O que é o Cid 5934?

Perguntado por: ncavalcanti9 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 9 votos

4 – Entorse e distensão do tornozelo.

A dor é imediata e forte após o entorse, não conseguirá caminhar ou até exercer força no pé (pôr o pé no chão ou “pisar”). Assim, quanto maior a dor e o edema (inchaço), mais grave será a lesão e consequentemente mais demorada será a fase de reabilitação.

Para avaliar o tornozelo, os médicos tocam cuidadosamente o tornozelo para determinar onde a dor é mais intensa. Se tocar a pele sobre um ligamento causar dor intensa, provavelmente o ligamento está rompido.

CID S93 é o código para Luxação, entorse e distensão das articulações e dos ligamentos ao nível do tornozelo e do pé, conforme a Classificação Internacional de Doenças.

S93 - Luxação, entorse e distensão das articulações e dos ligamentos ao nível do tornozelo e do

Diferentes graus da entorse de tornozelo
Os sintomas e graus variam conforme a intensidade. Em casos menos graves, é comum que haja inchaço na região afetada e uma dor leve. Já em casos mais graves, a pessoa dificilmente consegue andar ou firmar o pé no chão devido à dor intensa.

Classificação da entorse de tornozelo

  1. Grau 1: estiramento ligamentar, geralmente a dor passa em menos de 5 dias;
  2. Grau 2: lesão ligamentar parcial, a dor pode durar mais de 10 dias, indica-se que seja feita Fisioterapia;
  3. Grau 3: lesão ligamentar total, é extremamente necessário fazer Fisioterapia.

E se eu não tratar? Uma das complicações temidas do entorse de tornozelo é a ocorrência de fraturas associadas. Caso não diagnosticadas a tempo o paciente terá seu processo de recuperação e retorno a atividades atrasado e há grande risco de desenvolver sequelas irreversíveis.

Uma torção pode ser simples e causar apenas dor e inchaço momentâneo, mas pode também ser grave, causando uma fratura, ruptura de ligamentos e lesões que podem trazer importantes sequelas. Entorses podem ocorrer em outras articulações, mas o tornozelo é a que fica mais exposta ao risco.

A pessoa que sofre uma entorse sente uma dor intensa no local lesionado, bem como pode perceber a formação de edema, inchaço e vermelhidão na pele. O local fica sensível, existe a possibilidade de inflamar e, muitas vezes, há dificuldade para realizar movimentos.

Quando a análise é feita em relação à intensidade das lesões, as entorses podem ser classificadas como Grau 1 (leve), Grau 2 (moderado) ou Grau 3 (grave).

Como já foi dito, a cirurgia para reparação de uma lesão de ligamento só é necessária quando este se rompe. O médico ortopedista é o profissional indicado para avaliar se há ou não necessidade de cirurgia. Em sendo constatada uma ruptura de ligamento, o procedimento cirúrgico será o indicado.

Além de ser um método não invasivo, a ultra-sonografia é indolor, desprovida de riscos e pouco dispendiosa. Permite identificar e avaliar de maneira confiável e precisa os ligamentos do tornozelo(2,11,12,18).

A ressonância magnética de joelho é o exame mais usado para o diagnóstico das lesões do Ligamento Cruzado Anterior (LCA). Além de identificar possíveis lesões desse ligamento, a ressonância magnética também é um bom exame para avaliar a articulação do joelho como um todo.

CID S83 é o código para Luxação, entorse e distensão das articulações e dos ligamentos do joelho, conforme a Classificação Internacional de Doenças.

O entorse do tornozelo causa a lesão ligamentar mais comum entre os esportistas. Lesão ligamentar se refere à lesão dos ligamentos, que são fortes bandas de tecido fibroso e servem para manter os ossos juntos e a articulação estável. Normalmente, ocorre durante atividades como andar, correr ou saltar.