O que é mercadoria cultural e exemplos?

Perguntado por: dbarros . Última atualização: 20 de maio de 2023
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É um conceito que se refere à produção em série de bens culturais, como ocorre com outros tipos de mercadoria. São exemplos de produtos da indústria cultural filmes, programas de TV, telenovelas, campeonatos esportivos, shows musicais, programas de rádio, livros, discos etc.

A indústria cultural surge como consequência do capitalismo e do fetichismo da mercadoria. Ela industrializa (através dos novos meios tecnológicos e da nova lógica de produção) a cultura, transformando-a em mercadoria.

Ao contrário, as mercadorias da indústria cultural serviriam à ideologia dominante da burguesia, alienando as pessoas da realidade de serem exploradas dentro do capitalismo. Os gostos das pessoas se tornam cada vez mais parecidos, já que todos consomem a mesma cultura fabricada pela indústria burguesa.

Cultura Mercadoria? É o que se denomina de cultura de massa. Refere-se a bens ou equipamentos e conteúdos teóricos e ideológicos que estão a disposição de quem pode comprá-lo, por exemplo: filmes, livros, quadros, cds, dvds, etc.

Alguns exemplos são: turnês de shows, concertos, espetáculos de dança e teatro; feiras; festivais; exposições; congressos; atividades esportivas, entre outros.

Cultura popular, cultura erudita e cultura de massa: qual a diferença? Grande parte das pessoas podem sentir dúvidas em relação a esses três diferentes tipos de cultura, ou até mesmo não saberem de sua existência, por isso, é importante esclarecer: A cultura popular, assim como o nome já diz, vem do povo.

O sentido de cultura é amplo. O que nos interessa aqui é saber que a cultura corresponde a um conjunto de hábitos, crenças e conhecimentos de um povo ou um determinado grupo artístico (literário, dramatúrgico, musical, derivado das artes plásticas etc.) que cultiva, de algum modo, um padrão estético semelhante.

Assim, a cultura popular inclui o folclore, o artesanato, as músicas, as danças, as festas, dentre outros. Destacam-se literatura, música, teatro, dança, culinária, religião, etc.

“A Indústria Cultural é aquela que utiliza como base a cultura de determinados polos do mundo para fabricar seus produtos. Contudo, ela também promove uma mudança no estilo de cultura dos indivíduos, promovendo, assim, um comportamento muitas vezes considerado massivo em uma perspectiva de consumismo exacerbado.

Resposta: a cultura da mercadoria surge quando algo não possui significado cultural não possui algum valor sem ser o econômico aí determinado tipo de bem ou serviço e explorado economicamente e não ha nada de errado nisso inclusive é bom pois gera produção dê valor para outras pessoas é para os produtores também.

A Cultura de Produto é um conjunto de hábitos, valores e crenças que favorece o conceito de produto. Caracteriza-se pela formação de times autônomos, orientados a alcançar objetivos de negócios através da criação ou evolução de produtos.

A arte como mercadoria é parte das relações econômicas e sociais da modernidade capitalista que se constituíram ao individualizar o sujeito produtivo e o sujeito que lucra ao explorar o sujeito que produz, colocando a produção de mercadorias no centro deste sistema.

A arte passa a ser feita para ser reproduzida até o momento que o público se canse de consumi-la. Não há, portanto, intenção de criar obras autênticas uma vez que as cópias já atendem às demandas econômicas do mercado.

A consolidação da indústria cultural no Brasil aconteceu de forma tardia. Durante a década de 1970 vários pesquisadores passaram a se interessar pelo tema e estudar os seus desdobramentos no país. Aqui a televisão e a sua influência na sociedade brasileira estiveram presente em diversos estudos, inclusive empíricos.

O sentido C proposto por Guattari e Rolnik é o de cultura-mercadoria, como um produto posto num mercado de circulação monetária. É um sentido mais objetivo que os outros dois, pois se refere a algo que podemos ver e tocar: um livro, um quadro, por exemplo.

A liderança na Cultura de Produto
Tem que transmitir à equipe a visão do produto, vender a ideia do que está sendo construído, qual a estratégia, o objetivo, quem é o usuário final, o problema que se está resolvendo. A visão pode ser uma frase colocada num Board para lembrar sempre as pessoas.

08) Sob a perspectiva da indústria cultural prevalece a lógica da mercadoria, da coisificação, que afasta a reflexão crítica.

Por sua vez, os elementos culturais são aqueles feitos pelo ser humano, como casas, ferramentas, transportes, cultivos, criação de animais, etc. Importante lembrar que os elementos culturais expressam as características de uma sociedade.

Portanto, fazem parte da cultura de um povo as seguintes atividades e manifestações: música, teatro, rituais religiosos, língua falada e escrita, mitos, hábitos alimentares, danças, arquitetura, invenções, pensamentos, formas de organização social, folclore, festas populares, tradições, etc.

A indústria cultural alcança seus objetivos porque os produtos culturais servem a uma demanda formada ideologicamente. A expectativa e o interesse nesses produtos têm origem em objetivos econômicos de grandes grupos empresariais e influenciam as pessoas pelos meios de comunicação.

7 Tipos de Cultura

  1. Cultura popular. A cultura popular é a base da cultura de qualquer povo e região. ...
  2. Cultura erudita. ...
  3. Cultura de massa. ...
  4. Cultura material. ...
  5. Cultura imaterial. ...
  6. Cultura organizacional. ...
  7. Cultura corporal.