O que é o conceito de criatividade?

Perguntado por: eteles7 . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.8 / 5 19 votos

A criatividade é uma competência de valor e aplicabilidade universais, descrita como a capacidade de um indivíduo imaginar, criar, produzir ou inventar conceitos e coisas inéditas.

O desenvolvimento do moderno conceito de criatividade começou no renascimento, quando a criação começou a ser percebida como estando ligada às habilidades do indivíduo, e não a Deus.

Criatividade é a capacidade de criar e transformar. Quem é criativo consegue formular teorias, inventar produtos, produzir conteúdos engajadores, encontrar soluções diferenciadas e elaborar ações que cativam o público.

Jeffrey Thomas De Graff (Michigan, 1958) propõe 5:

  • 1- Criatividade mimética.
  • 2- Criatividade bissociativa.
  • 3- Criatividade narrativa.
  • 4- Criatividade analógica.
  • 5-Criatividade intuitiva.

A criatividade pode ser entendida como a capacidade de inovar e gerar ideias originais. Diferente do que se pensa, esse não é um talento natural, mas sim uma competência que pode ser desenvolvimento a partir de alguns exercícios.

A criatividade é essencial para a comunicação, o desenvolvimento e os resultados dos profissionais e, consequentemente, das organizações. Sendo assim, colocar em prática tudo aquilo que a desenvolva é muito importante para conseguir ter melhores ideias e aplicá-las.

5 Tipos de criatividade

  • criatividade mimética.
  • criatividade bissociativa.
  • criatividade analógica.
  • criatividade narrativa.
  • criatividade intuitiva.

Entre os sete traços de personalidade, a orientação associativa e a flexibilidade são os fatores mais fortes na determinação do pensamento criativo. As demais dizem de como o emocional e os fatores motivacionais podem despertar o interesse em criar novas coisas.

Criatividade é o ato de ser criativo, palavra que define a capacidade de criar e de inventar. Também indica a qualidade de quem possui ideias originais ou se mostra capaz de propor novos enunciados. Não é apenas um talento, mas uma competência que, como tal, pode ser desenvolvida e aperfeiçoada.

Pessoas criativas, ele acredita, são tanto extrovertidas quanto introvertidas. A pesquisa mostrou que as pessoas tendem a ser mais extrovertidas ou introvertidas e que essas características são notavelmente estáveis. Pessoas criativas tendem a exibir características de introversão e extroversão ao mesmo tempo.

Dá pra aprender a ser criativo? Confira essas 6 dicas!

  1. Invista no que faz seus olhos brilharem. ...
  2. Inclua novas experiências em sua rotina. ...
  3. Não tenha medo de se arriscar e errar. ...
  4. Sempre busque por fontes de inspiração. ...
  5. Seja curioso como uma criança de cinco anos. ...
  6. Organize as suas ideias.

Ser criativo traz ganhos pessoais também, afinal, você é constantemente desafiado por si mesmo e trabalhar a criatividade pode ajudar também em outras questões, como autoestima e até mesmo massagear o ego de ter uma ideia aceita.

Os 5 elementos da criatividade

  • Capacidade de associação. É tida como a característica mais importante dos inovadores. ...
  • Questionamento. Geralmente, os inovadores não deixam nenhuma dúvida passar em branco. ...
  • Observação. O inovador está sempre observando as coisas e tendo insights. ...
  • Networking. ...
  • Experimentação.

Terceira possível definição para comportamento criativo é aquela oferecida por Skinner (1953) ao abordar o comportamento de "ter uma ideia" como solucionadora de um problema, exatamente a produção de uma resposta original.

Desperte a criatividade por meio de livros e filmes
Outras atividades culturais como viajar, ir a museus ou assistir a uma peça de teatro também ajudam a aumentar os horizontes das crianças. Novas experiências são importantes para aguçar a imaginação.