O que é metonímia é metáfora?

Perguntado por: iribeiro . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.5 / 5 3 votos

A diferença entre a metonímia e metáfora é que a metonímia utiliza um termo por outro pela relação de proximidade entre eles, enquanto a metáfora faz uma comparação entre dois termos.

Quando são usadas no sentido que se encontra no dicionário, diz-se que seu sentido é denotativo ou literal. Se usada essa mesma palavra em sentido figurado, estamos diante de um sentido conotativo. Entre as figuras mais usadas está a metáfora.

A diferença entre a metonímia e metáfora é que a metonímia utiliza um termo por outro pela relação de proximidade entre eles, enquanto a metáfora faz uma comparação entre dois termos.

A metonímia é uma figura de linguagem usada para substituir um termo por outro relacionado, geralmente quando o termo que remete a uma parte passa a ser empregado como o todo. Metonímia é a figura de linguagem utilizada para substituir um termo por outro, “emprestando” o seu sentido.

1 imagem, comparação, figura, símbolo, alegoria, representação, tropo, translação.

A metáfora é o recurso estilístico responsável por transpor o sentido literal para o figurado. Os recursos estilísticos são ferramentas que garantem maior expressividade aos textos e à fala. Muitas vezes, atribuímos a alguma palavra um termo que não é comum a ela. Quando fazemos isso, estamos utilizando a metáfora.

Faça associações livres. Da mesma forma como pensou em possíveis descrições, faça associações entre o que deseja descrever e coisas que podem ser relacionadas com suas características. Evite clichês e coisas óbvias, pois quanto mais inusitado e interessante for o resultado, melhor.

Por ser um recurso estilístico que remete ao exagero, a hipérbole costuma ser utilizada para dar uma intensidade muito maior ou menor àquilo que se quer dizer, dando ênfase ao efeito do discurso. Veja no exemplo: Eu estou congelando de frio!

Metáfora nas Músicas
Sou tua vida, sou meu eu em você”(...) Na expressão “eu sou teu mundo”, o artista usou da figura de linguagem para dizer que ele é o mundo da mulher, dando a ideia de que ele completa a vida dela.

São imagens que representam uma relação entre dois conceitos que geralmente não estão relacionados, ou simplesmente simbolizam uma idéia complexa. As metáforas visuais são usadas no marketing em uma base regular, mas podem igualmente transformar o assunto do eLearning em algo mais atrativo .

Metonímia é a substituição de uma palavra por outra, desde que haja algum tipo de associação entre elas. Catacrese é o emprego inapropriado de um termo devido à falta de conhecimento do seu sentido original.

A metonímia é formada pela união de duas palavras gregas, o meta (mudança) + onoma (nome), traduzindo mudança do nome. Como a própria nomenclatura já supõe, a metonímia é uma figura de linguagem que consiste na substituição de uma palavra ou termo em uma oração, sem que a mesma perca o sentido.

A comparação e a metáfora são figuras de linguagem, ou de palavras, que consistem na analogia entre um ou mais termos de um enunciado. No entanto, a comparação é caracterizada pela presença de conjunção ou locução conjuntiva comparativa, o que não acontece com a metáfora, na qual a analogia é implícita.

A sinestesia é uma figura de palavra ou tropos, assim como a metonímia e a metáfora, que fazem referências à percepção sensorial - tato, audição, olfato, paladar e visão.

e) metonímia, a qual é marcada pela relação entre “nome, identidade e retrato” (primeiro verso), pois há uma gradação entre esses termos. Alternativa C. Ao longo de todo o texto, o amor pratica ações humanas, como “comer”, “vir”, “devorar” etc. Dessa forma, tem-se uma personificação do amor (prosopopeia).

Como identificar uma antítese? É possível observar a antítese pela presença de palavras, expressões ou mesmo orações com sentidos contrários. Veja um exemplo: O namoro de Paulo e Carla era baseado em amor e ódio.

O pleonasmo, quando não usado intencionalmente como figura de estilo, passa a ser um vício de linguagem. Para contrapor os dois, normalmente a figura de linguagem é designada pleonasmo literário, enquanto a redundância desnecessária é denominada pleonasmo vicioso.