Como alcançar o Moksha?

Perguntado por: rsoares . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.3 / 5 15 votos

A religião hindu reconhece três caminhos para se alcançar a libertação (moksha): o caminho do conhecimento (Jnana Marga), o caminho da devoção (Bhakti Marga) e o caminho da obras rituais (Karma Marga).

O karma do hinduísmo está ligado aos princípios de caminho (Sara) e libertação (Moksha). Segundo as crenças, são eles que conduzem a libertação, a partir da prática do dharma.

Através do estado de Nirvana é possível alcançar uma libertação absoluta devido ao ciclo de vida e morte que se finaliza. Dessa maneira, as dívidas kármicas são finalmente saldadas, ficando depurado qualquer tipo de sofrimento.

Namastê é um cumprimento e saudação típico do sul da Ásia, que significa “eu saúdo a você”, na tradução para o português. Este termo utiliza-se principalmente na Índia e no Nepal por hindus, sikhs, jainistas e budistas.

Na religião hinduísta, Shiva é um dos deuses que formam a trimûrti, como é conhecida a trindade hinduísta (o deus hindu). Além de Shiva, Brahma – também conhecido como “o Criador”, e Vishnu, que carrega o rótulo de “o Preservador”, completam a tríade.

A idade do Karma calcula-se somando, primeiro, o dia e o mês de nascimento e, depois, os algarismos que compõem o ano de nascimento. Assim, a idade do karma desta pessoa encontra-se aos 73 anos.

E essa interação só é possível se nos abrirmos à fé e à presença real dessa energia. Ou seja, podemos transformar Carma em Dharma, se formos capazes de realizar nosso propósito e o investimento nessa Energia Maior no momento de nosso nascimento. Esse é um caminho transpessoal, que temos o direito de escolher ou não.

O QUE É A QUEIMA DE KARMA: Desenvolvida para limpar o energético e o espiritual e possibilitar a determinação de novos horizontes, a Queima de Karma tem a proposta de libertar as amarras impostas por escolhas erradas e por influências negativas de origem energética e espiritual.

O que é Nirvana:
O termo tem origem no sânscrito, podendo ser traduzido por "extinção" no sentido de “cessação do sofrimento”. Um dos temas fundamentais da doutrina budista, em sentido mais amplo, nirvana indica um estado eterno de graça. Também é visto por alguns como uma forma de superação do karma.

Sidarta foi um ser humano que atingiu o ápice da evolução espiritual ao atingir o nirvana.

Nirvana. Segundo a crença budista, quem atinge o nirvana vê de forma definitiva o fim do sofrimento humano. Mas para que isso aconteça é preciso a supressão total dos desejos e de um novo estado de consciência individual, desapegado de tudo que é humano.

Evite entregar objetos – incluindo dinheiro e especialmente comida – com a mão esquerda. Algumas pessoas podem se recusar a aceitar qualquer coisa dada com a mão esquerda, enquanto outras podem não fazer barulho, apesar de acharem que é algo desagradável. As pessoas também evitam tocar nos calçados com a mão direita.

O casamento na Índia é sagrado, e marido e mulher se tratam da maneira mais cerimoniosa possível em público. Portanto, não é permitido que se toquem na frente dos outros, e a mulher sequer pode falar o nome do marido na frente dele. Geralmente, chama-o de pai.

O centro da testa, entre as sobrancelhas, é o lugar psíquico mais importante do corpo humano e sua importância é ressaltada na Índia através de uma marca colorida colocada nesse lugar. Esse ponto central é onde o sexto chakra (Ajna) está localizado. Ele é também chamado de terceiro olho ou olho da sabedoria.

"Namah" significa prostrações, "Shivaya Namah" significa: eu me prostro ante o Senhor Shiva (a alma é o servo de Shiva Shiva).

Dizem que Patânjali significa “aquele que caiu do céu durante a oferenda”. Segundo a lenda que conta sobre seu nascimento, ele seria a encarnação de Ádishesha, a serpente de mil cabeças, e teria encarnado como Patânjali para compartilhar sua sabedoria com a humanidade.

A grafia original do Yoga Sutra é o devanagari da língua sânscrita, que é linda e divina e ele é composto de 196 sutras. Sutra vem da raiz sanscrita 'sutram' que significa 'fio', ou 'aforismo'.