O que é metonímia e sinestesia?

Perguntado por: icardoso . Última atualização: 28 de janeiro de 2023
4.5 / 5 5 votos

A sinestesia é uma figura de palavra ou tropos, assim como a metonímia e a metáfora, que fazem referências à percepção sensorial - tato, audição, olfato, paladar e visão.

A metonímia é uma figura de linguagem que consiste na utilização de uma palavra no lugar de outra com a qual haja uma relação de sentido.

Como, então, diferenciá-las? Na substituição metafórica haverá entre o termo substituinte e o termo substituído uma relação de similaridade, ao passo que na metonímia essa relação será de contiguidade.

A parte pelo todo (ou o todo pela parte); A classe pelo indivíduo (ou o indivíduo pela classe); O singular pelo plural (ou o plural pelo singular).

A sinestesia ocorre quando há o uso de sensações de diferentes órgãos do sentido em uma expressão. Ou seja, essa figura de linguagem está ligada aos sentidos: audição, visão, tato, paladar e olfato. Julia tinha um cheiro doce característico. Lembrava a baunilha fresca.

A sinestesia pode ser dividida em dois grupos que de certa forma se sobrepõem: sinestesia projetiva, e sinestesia cognitiva ou categorizada.

Como aplicar a sinestesia em eventos

  1. Visão. Para mexer com o sentido da visão, a iluminação e a decoração do evento são os elementos principais. ...
  2. Audição. Música ambiente é a principal aliada para estimular o sentido da audição dos participantes. ...
  3. Olfato. ...
  4. Paladar. ...
  5. Tato.

Sinestesia: um fenômeno neurológico
O atual conhecimento científico tende a ver como uma capacidade inata, de ordem genética, a qual não se pode treinar e não se pode aprender. Ou seja, a pessoa já nasce assim e não se pode treinar ou aprender a ser sinestésico.

A hipnose pode ajudar a reduzir os efeitos da sinestesia, embora a maioria dos sinestetas prefira continuar da mesma maneira – a ideia é saber mais sobre o assunto e não se curar.

Antonomásia
Trata-se de um tipo de metonímia. Nesse caso, ocorre a substituição de um nome de pessoa por um conjunto de palavras que a caracteriza.

É utilizada para dar sentido figurado à algumas expressões
Como a própria nomenclatura já supõe, a metonímia é uma figura de linguagem que consiste na substituição de uma palavra ou termo em uma oração, sem que a mesma perca o sentido.

Sinédoque e metonímia
Alguns defendem que na sinédoque ocorre uma relação quantitativa entre os termos da frase, ocorrendo redução ou ampliação, e na metonímia ocorre uma relação qualitativa, havendo contiguidade entre os termos da frase.

Por ser um recurso estilístico que remete ao exagero, a hipérbole costuma ser utilizada para dar uma intensidade muito maior ou menor àquilo que se quer dizer, dando ênfase ao efeito do discurso. Veja no exemplo: Eu estou congelando de frio!

Comparação: relação de comparação entre dois ou mais termos, separados por conjunção. Metáfora: comparação implícita entre dois ou mais termos. Metonímia: substituição de um termo por outro equivalente.

Afirma-se, em sentido figurado, que o cachorro é um tapete felpudo, o que não é possível. Trata-se de uma maneira de reafirmar que o pelo do cachorro é macio comparando-o ao tapete felpudo. A metáfora é a figura de linguagem responsável por fazer comparações implícitas.

Como identificar uma antítese? É possível observar a antítese pela presença de palavras, expressões ou mesmo orações com sentidos contrários. Veja um exemplo: O namoro de Paulo e Carla era baseado em amor e ódio.

Já a metonímia é indicada em "Que pais é esse?" como uma pergunta retórica, falando sobre o próprio Brasil (substituição de termos).

Antítese, uma das figuras de linguagens, é a responsável por representar os opostos das coisas. Alguns exemplos básicos de antíteses são as palavras "amor" e "ódio", ou "bom e "ruim", ou ainda "céu" e "inferno".

Introdução: A sinestesia, que possui uma prevalência de 4%, é uma condição neurológica em que um único estímulo elicia experiências adicionais a outro sentido sensorial, que pode ser: visual, auditivo, olfativo, gustativo e tátil.

Continuar lendo O que é sinestesia?