O que é o boi Pintadinho?

Perguntado por: amoreira . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.1 / 5 6 votos

É uma manifestação popular aplaudida pelo povo que se diverte com as evoluções do Boi, com os vaqueiros em seus cavalos e crianças e adultos em suas mulinhas , desfilando um a um pela rua principal fechada por duas grandes porteiras, competindo entre si.

Figura mitológica nas mais diversas culturas, o boi era visto por escravos negros e indígenas como companheiro de trabalho, símbolo de força e resistência. É por isso que toda a encenação gira em torno dele.

O grupo é tradicional de São Gonçalo do Amarante, que foi considerado pelo historiador Câmara Cascudo como o berço da cultura popular do Rio Grande do Norte. E depois de tanto tempo, a cultura e as tradições resistem por lá. Ao todo, são 25 integrantes em um manifesto que gira em torno da morte e ressurreição do boi.

É o Guardião da Floresta, do folclore parintinense, do imaginário caboclo e do lendário dos povos indígenas. O nome, Caprichoso, teria um significado intrínseco a ele, isto é, pessoas cheias de capricho, trabalho e honestidade. O sufixo "oso", significando provido ou cheio de glória.

Boi-calemba: Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Boizinho: Rio de Janeiro e São Paulo, no Carnaval. Boi de jacá: São Paulo.

O Boi Caprichoso, baseada em algumas versões da tradição oral, dizem que o boi foi fundado por João Roque, Félix e Raimundo Cid, em 20 de outubro de 1913. Os três fundadores seriam irmãos, nascidos em Crato-CE, que se mudaram para Parintins devido ao Ciclo da Borracha.

BOI CAPRICHOSO
A primeira versão era um boi feito de caixas de papelão que vinha para as ruas em 1922. Em 1925 o boi for repassado aos irmãos Cid, o boi for recriado para que eles pudessem continuar a brincadeira nas ruas e foi nomeado de caprichoso pelo coronel João Meireles.

Breve Histórico: A dança do Boi de Mamão é a brincadeira mais cultivada e, por isso mesmo, a mais apreciada dança folclórica da região. Sendo uma das tradições folclóricas mais antigas de Santa Catarina, principalmente nas regiões litorâneas, recebe maior destaque entre o natal e o carnaval.

Nos tempos modernos, o boi é um símbolo de riqueza e esplendor. Quando as pessoas elogiam outras pessoas no cotidiano, elas não podem deixar de dizer: “Tai niu le” (ao pé da letra: muito boi, uma expressão que demostra excelência). As pessoas usam boi para descrever a alta no mercado de ações.

O boi "abre caminho" (fechado, esperando um sacrifício) com suas patas dianteiras; e toma o caminho da "esquerda", o "sinistro", para que o consulente possa seguir o "dextro". (41) Prática muito utilizada também por pessoas não pertencentes à Umbanda.

Bumba Meu Boi ou Boi-Bumbá teve origem cultural europeia e surgiu no século 18, momento em que o gado era importante para economia local. Trazida para o Brasil pelos portugueses, junto com as culturas indígena e africana, o Bumba Meu Boi se tornou uma das danças folclóricas brasileiras mais conhecidas.

A lenda do boi-bumbá
Quando a mãe, Catirina, tem desejo de comer língua de boi, seu marido, pai Francisco, sacrifica o animal favorito do patrão, que se enfurece e faz juras de morte ao empregado. Aí entra em cena o Pajé, que salva a vida do esposo de Catirina ressuscitando o boi antes que a tragédia se concretize.

O Caprichoso, conhecido como Touro Negro, foi fundado em 1913, pelas mãos de famílias nordestinas, Cid e Gonzaga. A brincadeira que nasceu nos quintais das casas de madeira, ecoava versos de saudação e enaltecimento, nas vozes dos fundadores e logo se transformaram em desafios fortes para o contrário.

O Bumba meu boi, também chamado de Boi-Bumbá, é uma dança tradicional brasileira típica das regiões norte e nordeste. Embora tenha maior representatividade nas culturas dessas regiões, atualmente podemos encontrar essa manifestação cultural em todas as partes do Brasil.

O folclore do boi-bumbá coloca frente a frente dois grupos: o Boi Caprichoso, que usa a cor azul, e o Boi Garantido, que usa a cor vermelha. A arena de espetáculos, batizada de “Bumbódromo”, é o palco para a rivalidade entre o Caprichoso e o Garantido, com apresentações completas.

A festa dura três noites, o Boi Garantido (de cor vermelha) e o Boi Caprichoso (de cor azul) fazem as suas apresentações.