O que é NOX é como calcular?

Perguntado por: etavares . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 7 votos

O cálculo do nox de substâncias simples e compostas (dois ou mais elementos) segue duas regras básicas: A soma dos noxs dos elementos de um composto sempre será igual a zero; A soma dos noxs dos elementos em um íon composto sempre será igual a sua carga.

Nox de íons compostos
Em íons compostos a soma dos números de oxidação dos elementos que compõem o íon é sempre igual à sua carga. A partir disso, podemos calcular o nox de um dos componentes. Sendo assim, o íon dicromato (Cr2O72-) apresenta nox -2. No composto, o cromo apresenta nox +6 e o oxigênio -2.

O Nox do elemento oxigênio [O], na maioria dos seus compostos, é -2. Ex.: CO, H2O, H2SO4, C6H12O6. Nos peróxidos (O2)-2, o Nox do oxigênio é -1: H2O2, Na2O2.

Como realizar o cálculo do número de oxidação
O cálculo do nox de substâncias simples e compostas (dois ou mais elementos) segue duas regras básicas: A soma dos noxs dos elementos de um composto sempre será igual a zero; A soma dos noxs dos elementos em um íon composto sempre será igual a sua carga.

É possível achar o NOX médio do carbono. Basta somar o NOX de todos os carbonos e dividir pelo número de carbonos presente no composto.

O Nox de substâncias simples é sempre igual a zero. (Exemplos: N2, H2, Na, Fe, etc.) O Nox de íons é igual a sua carga.

+3

Dessa forma, podemos afirmar que o NOX do ferro é +3, enquanto que o NOX do oxigênio é -2.

NH3 tem o H com nox +1, como são 3 elementos, obriga assim o N a ter nox – 3. N2 é uma substância simples, nox 0. NO2- tem o oxigênio com nox – 2, como são 2 elementos e ainda sobra uma carga negativa, o nox do N é +3.

Para calcularmos o nox dos elementos de uma substância devemos igualar a soma das cargas à 0. Caso seja um íon devemos igualar a soma dos nox a carga do íon. E em substâncias simples o nox é sempre igual a 0.

Neste caso, o Nox corresponde à carga elétrica que o átomo adquiriria caso a ligação molecular fosse rompida com transferência de elétrons entre os átomos (não esqueça de considerar a eletronegatividade dos átomos participantes da ligação para saber qual deles ficaria com o elétron ao romper a ligação).

No caso de um elemento ou de substâncias simples, que são aquelas compostas de átomos de apenas um tipo de elemento, temos que o NOX é igual a zero. Alguns exemplos de substâncias assim são: O2, N2, H2, He, etc.

Assim, descobrimos que o NOX do N é igual a -3 nesse íon. NOX C = -4, Nox H = +1. O NOX do oxigênio passou de -2 para zero, seu NOX aumentou, o que significa que ele perdeu dois elétrons, ou seja, ele oxidou.

Na molécula de HCl, o átomo mais eletronegativo é o Cl e o menos é o H. O Cl adiciona um elétron à sua eletrosfera, enquanto o H perde um. Então, os nox do Cl e do H serão, respectivamente, 1- e 1+.

O Número de Oxidação (NOX) de um elemento químico é a carga que ele recebe em uma reação química. Por exemplo, no H2SO4, o H ficará com carga +1 (cada átomo de hidrogênio), o S (enxofre) com +6, e o O com uma carga de -2 (cada átomo de oxigênio). 8 - Soma de todos os NOX de uma molécula sempre será ZERO.

Dessa forma, basta dividir a massa (m) da matéria por sua massa molar (M). A massa molar é determinada pela multiplicação da quantidade de átomos do elemento por sua massa atômica. Em seguida, somam-se todos os resultados encontrados. A unidade dessa massa é o g/mol.

(-1)

Assim, o NOX (número de oxidação) do flúor é (-1), o qual expressa a sua tendência ao fazer apenas uma ligação química, em molécula orgânica ou inorgânica.

Cada elemento químico da tabela periódica é identificado por um número atômico, que corresponde ao número de prótons (carga positiva) do átono do elemento. Quando o átomo estiver em seu estado fundamental, o número de elétrons (carga negativa) sempre será igual ao número de prótons.

Você precisa saber quais elementos possuem NOX fixo. São eles: 1A, Ag +1. 2A, zn e Cd +2.

Reação de oxidação
O ferro (Fe) é um metal que facilmente sofre oxidação. Essa reação ocorre devido o contato com o oxigênio (O2) do ar e a água (H2O). A corrosão é o desgaste do metal, em virtude da oxidação e, então, forma-se a ferrugem.

A Oxidação pode ocorrer em três circunstâncias: quando se adiciona oxigênio à substância, quando uma substância perde hidrogênio ou quando a substância perde elétrons. Exemplo: as saladas de frutas tendem a se escurecer quando entram em contato com o ar, isso porque o oxigênio age promovendo a oxidação das frutas.