O que é um espaço cultural exemplos?

Perguntado por: upaz . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 11 votos

Espaço cultural múltiplo que reúne diversas manifestações culturais, por meio de exposições, bibliotecas, arquivos, cinematecas, teatros, casas históricas e outros. Suas exposições e atividades não estão necessariamente vinculadas a uma temática central.

Os espaços culturais são de suma importância, além de ser um ambiente de desenvolvimento cultural, incentivam também o desenvolvimento social, pois é um local que proporciona o convívio e troca de experiência entre as pessoas de diferentes faixas etárias, independente de classe social.

Por sua vez, os elementos culturais são aqueles feitos pelo ser humano, como casas, ferramentas, transportes, cultivos, criação de animais, etc. Importante lembrar que os elementos culturais expressam as características de uma sociedade.

A paisagem natural é aquela formada por elementos da natureza, os quais sofreram pouca ou nenhuma interferência da ação humana. Já a paisagem cultural, como vimos, pode conter ambas as classes de elementos, ou seja, naturais e criados ou transformados pelo ser humano.

A escola, como espaço socio-cultural, é entendida, portanto, como um espaço social próprio, ordenado em dupla dimensão. Institucionalmente, por um conjunto de normas e regras, que buscam unificar e delimitar a ação dos seus sujeitos.

Como elementos culturais representativos de um determinado povo destacam-se: língua, crenças, comportamentos, valores, costumes, religião, folclore, dança, culinária, arte, dentre outros.

O mesmo autor afirma que, um centro cultural pode ser definido pelo seu uso e atividades nele desenvolvidas. Oferece a cultura através de informações, obras de arte, criatividade, dinâmica, como por exemplo, espaços para realizações de atividades, auditórios, biblioteca, espaços para múltiplos usos, entre outros.

Como exemplos, podemos citar as tradições, as festas populares, os saberes e valores partilhados por um grupo social, sua música e dança, as comidas, lendas e até mesmo o “jeito de ser” de uma população.

Portanto, fazem parte da cultura de um povo as seguintes atividades e manifestações: música, teatro, rituais religiosos, língua falada e escrita, mitos, hábitos alimentares, danças, arquitetura, invenções, pensamentos, formas de organização social, folclore, festas populares, tradições, etc.

É formada por elementos representativos de um grupo social, sendo uma forma de expressão de identidade de um determinado povo. É caracterizada pelo surgimento espontâneo, já que é derivada de hábitos e costumes sociais.

Entendendo a diversidade cultural
O termo se refere ao conjunto de elementos culturais observados em pessoas que estão inseridas e convivendo em um mesmo espaço. Um ambiente diverso culturalmente é aquele onde pessoas possuem diferentes costumes, hábitos sociais, religiões e crenças.

Objeto cultural
Portanto, se diz que este objeto evidencia a essência de um povo, desde as pinturas, a música, a literatura ou qualquer outra forma que se julgue como arte. Desta forma, podemos pensar que os objetos culturais apresentam um significado que vem do generalizador para o individual.

É como ancorar um polo onde as pessoas possam conviver nos momentos de intervalos de seus trabalhos e afazeres, sendo escolhida uma determina região da cidade, especialmente em locais mais movimentados, para ser instalado esse centro cultural.

Podemos considerar como elementos da cultura o idioma, a religiosidade, as festas populares, as artes, a culinária, a maneira de se vestir, entre outras coisas. Como o termo cultura tem vários significados diferentes, podemos atribuir a ele várias formas de se pensar a organização intelectual humana.

Podemos citar como exemplos de paisagens culturais do Brasil a relação entre o candando e o cerrado, o sertanejo e a caatinga, o boiadeiro e o pantanal e o gaúcho e o pampa. Conheça melhor o cerrado, a caatinga, o pantanal e o pampa.

A paisagem cultural é aquela que sofreu alguma intervenção humana, ou seja, territórios por onde o homem provocou mudanças na paisagem natural original. Essas mudanças por sua vez são decorrentes de como o homem desenvolveu suas atividades de moradia (casas, prédios…), locomoção (avenidas, rodovias, pontes…)

Conteúdo deste artigo

  • Paisagem natural e paisagem cultural.
  • Paisagem natural.
  • Paisagem cultural.
  • Nem natural, nem cultural.
  • Paisagem dinâmica.
  • Paisagem estática.

A natureza é governada por leis de causa e efeito, já a cultura é uma construção própria dos seres humanos. A principal diferença entre os animais e os seres humanos consiste que animais são seres naturais, os humanos são seres culturais, que possuem hábitos e desenvolvem diferentes significados.

Assim, uma rua onde passei a infância pode ser chamada de lugar, ou a região onde moro, ou até mesmo a minha casa e a fazenda onde gosto de passar os finais de semana. Tudo isso, de acordo com a Geografia, é um lugar e apresenta-se como um fenômeno concernente à dinâmica do espaço geográfico.

O termo diversidade cultural indica o conjunto de práticas e tradições culturais de uma localidade. Os diferentes ritmos musicais, os pratos típicos, as festividades e as manifestações populares brasileiras são exemplos da diversidade cultural do país.