O que é melhor ser extrovertida ou introvertida?

Perguntado por: nalencastro6 . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 12 votos

Embora a tendência seja pensar que pessoas extrovertidas tenham vantagem no convívio social em relação a pessoas mais retraídas, a verdade é que não há um perfil mais vantajoso quando o objetivo é o sucesso nas relações interpessoais.

Os extrovertidos são capazes de reagir mais rápido, são excelentes oradores e se adaptam facilmente às adversidades sem medo de mudanças. Pessoas que se expõem sem problemas em uma reunião e que se enchem de energia quando estão rodeadas de outras pessoas desfrutam de alguns benefícios.

Introversão é uma característica da pessoa e não pode ser adquirida.

Segundo ele existem quatro tipos de introversão: social, reflexivo, ansioso e contido. E muitos introvertidos são uma mistura dos quatro tipos, em vez de demonstrar um tipo sobre os outros.

Existem pessoas que podem ser tímidas e introvertidas também, uma vez que não são características excludentes. Dá para fazer um teste para descobrir.se a pessoa é um dos dois.

A maior desvantagem de ser introvertido está relacionada ao julgamento do outro. Por possuir facilidade em ficar sozinha, ser mais introspectiva e reflexiva, a pessoa introvertida é, muitas vezes, julgada como arrogante, estranha, antissocial, coisa que, definitivamente, ela não é.

Os 5 segredos de introvertidos felizes

  1. Crie um cronograma amigável para Introvertidos. O cérebro de um introvertido é diferente de um extrovertido. ...
  2. Cultive algumas amizades próximas. ...
  3. Arranje tempo para pesquisar e pensar. ...
  4. Trabalhe de acordo com sua personalidade. ...
  5. Aprenda a estar confortável em sua própria pele.

Provavelmente não. Além da existência de um grupo de tímidos que não é necessariamente introvertido, é bem possível que, dentro do grupo dos que se intitulam tímidos, haja muitos extrovertidos (pelo menos aparentemente). A primeira coisa a se observar é que timidez e introversão são coisas diferentes.

No ambiente profissional não é diferente e, de modo geral, os extrovertidos são pessoas agradáveis de se conviver. Eles gostam de trabalhar em equipe, debater ideias e expressar suas opiniões.

Pessoas tímidas são comumente introvertidas, mas elas também podem ser extrovertidos cuja ansiedade atrapalhou a sociabilidade. E os introvertidos não-tímidos podem ser socialmente hábeis, mas que preferem a própria companhia.

Evite elogios excessivos. Os introvertidos tendem a não gostar de ser o centro das atenções, e elogiar alguém atrai muita atenção ao corpo e à personalidade da pessoa. Portanto, elogie seu namorado apenas espontaneamente, em vez de listar todas as qualidades do outro de uma só vez.

Você não pode passar de um introvertido para um extrovertido e vice-versa. Mas essas pessoas estão se referindo a algo muito real que todos nós já experimentamos – crescer e mudar como pessoas. Embora não possamos mudar nosso temperamento, podemos mudar nossas personalidades.

Extrovertidos. Já os extrovertidos, por se energizarem por meio do contato com as pessoas e com o mundo externo, tendem a ser mais sociáveis e conscientes do que acontece ao seu redor. Eles não têm problemas em ser o centro das atenções. Contudo, ficar sozinhos durante um longo tempo pode drená-los mentalmente.

Introvertidos sabem o que eles gostam e não gostam. Eles estão profundamente conectados com seus valores e sabem o que eles querem da vida. Essa auto-confiança forte os torna mais atraentes, sofisticados, e desejáveis.

Quando os introvertidos, especialmente os ansiosos, finalmente têm tempo para relaxar no final do dia, geralmente gostam de refletir sobre seus eventos diários, seja escrevendo um blog, diário ou expressando seus pensamentos de outra forma criativa.

As pessoas que são consideradas extrovertidas costumam ser bastante simpáticas, engraçadas e têm muita facilidade na convivência social e na comunicação com outras pessoas. Extrovertido é uma característica marcante na personalidade de uma pessoa.

Você não tem problemas em ficar sozinho, e muitas vezes até prefere! Pessoas introvertidas não encaram o fato de ficar sozinhos em casa ou no trabalho como um problema, e sim como um estímulo. Períodos de solidão podem ser cruciais para o bem-estar de um introvertido, e muitas vezes são encarados como um alívio.

ISFP: Introversão + Sensação + Sentimento + Percepção
Com tendência a serem reservados, podem se tornar pessoas difíceis de se conhecer bem. Costumam manter para si mesmos suas ideias e opiniões, apenas expondo para as pessoas mais próximas.

Por isso, é interessante fazer uma avaliação minuciosa das atitudes da pessoa para detectar a intensidade desse transtorno.

  1. Crônica. A timidez crônica é mais abrangente. ...
  2. Proposital. O grau dessa timidez chega a ser transformado em “sociopatismo enrustido”. ...
  3. Situacional.

Introvertidos também são analíticos, intuitivos, pacientes, distraídos devido à forte imaginação, criativos, entre outros. Além disso, tendem a não expressarem suas emoções abertamente. Dependendo do contexto social, como no trabalho, essa característica pode não ser apreciada.

Ser uma pessoa introvertida significa ter preferência por ficar sozinha. Os introvertidos tendem a pensar nos problemas, processar seus afetos e resolver desafios antes de interagir com os outros. Além da preferência por atividades solitárias em vez de sociais, é mais auto-suficiente.