O que é necessário para viver bem com as pessoas?

Perguntado por: osampaio . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.4 / 5 18 votos

8 passos para viver de bem com as pessoas

  • Sorria. Muitas vezes um simples sorriso quebra enormes barreiras e salva vidas. ...
  • Diga Oi, Bom dia… Obrigado. ...
  • Ouça bem. ...
  • Pense e seja positivo. ...
  • Aprenda com as diferenças. ...
  • Saiba dar feedback. ...
  • Aprenda a perdoar. ...
  • Ame mais.

Relacionar-se com outras pessoas é uma necessidade constante para o bem-estar psíquico e também físico. A solidão adoece. O encontro enriquece. A vida em grupo possibilita crescimento, aponta oportunidades, consola nos momentos difíceis.

7 dicas de como lidar com pessoas difíceis na prática

  1. Desenvolva inteligência emocional. ...
  2. Tenha empatia e compreensão. ...
  3. Aceite as diferenças. ...
  4. Evite discussões. ...
  5. Saiba impor limites. ...
  6. Não se deixe contaminar. ...
  7. Foque em encontrar soluções. ...
  8. Indique ajudar quando necessário.

O que importa não é o sentido da vida de um modo geral, mas sim o sentido específico da vida de uma pessoa, em determinado momento de sua existência. Cada um tem sua vocação, sua missão pessoal, para a qual precisa executar tarefas específicas.

De acordo com a pesquisa Global Happiness 2020 feita pela Ipsos, as fontes de maior felicidade entre os brasileiros são a saúde/bem-estar físico e sentimento de que a vida tem sentido. Estes dois aspectos são cruciais e interferem na produtividade e no andamento do trabalho.

  1. Utilize técnicas de autoconhecimento.
  2. Tenha clareza do que você quer melhorar.
  3. Seja mais proativo e menos acomodado.
  4. Estude, estude e estude mais um pouco.
  5. Pense no impacto que quer ter na vida dos outros.
  6. Peça feedbacks aos que estão ao seu redor.

Desenvolva a empatia
Empatia é uma das palavras e comportamentos chave em todos os tipos de relacionamentos. Entender o que o outro passa, como ele se sente e, com isso, buscar ajudá-lo com os recursos que estiverem ao seu alcance, fará com que as suas relações deem um salto incrível de melhoria.

Os relacionamentos positivos melhoram a nossa capacidade de amarmos e de sermos amados, contribuindo para o nosso bem-estar físico e psicológico, podendo mesmo contribuir para vivermos mais anos de uma vida plena e com sentido. As relações que estabelecemos ao longo da vida não são imutáveis, nem são perfeitas.

As pessoas são de extrema importância para o sucesso de uma organização, pois são elas que gerenciam e comandam a empresa; são elas que executam, controlam atividades e processos, são as pessoas também que consomem os produtos de uma determinada empresa.

Conviver é uma forma de estar perto de outras pessoas, interagindo com elas, com mais ou menos proximidade, a depender do tipo de relação.

A dificuldade na autocrítica e também em corrigir o próprio comportamento dificultam, e muito, a convivência humana. Somado a isso, alguns comportamentos podem dificultar ainda mais, como, por exemplo, a crítica. Ninguém quer ser criticado, ainda mais quando vem daquele que não tem muita propriedade para falar.

Aprender a conviver é um dos princípios propostos e defendidos no relatório da Unesco, elaborado por Jacques Delors. Esse Pilar da Educação tem o intuito de estabelecer entre todos que existe o pensar diferente e que ainda temos muito o que avançar em relação à percepção e a respeito aos interesses da coletividade.

O segredo da vida consiste em recusar qualquer emoção que não seja conveniente. O segredo da vida não é ter tudo que você quer, mas amar tudo que você tem! Por isso, valorize o que você tem e as pessoas que estão ao seu lado, sempre!

Um propósito de vida é uma espécie de meta que você mantém a longo prazo, para realizar algo grande. É aquilo que vai te fazer “zerar” a vida, no seu ponto de vista. Algumas pessoas também chamam de “sonho” de vida. Isso impacta não só a nossa vida, mas também a vida de quem está à nossa volta.

Um dos mais conhecidos é o Perma, do professor Martin Seligman, que afirma que a felicidade é composta de mais emoções positivas, engajamento (ou flow), relacionamentos positivos, sentido ou propósito e senso de realização e conquista.

Atividade física ao ar livre; Alimentação saudável, equilibrada e rica em triptofano, como vinho tinto, banana e tomate. O uso de probióticos também pode auxiliar o organismo na produção de serotonina. Os alimentos que contêm probióticos são: iogurtes naturais, leite fermentado, picles, chucrute, entre outros.