Qual e o horizonte mais fértil do solo?

Perguntado por: bveiga6 . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.9 / 5 20 votos

É a camada superficial dos solos de florestas e matas. A – O horizonte que apresenta matéria orgânica bem decomposta é o chamado horizonte humífero (de húmus).

Horizonte C: corresponde ao horizonte de transição entre a rocha-mãe e as demais camadas do solo. Apresenta minerais decorrentes do intemperismo químico e também fragmentos da rocha original, produto do intemperismo químico. Não apresenta matéria orgânica.

Terra roxa: solo extremamente fértil, possui uma coloração avermelhada. É encontrado, especialmente, na região Sul, oeste do Estado de São Paulo, Mato Grosso do Sul, sul de Minas Gerais e Goiás. A terra roxa é resultado da decomposição de rochas compostas de basalto, que tem origem vulcânica.

O Brasil é conhecido por ser um ambiente extremamente fértil, sendo que boa parte dessa fertilidade deve-se à composição de sua superfície. Assim, os tipos de solos no Brasil variam de região para região, mas se dividem em quatro principais formas: os aluviais, a terra roxa, o massapê e o salmourão.

Tipos de horizontes do solo
Horizonte A – Mais escura por possuir matéria orgânica, água e sais minerais. Horizonte B – Acumula sais minerais e materiais dos horizontes O e A, possui presença maior de ar. Horizonte C – Constituído por fragmentos de rochas desintegradas do horizonte D; grande presença de ar.

Horizontes Diagnósticos - Superficiais

  • Horizonte hístico. ...
  • Horizonte A chernozêmico. ...
  • Horizonte A húmico. ...
  • Horizonte A proeminente. ...
  • Horizonte A antrópico. ...
  • Horizonte A fraco. ...
  • Horizonte A moderado.

Horizonte A – zona com mistura de matéria orgânica e substâncias minerais, com bastante influência do clima e alta atividade biológica. Horizonte B – horizonte caracterizado pela cor forte e pela acumulação de argilas procedentes dos horizontes superiores e também de óxidos e hidróxidos de ferro e alumínio.

Horizonte H: é caraterizado por camada superficial ou não superficial de resíduo orgânico pouco decomposto, mas sob condições de má drenagem. (Fonte: Embrapa, 2018). Horizonte A: camada mineral, que pode ser superficial ou estar abaixo de um horizonte O ou H.

- Horizonte E (ou B): Camada mineral constituída de quantidade reduzida de matéria orgânica, acúmulo de compostos de ferro e minerais resistentes, como o quartzo. Pode ser atingido por raízes mais profundas.

Tchernozion. O solo tchernozion é encontrado na Argentina e na Ucrânia. Trata-se de um solo escuro com grande concentração de matéria orgânica. Esse solo fértil é utilizado, principalmente, para o cultivo de trigo.

Segundo o pesquisador, um exemplo é o Vertissolo, o mais rico do mundo em termos de cálcio, magnésio e potássio, mas que não permite atingir as melhores produtividades porque suas propriedades físicas são muito limitantes devido a extrema dureza em condições naturais quando o solo está seco (se ocorrer compactação, ...

Solo fértil é a capacidade de fornecer água e nutrientes às plantas nas proporções adequadas para o seu crescimento e produtividade.

O Paraná, segundo maior produtor de soja do país, deve produzir 18 milhões de toneladas nesta safra. Boa parte desse potencial produtivo vem do norte do estado, que tem na terra uma aliada para boas colheitas.

SOLO FÉRTIL: “É aquele que contém em quantidades suficientes e balanceadas, todos os nutrientes essenciais, em formas assimiláveis pelas plantas, estando razoavelmente livre de materiais tóxicos e possui propriedades físicas e químicas satisfatórias”.

Fertilidade do solo está relacionada com a capacidade do solo ceder elementos essenciais às plantas, mas nem sempre é sinônimo de produtividade. A fertilidade tem sido conceituada como “a capacidade do solo de ceder elementos essenciais às plantas“, segundo a Embrapa.