O que é mitra do Papa?

Perguntado por: ajordao . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.6 / 5 8 votos

A mitra é hoje a mais importante e solene touca da Igreja Católica, pois representa o esplendor da santidade encarnada pelo Bispo, a sua dignidade e autoridade.

Seu lema, em latim, é "Miserando atque eligendo" (Olhou-o com misericórdia e o escolheu). O Papa Francisco conservou seu escudo de bispo mas acrescentou os símbolos da dignidade pontifícia e a mitra (chapéu) colocada entre as chaves de prata e ouro e entrelaçadas por um cordão vermelho.

Antigamente, para os clérigos, era obrigatório o uso do barrete nas confissões, com o significado de que o sacerdote é um juiz para a confessar alguém, assim como um juiz ao condenar ou absolver um réu, o padre absolve os pecados.

Mitra é o juiz das almas, defendendo tenazmente a verdade contra a mentira e a falsidade. É também o Bom Pastor, o Messias Redentor, a Verdade e a Luz. Posteriormente tornou-se o senhor único de um culto solar denominado mitraísmo, religião secreta que surgiu cerca do século VI a. C.

SOLIDÉU - Pequeno chapéu usado no topo da cabeça pelos bispos e cardeais, mas apenas o Papa usa o de cor branca. O nome solidéu deriva do latim "soli Deo", que significa "somente para Deus". Antonio Alves Sobrinho e outras 2.167 pessoas curtiram isso.

No catolicismo romano, o umeral reflete uma separação ritual. Um objeto é tido como tão sagrado que o oficiante somente pode tocá-lo com o intermédio de um tecido, no caso, o umeral. O véu umeral é da cor litúrgica da festa do dia em que ele é usado, sendo branco ou dourado.

Quando um dilúvio e uma seca feroz assolaram a humanidade, Mitra fez jorrar água de um rochedo. Para garantir a vida, Mitra persegue e encurrala o touro cósmico em uma gruta, na qual o sacrifica.

A palavra mitra, em grego, pode significar touca, gorro ou cinta para a cabeça, à maneira de uma tiara ou diadema. Já no Antigo Testamento ela aparece, fazendo referência às vestes sacerdotais (Cf. Ex 29,9; 39,28-31).

O solidéu é um chapéu semelhante ao quipá judaico, usado pelo Papa, bispos e cardeais. Inicialmente, tinha uma utilidade prática: proteger a cabeça dos religiosos do frio. Depois, passou a indicar hierarquia: o solidéu dos cardeais é vermelho, o dos bispos é roxo e o do Papa é branco.

O roxo simboliza o luto da Igreja pelo sofrimento de Cristo, sendo utilizada no período da quaresma. Nesse momento, a Igreja silencia e apenas reza.

Todos os membros ordenados presbíteros da Igreja Católica podem usar o solidéu.

papa Francisco

A Igreja Católica canonizou Madalena, que é santa desde 2016 (com festa litúrgica em 22 de julho), quando o papa Francisco a nomeou apostola apostolurum, “a apóstolo dos apóstolos” – não por acaso, segundo a Bíblia, foi a primeira a ver Jesus ressuscitado.

A cor VERMELHA: É sempre sinal do Martírio. Por isso a Liturgia prevê que as celebrações do Domingo de Ramos, Paixão do Senhor, Santos Mártires sejam celebradas de vermelho. Também é sinal do fogo do Espírito Santo, e por isso também é usada a celebração de Pentecostes e nas celebrações do Sacramento da Crisma.

Férula papal (do latim Ferula pontificalis: bastão pontifical) é uma insígnia papal, em forma de bastão alto encimado pela cruz . Rower define como um bastão, à guisa de cetro, que desde a Idade Média era colocado na mão do Papa depois de sua eleição para significar o seu poder espiritual e temporal.

Depois houve uma abertura para o uso de vestes civis. Mas é aquela veste talar, que recobre o corpo todo, de cor preta. Então, atualmente alguns padres fazem uso desta batina, que é sinal justamente da consagração a Deus, de estar despojado das realidades mundanas e passageiras e se voltarmos apenas para Deus.

Já a mitra é sempre vista na presença das autoridades da Igreja. A origem da palavra vem do grego, que pode significar touca, gorro ou sinta para a cabeça. No Antigo Testamento, ela foi usada por pessoas como sinal de nobreza. “A mitra é um capacete.

A partir do Concílio Vaticano II, as mitras se reduziram a dois tipos: Mitra Preciosa que é usada em todas as ocasiões em que não se exija a mitra simples. Mitra Simples ou Branca que é usada com paramentos roxos ou pretos ou quando o bispo não é o celebrante principal.