O que é maleabilidade na física?

Perguntado por: egil . Última atualização: 12 de janeiro de 2023
4.6 / 5 4 votos

A maleabilidade juntamente com a ductilidade consiste na propriedade que apresentam os corpos ao serem moldados por deformação.

Maleabilidade e ductibilidade: maleabilidade é a capacidade de moldar os metais em lâminas finas, por martelar o metal aquecido ou passá-lo por cilindros laminadores; e a ductibilidade é a transformação de fios por fazer o metal passar por furos sob aquecimento.

São exemplos de materiais maleáveis os papéis, alguns tipos de plásticos , os fios de cobre utilizados em instalações elétricas e aluminio.

Ductibilidade e maleabilidade: capacidade de sofrer grandes deformações permanentes, sob tração (ductibilidade) ou sob compressão (maleabilidade), antes da fratura.

A ductilidade consiste no grau de deformação que um material pode ter até o rompimento completo da sua estrutura. É a capacidade de um componente em sofrer deformações, sem apresentar trincas, rachaduras e outras formas de ruptura parcial ou total.

1. Susceptível de ser estendido a martelo. 2. [Figurado] Dócil, brando.

Maleabilidade: tem grande flexibilidade, permitindo ser moldado conforme exposto a altas temperaturas, o que permite a produção de peças de aço de variadas formas com mais facilidade. Elasticidade: o aço é capaz de dilatar-se e voltar ao tamanho original, motivado por temperaturas muito elevadas ou muito baixas.

O ouro é o mais maleável e o mais dúctil dos metais. Com 1 g desse metal, podem-se obter até 2.000 m de fio ou lâminas de 0,96 m² e apenas 0,0001 mm de espessura.

As propriedades mais conhe- cidas dos metais surgem da natureza dessa ligação: metais são maleáveis e dúcteis porque os elétrons podem ajustar-se rapidamente à mudança dos cátions para uma nova posição, e eles são lustrosos porque os elétrons podem responder quase livremente a uma onda incidente de radiação ele- ...

Elasticidade : Propriedade que a matéria tem de retornar seu volume inicial - após cessada a força que causa a compressão. Compressibilidade : Propriedade da matéria que consiste em ter volume reduzido quando submetida a determinada pressão. Maleabilidade : Propriedade que permite à matéria ser moldada.

Os metais maleáveis são, de uma forma geral, os que têm redução a lâminas delgadas, os que podem ser derretidos, como o ouro, a prata, o ferro, entre outros. O ouro é o metal mais maleável da categoria. Ele não é atacado por nenhum ácido e pode ser encontrado isolado na natureza.

Um exemplo de material maleável é o ferro. Alguns materiais não suportam a deformação e acabam quebrando, como o vidro - esses materiais são não-maleáveis. Ductilidade - é um caso especial da Maleabilidade. Ocorre quando um material é puxado em direções opostas e forma um fio, como o arame.

É um material que conserva a tensão mecânica para além do seu limite elástico, suportando grandes alterações em sua forma sem quebrar (deformação plástica). Após atingir o estágio de ductilidade, não é possível que o material retorne às suas condições e dimensões iniciais.

Ductilidade é a qualidade ou propriedade do que é dúctil, ou seja, do que é flexível, elástico, maleável, que se pode comprimir ou reduzir a fios sem se quebrar. Que se pode distender sem romper.

1. anelástico, duro, inflexível, inelástico, rígido, imaleável, sólido, teso, inquebrantável. 2. inadaptável, incompreensivo, intolerante, intransigente, difícil.

2. Que é flexível, dobrável, elástico (fio maleável) [ Antôn.: duro, inelástico, inflexível. ]

1 dobrável, flexível, elástico, moldável, plástico, dúctil, dobradiço, flexo, vergável, arqueável. Que se adapta facilmente ao que é diferente: 2 adaptável, dócil, tolerante, compreensivo, transigente, condescendente, indulgente, complacente, amoldável, manejável, brando, obediente, submisso.