O que é o custo total?

Perguntado por: rmoreira . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
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Indica a soma total de todos os gastos relacionados à produção de uma empresa, independentemente de onde vêm, se são fixos ou variáveis.

A função custo total de período longo relaciona cada volume de produção com o seu custo mínimo de produção, sendo todos os fatores variáveis. Para obter a função custo total de período longo, é necessário obter o custo mínimo associado a cada volume de produção, supondo que todos os fatores de produção são variáveis.

O cálculo é feito com a seguinte fórmula:

  1. Margem de contribuição = Preço de Venda – (Custos Variáveis + Despesas Variáveis)
  2. MC = PV – (CV + DV)
  3. Leia mais | O que é markup.

Continue a leitura e confira:

  • 1 – Custos diretos. ...
  • 2 – Custos indiretos. ...
  • 3 – Custos fixos. ...
  • 4Custos variáveis.

Custos Ou Despesas Fixas
São os gastos que não variam de acordo com o volume produzido ou comercializado. Ou seja, os valores pagos serão os mesmos todos os meses, independentemente dos resultados da empresa. Alguns exemplos são os salários dos colaboradores, o aluguel, a conta de água, entre outras coisas.

Nada mais do que um cálculo, o custo de estoque é uma medida administrativa que produz um cálculo a partir do investimento de capital, armazenagem, depreciação, seguro, tributação, obsolescência, entre outros. A fórmula utilizada para seu cálculo é chamada de CMV (Custo de Mercadoria Vendida).

CMV (Custo da Mercadoria Vendida) é a soma de tudo que a empresa gasta para comprar, produzir e estocar seus produtos e mercadorias até que eles sejam comercializados. Inclui o pagamento dos fornecedores, custo do frete, incidência de impostos, seguros, dentre outros gastos.

Essa variação do custo unitário é frequentemente chamada de custo das mercadorias vendidas e normalmente é um índice gerado para uso interno da empresa. Já o custo de produção total de uma empresa é a despesa total incorrida pelo processo de produção de uma empresa durante um determinado período.

O cálculo da receita total é simples: basta somar todas as receitas geradas pela empresa em um determinado período. Por exemplo, se uma empresa tivesse uma receita de R$ 100.000 com a venda de produtos, R$ 20.000 com a prestação de serviços e R$ 5.000 com aluguel de imóveis, sua receita total seria de R$ 125.000.

Custo: é todo aquele valor que sua empresa gasta com a produção ou a aquisição de um determinado produto que será oferecido aos clientes; Despesa: é o valor gasto para a comercialização daquele produto; Perda: é um valor imprevisto que não gera nenhum retorno financeiro.

Em qualquer operação realizada, estamos sujeitos a inúmeros tipos de custos. Mas você sabe identificar quais são eles e o impacto que têm nas finanças? Afinal, ignorá-los pode ser uma péssima ideia.
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Quatro tipos de custos na contabilidade

  1. Diretos. ...
  2. Indiretos. ...
  3. Fixos. ...
  4. Variáveis.

Assim, basta aplicar a fórmula mais condizente: tanto de lucro bruto ou de lucro líquido, que são:

  1. Lucro bruto = Receitas totais – Custos variáveis;
  2. Lucro líquido = Receita total – Custo total.

Podemos classificar o custo em direto e indireto, fixo e variável. Consideramos aqui, produção tanto de bens quanto de serviços. Custos Diretos: valores que podem ser apropriados diretamente aos produtos, pois sabe-se a medida utilizada – quantidade (kg) de matéria prima.

Os custos são classificados em três elementos distintos, matéria-prima, mão- de-obra direta e custos indiretos. Matéria-prima é o primeiro elemento do custo, pois sem ele não há como produzir.

Os custos são gastos que estão ligados diretamente à produção e vendas, enquanto as despesas são todos os gastos fundamentais para a manutenção das atividades da empresa. Exemplos de custos são: salários dos funcionários da linha de produção, matéria-prima, comissões para vendedores.

Custo é o gasto, ou seja, o sacrifício financeiro que a entidade arca no momento da utilização dos fatores de produção para a realização de um bem ou serviço. Os custos podem ser entendidos conforme o segmento da entidade.