O que é mais fácil de reciclar?

Perguntado por: eoliveira . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.9 / 5 19 votos

Os secos são compostos basicamente por metais, papel e papelão, diferentes tipos de plástico e vidro e têm seu processo de reciclagem melhor difundido e facilitado pelo poder público.

A reciclagem é o processo de transformação de um material em um novo produto, por exemplo, transformação de garrafas PET usadas em novas garrafas. Porém, também é possível reciclar um material e transformá-lo em outro, completamente diferente, como a reciclagem de papel em folhas A4 recicladas.

Mesmo reciclado, o papel só pode ser reaproveitado cerca de sete vezes. A reciclagem evita o plantio e o corte excessivo de árvores para produção.

Brasil é um dos países que menos recicla o lixo plástico.

Papéis não recicláveis: adesivos, etiquetas, fita crepe, papel carbono, fotografias, papel toalha, papel higiênico, papéis e guardanapos engordurados, papéis metalizados, parafinados ou plastificados. Metais não recicláveis: clipes, grampos, esponjas de aço, latas de tintas, latas de combustível e pilhas.

O aço é uma liga metálica que pode ser obtida a partir da combinação de liga de ferro gusa e carbono, ou por meio de resíduos reciclados, que o torna um material extremamente versátil e durável, o que explica porque é o material mais reciclado do mundo.

Papel, plástico, metal e vidro. É importante lembrar que todos esses itens não devem conter nenhum tipo de resíduo orgânico para garantir a qualidade do produto.

Os três tipos de reciclagem. São três os principais tipos de reciclagem: mecânica, energética e química. Cada uma tem subdivisões com pequenas variações, mas entender essas categorias já dá uma ótima ideia de como acontece boa parte da reciclagem pelo mundo.

Além disso, reduzir também está voltado a diminuição de resíduos que são descartados no meio ambiente. Exemplos de redução: Economia de energia, comprar somente a quantidade de alimentos que são utilizados e o uso consciente de água.

A política dos 3 R's da sustentabilidade deve ser aplicada em sua ordem de importância, assim como segue: reduzir, reutilizar e reciclar. Reduzir o consumo ao máximo, reutilizar produtos e materiais enquanto puderem ser reutilizados e, por último, reciclar aqueles que tiverem chegado ao fim de sua vida útil.

Um dos melhores materiais quando se trata de reciclagem é o alumínio. Ele pode ser reciclado infinitamente, já que não perde a sua composição ao longo do processo de reciclagem. Além disso, ele é um dos materiais mais valiosos para o processo.

o alumínio

O campeão absoluto da reciclagem no Brasil é o alumínio com 91,5% da matéria prima utilizada na indústria vindo de alumínio reciclado.

Este ano, saiu a lista dos países que mais reciclam no mundo, e com mais de 60% dos resíduos sólidos urbanos sendo reciclados, a Alemanha está no topo. Depois, vem Coréia do Sul (59%), Áustria (58%), Eslovênia (58%) e Bélgica (55%).

De acordo com a pesquisa, os resíduos recicláveis secos são compostos principalmente pelos plásticos (16,8%, com 13,8 milhões de toneladas por ano), papel e papelão (10,4%, ou 8,57 milhões de toneladas anuais), vidros (2,7%), metais (2,3%) e embalagens multicamadas (1,4%).

O baixo índice de reciclagem pode ser explicado pela falta de conscientização da própria população, ao descartar inadequadamente o lixo e também pelas escassas ações públicas e privadas voltadas para o devido tratamento dos resíduos sólidos.

Além disso, é uma forma simples de reciclar os materiais orgânicos e diminuir a quantidade de lixo gerada pelas famílias. Alguns condomínios já possuem sua própria composteira, onde os moradores podem colocar seu lixo orgânico para ser transformado em adubo.

Clipes e grampos: pela sua composição, não são considerados materiais que podem ser reciclados. O descarte deve ser feito no lixo comum. Caixa de pizza, guardanapo e papel toalha: por estarem sujos com óleo ou comida, eles não devem ser reciclados, pois podem contaminar o processo.

Reciclável é aquele material que tem potencial para ser reciclado em algum momento do ciclo de vida. Já o reciclado, são produtos feitos de materiais que já tiveram algum uso antecedente. Algumas vezes, o material que foi reciclado pode sofrer o processo de reciclagem novamente.

O Grupo ReciclaBR nasceu em 2013 pela junção de uma gama de empresas formando o maior grupo de reciclagem de metais não ferrosos do Brasil. A Latasa Reciclagem foi fundada em 1991 e foi a pioneira no setor de reciclagem de alumínio e na implementação do sistema integrado de coleta e fundição.

Consumo e sustentabilidade

  • Os 5Rs: repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar.
  • Repensar: consumir produtos de modo responsável! ...
  • Reduzir: o consumismo. ...
  • Reaproveitar: reaproveitamento de materiais. ...
  • Reciclar: é preciso. ...
  • Recusar: produtos que prejudicam o meio ambiente.

O segundo passo é entender o que é o lixo comum: todo material como restos de comida, frutas e legumes, lixo do banheiro, guardanapos sujos, bitucas de cigarro, folhas secas e esponjas de limpeza, entre outros.