O que é melhor cola ou ponto?

Perguntado por: tnogueira . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 17 votos

Até o momento, não há evidência de que a cola é melhor ou pior do que as suturas. No fim das contas, o uso desse recurso vai ser uma decisão compartilhada entre cirurgião e paciente.

A cola adere à pele por cerca de 15 a 20 dias após a cirurgia e cai naturalmente. Se permanecer após esse período, quando o médico for retirar os pontos, ele retira a cola em conjunto.

Suturas em pele devem ser feitas cuidadosamente pois correspondem à “apresentação do cirurgião”, devem ser utilizados fios inabsorvíveis tipo nylon ou poliéster que promovem menor reação tecidual e, consequentemente, cicatrizes mais estéticas.

Compre 3 ou mais e cada unidade sai por R$186,66!

Se a ferida cirúrgica abrir, mantenha o local limpo, protegido e procure o cirurgião o mais rápido possível. O médico irá avaliar a situação e indicar o melhor tratamento, mas é importante lembrar que, uma vez rompidos, os pontos não podem ser refeitos e a ferida deverá se recuperar de maneira natural.

A cola cirúrgica permanece aderida à pele por cerca de 15-20 dias após a cirurgia. Depois disso, ela se desprende da pele, sendo que a própria paciente pode auxiliar nesse processo, ou mesmo essa remoção pode ser feita pelo cirurgião durante algum retorno. A cola vai se soltando aos poucos.

A cola cirúrgica na cicatriz é composta por cianoacrilato – o mesmo material do qual são feitas as supercolas. No caso da cola para cirurgias, o produto recebe a adição de substâncias químicas para não ficar tão duro quando uma Super Bonder, por exemplo.

No caso da cola cirúrgica, o cianoacrilato passa por um tratamento químico para ser adequado ao uso médico, sendo um produto aprovado pela Anvisa. Além de garantir o fechamento da incisão, ela forma uma camada que bloqueia a entrada de microorganismos.

Não é possível acelerar as etapas de cicatrização, isso porque este é um processo biológico e que depende de inúmeros fatores para ocorrer de forma natural, como genéticos e a ausência de interferências.

Ponto Simples Descontínuo. O ponto simples é a técnica mais utilizada de sutura na prática clínica, por ser a mais rápida, fácil e prática. Assim, essa sutura é muito eficiente para aproximar bem as bordas do corte ou ferida.

“Com o ponto, a cicatriz fica sempre menor.” O ponto une as bordas do ferimento, o que facilita a cicatrização e a regeneração dos tecidos. “Se deixar cicatrizar sozinho, o corte permanece aberto e isso pode ocasionar uma fibrose exacerbada no tecido, conhecida como queloide, que deixa a cicatriz muito maior”, explica.

A saber, o adesivo ponto cirúrgico é um dispositivo estéril que substitui a sutura e a cola cirúrgica. Assim, é uma moderna tecnologia para o fechamento de feridas agudas, como as incisões cirúrgicas e as lacerações.

A cola cirúrgica para pele é feita com a mesma substância base da conhecida supercola (ou, como a chamamos comercialmente, Super Bonder): o cianoacrilato.

Ele sim pode fazer o estancamento pra diminuir o sangramento, cabendo ao médico a decisão se o atleta continua em luta.

Quanto tempo a pele cola depois da abdominoplastia? A recuperação da abdominoplastia para a pele “colar” depois da cirurgia varia para cada paciente. Usualmente, entre 1-3 meses, a pele já está bastante aderida e com cicatrização forte, mas apenas com 12 meses temos a maturação completa da cicatriz.

Segundo as médicas, o tempo é fundamental para a cicatrização e é importante respeitá-lo – quando ocorre um corte na pele, por exemplo, a camada mais superficial e fina demora de 7 a 10 dias para fechar. Depois, a epiderme leva até 28 dias para se refazer e a derme, camada mais profunda da pele, pode levar até 6 meses.

O que causa a deiscência da sutura? Existem alguns fatores que podem aumentar as chances de deiscência, o principal deles é a falta de cuidado com as orientações médicas durante a recuperação. Mas esta não é a única causa de abertura de pontos, sendo o tabagismo, diabetes e a obesidade outros fatores comuns.

De modo geral, os pontos podem ser retirados entre 7 ou 14 dias após a cirurgia. Porém, a depender do caso e da saúde do paciente a cicatrização pode demorar até 21 dias, de acordo com a sua coagulação sanguínea.

Uma cicatriz de boa qualidade deve ser fina, plana, com coloração semelhante ao local em que está e bem posicionada, ou seja, ficando "escondida" ou quase imperceptível no convívio social.

2 – Evite molhar o local da ferida durante as 2 primeiras semanas para diminuir o risco de infecções. Para tomar banho, proteja o local do corte com material impermeável (como filme plástico).

Uma das formas de saber se a cicatrização não está indo tão bem como esperado é observando uma possível presença de secreção cerosa, como um líquido rosado-amarelado, na gaze.