O que é neoplasia?

Perguntado por: uzagalo . Última atualização: 4 de janeiro de 2023
4.7 / 5 10 votos

A neoplasia é um tumor derivado do crescimento anormal do número de células no organismo, mais conhecido como câncer. Essa alteração pode ser classificada como neoplasia maligna ou benigna.

Quais as causas da neoplasia? Existem múltiplas causas para essas células neoplásicas ou tumorais perderem o controle de crescimento e de morte programada. Estímulos externos, como: sol, tabagismo, álcool, vírus e radiação, que podem causar danos no nosso DNA, que é quem controla esse crescimento e morte.

Os tumores benignos são constituídos por células bem semelhantes às que os originaram e não possuem a capacidade de provocar metástases. Já os malignos são agressivos e possuem a capacidade de infiltrar outros órgãos. Por definição tumores malignos são câncer.

Tratamento: neoplasia tem cura? Sim. Várias neoplasias são passíveis de cura, principalmente quando diagnosticadas precocemente. O primeiro passo é identificar a região, o tipo e o estágio em que o tumor se encontra.

A dor é um sintoma que pode ocorrer nas neoplasias malignas e, muito provavelmente, é o sintoma mais temido pelos pacientes. Contudo, é possível mitigá-la de modo significativo com avaliação e tratamentos adequados.

O diagnóstico é feito baseado nos sintomas apresentados pelo paciente, além de exames de imagem e laboratoriais que são recomendados pelo médico. O exame de imagem, como ressonância ou tomografia, por exemplo, podem ser indicados com o objetivo de identificar a localização do tumor.

A neoplasia maligna tem cura? É possível alcançar a cura quando a neoplasia maligna é identificada precocemente e o tratamento é iniciado rapidamente, pois assim é possível evitar que aconteça a metástase, que é o espalhamento das células malignas para outros locais do corpo, o que dificulta o tratamento.

O que é neoplasia maligna
Neoplasia maliga, também chamada por câncer ou tumores malignos, é o conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado (maligno) de células que invadem tecidos e órgãos, podendo espalhar-se para outras regiões do corpo (metástase).

A legislação brasileira considera, portanto, como doença grave a neoplasia maligna (o câncer), espondiloartrose anquilosante, estado avançado da doença de Paget (osteíte deformante), tuberculose ativa, hanseníase, alienação mental, esclerose múltipla, cegueira, paralisia irreversível e incapacitante, cardiopatia grave, ...

As causas mais comuns de morte por câncer são os cânceres de:

  • pulmão (1,76 milhão de mortes)
  • colorretal (862 mil mortes)
  • estômago (783 mil mortes)
  • fígado (782 mil mortes)
  • mama (627 mil mortes)

O câncer de boca é uma denominação que inclui os cânceres de lábio e de cavidade oral (mucosa bucal, gengivas, palato duro, língua e assoalho da boca) e está entre as principais causas de óbito por neoplasias.

O relatório de uma amostra de biópsia com agulha grossa incluirá o tipo de tumor e a taxa ou grau de crescimento do tumor. Se o câncer for encontrado, o patologista também realizará testes de laboratório para verificar se há receptores de estrogênio ou progesterona nas células.

Isso acontece porque o tumor causa um aumento nos processos metabólicos das proteínas. Como consequência, o corpo passa a precisar de mais calorias para realizar suas funções diárias, levando a um emagrecimento.

Os exames de imagem também são muito importantes no rastreio do câncer, pois ajudam o médico a obter um diagnóstico preciso sobre a disseminação ou não da neoplasia maligna. Os mais utilizados são: tomografia computadorizada: exame não invasivo que mostra a forma, tamanho e localização do tumor.

Câncer de pele é um tumor maligno que atinge a pele, sendo o câncer mais frequente no Brasil e no mundo (cerca de 30% de todos os tumores diagnosticados) . É mais comum em pessoas com mais de 40 anos e é considerado raro em crianças e pessoas negras.

A neoplasia é definida como uma massa de tecido anormal que pode surgir em diferentes partes do corpo. Também chamada de tumor, essa doença possui características específicas de acordo com o local de aparecimento, além de poder apresentar ritmos de crescimento e riscos diferentes.

Tratamento para neoplasia
Alguns tumores são curados pelo próprio organismo, necessitando apenas de monitoramento médico. No caso de um tumor maligno, é possível realizar tratamento cirúrgico, por radioterapia, quimioterapia ou partir para o transplante, no caso da leucemia.