O que é o conhecimento discursivo de exemplos?

Perguntado por: ncamilo9 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 4 votos

Chamamos conhecimento discursivo o conhecimento mediato, isto é, aquele que se da por meio de conceitos. Esse tipo de pensamento opera por etapas, por encadeamento de ideias, juízos e raciocínios que levam a determinda conclusão.

O conhecimento intuitivo é um conhecimento imediato, alcaçando sem intermediária, um tipo de pensammento direto, uma visão súbita; O conhecimento discursivo vai além das informações concretas e imediatas recebidas por intuição.

O conhecimento intuitivo tem como principais características em ser um conhecimento Imediato; individual; o fator predominante é o "instinto"; percepções de acordo com a sabedoria individual.

Existem quatro tipos de conhecimentos: empírico, científico, filosófico e religioso.

O conhecimento surge a partir da necessidade do homem em compreender a realidade. É resultado da interação com o meio em que vive. Dependendo da circunstância na qual o sujeito adquire o saber, podemos reconhecer os seguintes tipos de conhecimento: empírico, científico, religioso (teológico), filosófico e tácito.

Significado de Discursivo
adjetivo Lógica Que diz respeito à argumentação silogística; que procede ou se deduz pelo raciocínio; dedutivo, que não é intuitivo. Que gosta de discursar; falador.

1. Que procede por meio de raciocínio. 2. Que é relativo a discurso (ex.: acto discursivo).

Na perspectiva discursiva, o aluno vai alçando alternativas de escrita num processo de aproximação da escrita convencional. Ele vai arriscando modos de escrita para se fazer comunicar; com isso, vai testando suas elaborações sobre a língua em que ele está inserido.

Exemplos de conhecimentos empíricos:

  • Saberes práticos (cultivo da terra, uso de plantas medicinais, cuidados de higiene, etc.);
  • Superstições (pular ondas no réveillon para trazer boa sorte, bater na madeira para evitar que algo aconteça, não passar embaixo de escadas, etc.).

Ainda que tida como uma expressão inconsciente, a intuição é desenvolvida com base em experiências. Por exemplo: uma pessoa pode ter a intuição de que ir por aquele caminho seja perigoso, sendo esse um caminho escuro, por onde poucos passam e onde já houve, há algum tempo, um ato criminoso.

É um ato intelectual de discernimento e compreensão, como, por exemplo, tem um médico quando faz um diagnóstico e apreende de uma só vez a doença, sua causa e o modo de tratá-la.

A palavra empírico vem do grego e significa experiência. Então, o conhecimento empírico – ou senso comum – resulta das observações e das experiências das pessoas. Em outras palavras, parte de um conhecimento popular, que tem origem nas observações do cotidiano.

A conhecimento científico é, portanto, aquele que é passível de teste, racionalmente válido e justificável e que pode ser replicado e alcançado através de estudos, observações e experimentações.

O pensamento intuitivo é uma forma de pensamento caracterizada pelo uso da intuição. Diz-se que um indivíduo pensa intuitivamente quando, tendo trabalhado por muito tempo sobre um problema, repentinamente encontra a solução, para a qual, porém, tem que descobrir uma prova formal.

Abaixo daremos alguns exemplos do que é caracterizado como senso comum:

  1. Chá de boldo cura problemas no fígado. ...
  2. Ameixa e mamão ajudam a regular o intestino. ...
  3. Em time que está ganhando não se mexe. ...
  4. Há solução para tudo, menos para a morte. ...
  5. Brasileiro gosta de samba, churrasco e futebol.

Exemplos de senso comum
Comer manga com leite faz mal; Deixar as sandálias de cabeça para baixo ou abrir o guarda-chuva dentro de casa é um sinal de mau agouro; Cortar os cabelos na lua crescente para que cresçam mais rápido; Usar cores relacionadas a desejos na passagem do ano novo.

Ao longo da história da humanidade, iremos distinguir quatro tipos de conhecimento: o conhecimento popular ou senso comum, o conhecimento religioso, o conhecimento filosófico e o conhecimento científico.

3 – Conhecimento filosófico
É um conhecimento pragmático cujo principal objetivo é encontrar explicações para os fenômenos aos quais estamos sujeitos. Alguns exemplos de conhecimento filosófico são questões referentes à existência ou não da vida após a morte ou à razão de estarmos aqui.