O que é o que é neoplasia?

Perguntado por: ibaptista . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.5 / 5 20 votos

A neoplasia é um tumor derivado do crescimento anormal do número de células no organismo, mais conhecido como câncer. Essa alteração pode ser classificada como neoplasia maligna ou benigna.

Neoplasia é uma multiplicação anormal de células de um tecido que pode ocasionar consequências graves ao organismo. Existem neoplasias benignas e malignas. O câncer de pulmão é um exemplo de neoplasia maligna.

Neoplasia, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), é um tumor que ocorre pelo crescimento anormal do número de células. Esse crescimento celular foge do controle do organismo e pode ser capaz de desencadear consequências graves. As neoplasias podem ser classificadas em malignas ou benignas.

Várias neoplasias são passíveis de cura, principalmente quando diagnosticadas precocemente. O primeiro passo é identificar a região, o tipo e o estágio em que o tumor se encontra. No caso das neoplasias benignas, muitos quadros são resolvidos pela remoção do tumor, não sendo necessários outros tratamentos.

A neoplasia maligna é o câncer em que as células crescem de forma desordenada. Além disso, elas podem se espalhar para outros órgãos e tecidos, um processo conhecido como metástase. Já neoplasia benigna refere-se aos “tumores localizados”, ou seja, que não correm o risco de causar a metástase.

A legislação brasileira considera, portanto, como doença grave a neoplasia maligna (o câncer), espondiloartrose anquilosante, estado avançado da doença de Paget (osteíte deformante), tuberculose ativa, hanseníase, alienação mental, esclerose múltipla, cegueira, paralisia irreversível e incapacitante, cardiopatia grave, ...

As causas mais comuns de morte por câncer são os cânceres de:

  • pulmão (1,76 milhão de mortes)
  • colorretal (862 mil mortes)
  • estômago (783 mil mortes)
  • fígado (782 mil mortes)
  • mama (627 mil mortes)

O câncer de boca é uma denominação que inclui os cânceres de lábio e de cavidade oral (mucosa bucal, gengivas, palato duro, língua e assoalho da boca) e está entre as principais causas de óbito por neoplasias.

Os tumores benignos são constituídos por células bem semelhantes às que os originaram e não possuem a capacidade de provocar metástases. Já os malignos são agressivos e possuem a capacidade de infiltrar outros órgãos. Por definição tumores malignos são câncer.

A grande diferença desse tipo de tumor, é que tem o crescimento lento e com limites bem definidos. Em outras palavras, o tumor benigno não tem o risco de afetar outros órgãos e causar a metástase. No entanto, o tumor benigno pode ser grande e causar certos incômodos a outros órgãos vizinhos.

Já os tumores malignos (ou cancerígenos) acontecem quando uma célula do organismo passa a se replicar de maneira desordenada e descontrolada. Esses tumores, em geral, crescem rapidamente e podem se espalhar pelo corpo, invadindo tecidos vizinhos. Nesses casos, o tumor é chamado de câncer 2.

Os sintomas de uma neoplasia irão variar de acordo com a localização, estágio da doença e tamanho das lesões. Por exemplo: neoplasias de mama podem apresentar como sintomas: nódulo na mama e vermelhidão. Neoplasias de pulmão podem ser caracterizadas por: tosse e falta de ar.

Câncer de pele é um tumor maligno que atinge a pele, sendo o câncer mais frequente no Brasil e no mundo (cerca de 30% de todos os tumores diagnosticados) . É mais comum em pessoas com mais de 40 anos e é considerado raro em crianças e pessoas negras.

Em quanto tempo um câncer se desenvolve? O tempo varia de acordo com a agressividade do tumor. No caso das doenças mais agressivas, pode levar poucas semanas, nas mais indolentes pode demorar muitos meses. Isso vale para os cânceres sólidos, bem como para os hematológicos.

Se for possível notar a protuberância que provocam, recebem o nome de tumores, neste caso ainda possuem diâmetros maiores de 3 cm. São considerados nódulos quando menores que isso.

Uma neoplasia pode ser benigna ou maligna. Um câncer é uma neoplasia maligna. Num exame, como o papanicolau por exemplo, a indicação de "negativo para neoplasia" no resultado significa ausência de células cancerígenas.

A dor é um sintoma que pode ocorrer nas neoplasias malignas e, muito provavelmente, é o sintoma mais temido pelos pacientes. Contudo, é possível mitigá-la de modo significativo com avaliação e tratamentos adequados.

Qual a diferença entre hematologista e oncologista? O oncologista é o médico que trata as neoplasias malignas, isto é, os cânceres.

É também conhecido como neoplasia. O oncologista é o médico clínico especializado no tratamento do câncer, é aquele profissional que se ocupa da abordagem geral, do cuidado do paciente e especificamente da prescrição de tratamentos sistêmicos como quimioterapia, hormonioterapia e terapia biológica.

Continuar lendo O que é neoplasia?