O que é mais forte diclofenaco ou ibuprofeno?

Perguntado por: ivieira . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 7 votos

Comparações diretas entre 50 mg de diclofenaco e 400 mg de ibuprofeno não demonstraram diferença significante em relação ao alívio da dor.

Ibuprofeno e diclofenaco elevam em mais de 30% risco de infarto, diz estudo.

O ibuprofeno funciona um pouco mais rápido e tem efeito mais duradouro, além de reduzir inflamações.

Os AINEs mais utilizado na dor aguda incluem o diclofenaco, ibuprofeno, cetoprofeno e o piroxicam. No caso de lesões agudas de tecidos moles, o cetoprofeno tópico pode ser mais eficaz do que piroxicam tópico ou diclofenaco tópico.

Para que serve Ibuprofeno? Este medicamento tem ação contra a inflamação (reação de defesa do organismo a uma agressão), dor e febre.

Ibuprofeno é um medicamento indicado para redução da febre e para o alívio de dores, tais como: dores decorrentes de gripes e resfriados, dor de garganta, dor de cabeça, dor de dente, dor nas costas, cólicas menstruais e dores musculares.

Diclofenaco Potássico é um anti-inflamatório para o tratamento de curto prazo nos distúrbios relacionados a entorses, distensões e lesões. Ainda é eficiente no alívio das dores e inflamação no pós-operatório, condições ginecológicas dolorosas, incluindo períodos menstruais, e diferentes tipos de reumatismos.

Os analgésicos opioides, em geral, são os medicamentos mais fortes para aliviar a dor. O medicamento de referência nesta classe é a morfina – com outras substâncias acima e abaixo dela em termos de potencial de alívio da dor.

RESULTADO: O diclofenaco não apresenta maior segurança gastrointestinal do que outros anti-inflamatórios não esteroides. No entanto, promove um risco cardiovascular maior do que os outros, e semelhante ao apresentado pelo Vioxx, remédio que saiu de circulação devido ao seu risco ao coração.

Quando receito o anti-inflamatório Ibuprofeno aos meus pacientes com dor de garganta, indico um período de três a cinco dias.

pode aumentar o risco de efeitos adversos gastrintestinais com: álcool; corticosteroide; bifosfonato; ácido acetilsalicílico e outro anti-inflamatório não esteroide. pode aumentar o risco de efeitos adversos renais com: ciclosporina. pode aumentar a ação de: antidiabético oral; digoxina; lítio.

Assim como a dipirona, o paracetamol é um analgésico com pouca atividade anti-inflamatória. Nesse contexto, torna-se uma opção também muito útil para pacientes com histórico de doenças renais.

O toxicologista Anthony Wong, do Hospital das Clínicas, explicou que todos os antiinflamatórios do mesmo tipo do nimesulida, como diclofenaco, ibuprofeno ou naproxeno, apresentam algum risco para o fígado.

Cetoprofeno foi significativamente superior tanto diclofenac (média = 0,422; IC95% 0,19-0,65; p = 0,0007) e ibuprofeno (média = 0,475; 95% CI 0,32-0,62; p = 0,0000) em todas as estimativas pontuais-.

Os medicamentos derivados de opióides são os mais indicados para desinflamar a coluna e aliviar dores intensas. Os mais usados são: Codeína, Tramadol, Morfina e Oxicodona.

Infralax® auxilia no processo analgésico e anti-inflamatório, atua com precisão no foco da dor, promovendo o relaxamento muscular. Indicado para reumatismo em formas inflamatórias, crises agudas de gota, estado inflamatórios agudos, pós-traumáticos e pós-cirúrgicos.

Massagem. A massagem pode aliviar a dor, reduzir o edema e ajudar a estimular os tecidos tensos (contraídos). Apenas um terapeuta licenciado deve realizar a massagem para o tratamento de uma lesão. A massagem não deve ser utilizada para tratar infecções ou inflamações devido a coágulos sanguíneos (tromboflebite).

O alívio foi observado até 3 horas após a administração. A administração de 50 mg ou 75 mg de Diclofenaco Sódico intramuscular tem a mesma eficácia do estudo acima, mas com início de ação observado após 30 minutos.

A nimesulida e o ibuprofeno fazem parte do mesmo grupo de medicamentos: os anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs) e, por isso, agem de maneira semelhante. Contudo, a escolha entre um ou outro depende do médico, que avaliará o benefício em cada caso.

Ibuprofeno exerce atividades contra a dor e contra a febre. O início de ação ocorre cerca de 30 minutos após sua administração oral e permanece por 4 a 6 horas. O pico da concentração no sangue é alcançado em 1-2 horas após administração oral.

A dose usual do medicamento Ibuprofeno 600mg é de um (1) comprimido a cada seis (6) ou oito(8) horas, o médico que irá dizer qual o melhor tratamento. Lembrando, não se deve fazer o uso de cinco (5) ou mais comprimidos ao dia.