Quem foi o primeiro papa da história?

Perguntado por: ejordao5 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.8 / 5 4 votos

Apóstolo Pedro

De acordo com a tradição cristã, Jesus entregou o futuro da Igreja Cristã nas mãos do Apóstolo Pedro e este teria sido o primeiro papa.

No século XVI, por exemplo, o papa Alexandre VI também era conhecido pela sua extensa prole de filhos – obtidos com três diferentes mulheres – e pelo seu intenso caso com a bela Giulia Farnese.

Bento XVI

No dia 8 de fevereiro de 2013. Bento XVI se tornou o primeiro papa a renunciar ao cargo desde Gregório XII, em 1415.

Entre os líderes católicos sepultados nas Grutas Vaticanas, que ficam embaixo da Basílica de São Pedro, estão Pio 11, Pio 12I, Paulo 6º e João Paulo 1º. Como os pontificados costumam ser vitalícios na Igreja Católica, os papas encerram sua liderança apenas quando morrem.

Papa João Paulo I

João Paulo I, nascido Albino Luciani (Forno di Canale, 17 de outubro de 1912 – Vaticano, 28 de setembro de 1978) e oriundo de família humilde, foi Papa da Igreja Católica.

A primeira visita de um papa ao Brasil, maior país católico do mundo, ocorreu em junho de 1980, quando João Paulo II levou uma legião de fiéis às ruas. O Papa João Paulo II chegou ao Brasil no dia 30 de junho de 1980.

Alexandre VI, ou Rodrigo Bórgia, é o nome do papa que esteve à frente da Igreja Católica de agosto de 1492 a agosto de 1503.

A função do Papa é chefiar a Igreja Católica e governar o Vaticano com poder absoluto, até a sua morte ou renúncia. Dessa forma, o Vaticano é também uma monarquia absoluta. O Legislativo é exercido pela Comissão Pontifícia, que é formada por 7 cardeais indicados pelo Papa para mandatos de 5 anos.

A escolha de um novo nome para o Sumo Pontífice é uma tradição da Igreja Católica que remonta à passagem bíblica da escolha do primeiro papa, quando Jesus Cristo disse à Simão: "Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a Minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela.

As origens do papado remontam aos primórdios do Cristianismo, imediatamente após a morte de Jesus Cristo. De acordo com a tradição cristã, Jesus entregou o futuro da Igreja Cristã nas mãos do Apóstolo Pedro e este teria sido o primeiro papa.

Etimologicamente, a palavra “papa” se originou diretamente a partir do latim pappa, que pode ser traduzido como uma forma carinhosa de “papai” ou “pai”. Neste caso, o "pai" é uma referência a posição que o papa desempenha perante a imagem da "família católica".

Por que Gregório 12, último papa a renunciar antes de Bento 16, deixou seu cargo há 600 anos. Quando Bento 16 deixou o papado em fevereiro de 2013, sua decisão causou comoção na Igreja Católica por se tratar da primeira vez que um papa renunciava ao cargo em quase 600 anos.

Um questionamento gerado por todo o mundo é se o Papa recebe algum salário. Contudo, é um mito, visto que ele nunca recebeu uma remuneração. No entanto, o Vaticano cobre todas as suas despesas, incluindo viagens e moradia.

As duas definições se aplicam ao papa emérito que, após renunciar ao cargo máximo da Igreja Católica, continuou a servir à igreja e era conselheiro próximo do papa Francisco. Assim, Bento XVI, apesar de não deter mais o poder de decidir os rumos da igreja, ainda gozava de muito prestígio e influência.

Cardeal - depois do papa é o mais alto dignitário da Igreja Católica. Conhecidos como príncipes da igreja, os cardeais assistem e aconselham na liderança da Santa Sé. Patriarcas - chefes das igrejas católicas que não são a Igreja Latina. Alguns dos grandes arcebispos Católicos Romanos também são chamados Patriarcas.

Quando ele decidiu renunciar? O Papa afirmou que a decisão de renunciar foi tomada após sua viagem ao México, em março de 2012, quando levou uma queda e sentiu o peso da idade em um voo intercontinental. Foi quando percebeu que não seria capaz de ir ao Brasil para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de 2013.

Papa João Paulo II – falava inúmeras línguas
Ele era capaz de conversar em várias línguas, principalmente o polonês (sua língua materna), português, italiano, francês, espanhol, alemão e inglês. Ele também dominava o latim e o uso escrito do hebraico bíblico.

O que é preciso para ser eleito Papa? Oficialmente, não há requisitos básicos para que uma pessoa seja eleita Papa – basta que ela seja católica e ter pleno uso da razão. Entretanto, na prática, o eleito há muitos séculos sempre tem sido um cardeal.