O que é mais importante para alcançar a felicidade?

Perguntado por: lchaves . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.9 / 5 19 votos

Resposta. A felicidade não é ter o que se quer, mas querer o que se tem. A felicidade não é apenas desejo, que realizado que torna-se tédio, é a vivência da realização do desejo.

Felicidade é estar de bem consigo mesmo,é um momento que vale a pena ser vivido e que você quer que o tempo pare para desfrutar. É ter paz de espírito,leveza,amor e bondade com os outros. É ter satisfação,contentamento,bem-estar.Se sentir parte de algo,se sentir importante. Fazer o que realmente gosta.

Tem a ver com satisfação, contentamento, bem-estar, plenitude. É algo que acontece no mundo interior e diz respeito a um estado profundo de paz, tranquilidade e serenidade. Portanto, é totalmente possível alguém estar com o semblante fechado ao mesmo tempo que degusta uma enorme sensação de felicidade.

Segundo o dicionário, felicidade é o estado de quem é feliz, um sentimento de bem-estar e contentamento. Os filósofos associam a felicidade com o prazer, com os sentimentos e emoções. Segundo Aristóteles, a felicidade seria o equilíbrio e harmonia, e a prática do bem.

Estudos científicos têm descoberto que a felicidade pode tornar nossos corações mais saudáveis, nosso sistema imunológico mais forte e nossa vida mais longa. A felicidade e a saúde podem, de fato, ser um círculo virtuoso, mas os pesquisadores ainda estão tentando entender sua relação.

O amor é a primeira condição da felicidade do homem.

Alguns décadas depois, o filósofo iluminista Immanuel Kant (1724/1804), na obra “Crítica da razão prática” definiu a felicidade como “a condição do ser racional no mundo, para quem, ao longo da vida, tudo acontece de acordo com o seu desejo e vontade”.

Segundo a pesquisa, o valor anual para se atingir o ápice de satisfação é de U$95 mil dólares por ano (R$494 mil por ano, ou aproximadamente R$41 mil por mês).

A verdadeira felicidade é um sentimento que não pode ser visto, apenas sentido. Ela é um sentimento que vem de dentro, não das coisas que possuímos. “Estar” feliz depende de circunstâncias, mas “ser” feliz depende apenas da nossa escolha.

"Para ser feliz, a gente precisa de uma proporção de três momentos positivos para um negativo, todos os dias. Ou seja: não se trata de evitar as coisas ruins, elas vão acontecer, querendo ou não. Mas é possível estar preparado para encarar os fatos negativos, como se separar, ficar doente ou ser demitido", explica ele.

O que importa não é o sentido da vida de um modo geral, mas sim o sentido específico da vida de uma pessoa, em determinado momento de sua existência. Cada um tem sua vocação, sua missão pessoal, para a qual precisa executar tarefas específicas.

Segundo a Psicologia Positiva, existem 3 tipos de Felicidade.

  • Felicidade da Vida Prazerosa.
  • Felicidade da Vida Comprometida.
  • Felicidade da Vida Significativa.

A maior felicidade é a certeza de sermos amados apesar de ser como somos.

A maior fonte de felicidade que há na vida, é saber que alguém nos ama; que nos ama pelo que somos ou, melhor, que nos ama apesar do que somos.

A nossa felicidade depende mais do que temos nas nossas cabeças, do que nos nossos bolsos. Quase sempre a maior ou menor felicidade depende do grau de decisão de ser feliz. A felicidade não depende do que você é ou do que tem, mas exclusivamente do que você pensa.

De fato, Jesus fala da felicidade e o povo que o escuta fica cheio de esperança. Ele diz: “Felizes os pobres em espírito, porque deles é o reino dos céus. Felizes os aflitos (que clamam a Deus), porque serão consolados. Felizes os mansos (os não-violentos), porque possuirão a terra.