Porque é importante reduzir reutilizar e reciclar o lixo?

Perguntado por: lfreitas . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.6 / 5 12 votos

Quanto mais reciclar, mais diminuirá os custos com limpeza urbana, além de evitar a poluição reduzindo as emissões de gases de efeito estufa que provocam a mudança climática global, mantendo o Meio Ambiente sustentável para as gerações futuras.

Ao reduzir estamos poupando os recursos naturais, combatendo o desperdício e diminuindo a geração de lixo e a consequente poluição ambiental. Reutilizar um produto significa aplicá-lo novamente na mesma função ou em diversas outras possibilidades de uso, prolongando a vida útil deste produto.

O “Reduzir” engloba economia de todas as formas possíveis; o “Reutilizar” envolve o reaproveitamento do produto; já o “Reciclar” remete à separação do que é e não é lixo, e ao envio de embalagens para a reciclagem.

As maiores vantagens da reciclagem são a minimização da utilização de fontes naturais, muitas vezes não renováveis; e a minimização da quantidade de resíduos que necessita de tratamento final, como aterramento, ou incineração, contribuindo para a preservação do meio ambiente.

A reciclagem é uma ação de suma importância para o desenvolvimento econômico e ambiental. Ela é resultado da transformação de resíduos sólidos descartáveis diversos. A reciclagem é resultado da transformação de resíduos sólidos descartáveis.

Não é preciso muito: atitudes simples no dia a dia podem ajudar a minimizar os danos causados no meio ambiente.

  • Economize energia. ...
  • Economize papel. ...
  • Tenha um dia vegetariano. ...
  • Desligue a torneira. ...
  • Reduza o consumo de plástico.

Desligar aparelhos que não estão sendo usados, apagar a luz, diminuir o uso de ar-condicionado e trocar lâmpadas por outras mais econômicas são atitudes que podem diminuir o consumo de energia. A destinação correta de resíduos é importante para evitar a poluição do meio ambiente.

Reduzir o consumo é melhor pois isso significa um menor uso dos recursos que são empregados na cadeia de produção do plástico —e, por consequência, menor quantidade de resíduos gerados.

Como já foi mencionado, o primeiro e mais importante passo a ser adotado é o de reduzir o consumo. Isso significa conter a onda consumista da sociedade, uma vez que quanto maior for a compra de novos produtos, mais materiais serão descartados no presente e no futuro, gerando mais lixo.

A atitude do consumidor na hora de comprar pode fazer muita diferença para o meio ambiente e para o futuro do planeta. É necessário levar em conta bem mais do que o preço, a qualidade e a marca do produto.

As maiores vantagens da reciclagem são a minimização da utilização de fontes naturais, muitas vezes não renováveis; e a minimização da quantidade de resíduos que necessita de tratamento final, como aterramento, ou incineração, contribuindo para a preservação do meio ambiente.

A reciclagem é um processo de conversão do desperdício em materiais ou produtos de potencial utilidade. Este processo permite reduzir o consumo de matérias primas, de utilização de energia e a poluição do ar e da água. Além de reduzir a necessidade de tratamento do resíduo e a emissão de gases do efeito estufa.

Geração de empregos e renda
Contudo as cooperativas se mantêm ativas graças a necessidade de reciclagem que as grandes cidades têm. Com a formalização desse tipo de trabalho, é possível retirar muitas pessoas do trabalho informal e abusivo em lixões e aterros, trazendo-as para um trabalho mais digno e com renda melhor.

Siga conosco!

  1. Criar campanhas de conscientização. Uma campanha de conscientização tem como objetivo levar os indivíduos a repensarem suas atitudes. ...
  2. Distribuir lixeiras de coleta seletiva pela escola. ...
  3. Desenvolver ações de reciclagem.

O lixo, quando jogado em vias públicas ou depositado ilegalmente em áreas particulares e aterros clandestinos, polui o solo e lençóis freáticos, afetando a flora e a fauna do local. Dependendo do grau de contaminação e do tipo de contaminantes presentes, este problema coloca em risco a saúde pública.

4 dicas para fazer a reciclagem do lixo em sua casa

  1. Aproveite o máximo do lixo orgânico. ...
  2. Separe o lixo seco pelo tipo de materiais.
  3. Tenha muito cuidado no descarte de resíduos perigosos.
  4. Adote e ensine atitudes sustentáveis às crianças.

Entre os principais desafios para que a reciclagem se torne uma prática mais comum no território brasileiro estão: a falta de conhecimento por parte da população de como a reciclagem é feita, a pouca oferta de coleta seletiva pelo país, a dificuldade em alcançar uma maior viabilidade econômica, a ausência de estrutura ...

Preservar o meio ambiente é fundamental, afinal, é nele onde estão os recursos naturais necessários para a nossa sobrevivência, como água, alimentos e matérias-primas. Sem esses recursos, todas as formas de vida do planeta poderão acabar.