O que é o isolamento reverso?

Perguntado por: isantana . Última atualização: 16 de maio de 2023
3.9 / 5 10 votos

Isolamento. O isolamento reverso é usado para impedir que o paciente seja infectado por outros. O isolamento reverso é necessário quando o sistema imunológico do paciente não está funcionando bem, como depois de um transplante de medula óssea ou após ter recebido quimioterapia.

As Precauções Padrão (PP) representam um conjunto de medidas que devem ser aplicadas no atendimento de todos os pacientes hospitalizados, independente do seu estado presumível de infecção, e na manipulação de equipamentos e artigos contaminados ou sob suspeita de contaminação.

Pacientes com suspeita de tuberculose resistente ao tratamento não podem dividir o mesmo quarto com outros pacientes com tuberculose. O transporte do paciente deve ser evitado, mas quando necessário o paciente deverá usar máscara cirúrgica durante toda sua permanência fora do quarto.

A tendência “single” e o aviso de “apenas brancos” são dois exemplos de isolamento social. O isolamento social é o ato de separar um indivíduo ou um grupo do convívio com o restante da sociedade. Esse isolamento pode ser voluntário ou não.

Trocar os equipamentos de proteção exigidos para cada caso e realizar a higienização das mãos entre contatos com pacientes no mesmo quarto, independentemente de um paciente, ou ambos os pacientes, estarem sob Precauções com gotículas.

Isolamento domiciliar
Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal. Evitar tocar olhos, nariz ou boca. Lavar as mãos freqüentemente com sabão e água, especialmente depois de tossir ou espirrar. Manter o ambiente ventilado Evitar contato próximo com pessoas.

O isolamento é um conjunto de medidas técnicas para formar uma barreira asséptica, com o intuito de impedir a disseminação de agentes infecciosos de um paciente para o outro, aos funcionários, visitantes, ao meio ambiente.

A particularidade no caso da Covid-19 é que, em determinadas situações, o vírus também pode ser disseminado em partículas ainda menores que as gotículas, os chamados aerossóis.

É importante salientar que todo paciente com suspeita de tuberculose deve permanecer em isolamento respiratório até que seja considerado não-bacilífero (três pesquisas de BAAR no escarro negativas). Pode-se proceder ainda à pesquisa de BAAR nas fezes, quando da presença de quadro diarréico sugestivo.

Máscara PFF2/N95 – indicada para a proteção de doenças por transmissão aérea [tuberculose, varicela, sarampo e SARG (síndrome aguda respiratória grave) ].

No isolamento horizontal, todos devem permanecer em casa. todos devem permanecer em casa. A medida limita ao máximo o contato entre as pessoas, evitando que a doença se espalhe.

- Isolamento etológico: relativo ao arquétipo comportamental (padrão definidor de uma espécie), envolvendo fatores de assimilação entre o organismo macho e fêmea, por exemplo, identificação química efetivada por feromônios.

Tipo de isolamento que ocorre entre espécies próximas que, vivendo na mesma área geográfica, só se reproduzem durante diferentes períodos do dia ou em diferentes estações do ano.

Em geral, é de 2 a 10 dias, em média de 3 a 4 dias. Pode haver alguma variação em função do agente etiológico responsável.

A mascara cirurgica é suficiente para proteção contra a meningite, pois sua transmissão se dá por gotículas (precaução por goticula) .

Tanto a Sociedade de Doenças Infecciosas da América quanto a Federação Europeia de Sociedades neurológicas recomendam o uso de dexametasona em adultos com suspeita ou confirmação de meningite bacteriana por S. pneumoniae.