Couve flor ou brócolis cozidos: os famosos "arroz de couve-flor" e "arroz de brócolis". Amaranto: parecido com a quinoa, esse grão também nos fornece proteína, fibras, cálcio, magnésio e potássio. Pode ser cozido como o arroz. Cevada em grãos: pode ser consumida cozida em saladas, assim como o amaranto e quinoa.

Para quem não sabe, 100 gramas de arroz contém aproximadamente 130 calorias, delas 28 gramas de carboidratos, Ou seja: ele pode, sim, estar presente em uma dieta de emagrecimento. Além disso, o arroz é rico em aminoácidos, vitaminas e minerais, independentemente do tipo.