O que é o modo Simv?

Perguntado por: atavares . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.6 / 5 14 votos

O Modo SIMV (Modo de terapia de Ventilação Mandatória Intermitente Sincrona) é um modo de controle de volume. Neste modo, a terapia aplica as respirações Espontâneas, Assistidas e Mandatórias. O volume corrente inspirado é definido pelo usuário.

São vantagens do SIMV em relação à ventilação assisto-controlada: - Melhor sincronismo com o ventilador; - Menor necessidade de sedação; - Menor tendência a alcalose respiratória; Page 5 Página 335 - Menor pressão média de vias aéreas, com redução dos riscos de barotrauma e comprometimento hemodinâmico, especialmente ...

Conheça os tipos de ventilação mecânica

  • Ventilação mecânica invasiva. ...
  • Ventilação mecânica não-invasiva. ...
  • Ventilação mandatória intermitente (VMC) ...
  • Ventilação assistida/controlada ou PTI. ...
  • Ventilação mandatória intermitente e sincronizada (SIMV) ...
  • Ventilação com suporte pressórico ou pressão de suporte (PSV ou PS)

Até o momento, nenhum modo ventilatório demonstrou superioridade em relação aos desfechos clínicos. O que podemos concluir é que o reconhecimento adequado da insuficiência respiratória, da mecânica ventilatória e dos modos ventilatórios, sem dúvida, facilitam o sucesso no manejo do paciente.

Qual a diferença entre a ventilação mecânica invasiva e não-invasiva (VNI)? Como explicado acima, a principal diferença está na ausência de procedimentos extras e que possam ser incômodos ao paciente. Sem sedação, cortes e sem a necessidade de fisioterapias para reaprender a respirar após a extubação.

A ventilação por pressão de suporte (PSV) é um modo ventilatório espontâneo, comumente utilizado para desmame de paciente em VMI, faz uso de uma pressão predefinida e constante para todo o esforço inspiratório realizado pelo paciente e tem a sua ciclagem a fluxo (Gautam et al., 2016).

Ventilação com pressão controlada (PCV): Neste modo ventilatório, fixa-se a frequência respiratória, o tempo inspiratório e o limite de pressão inspiratória.

A sigla BiPAP é uma abreviação de BI-level Positive Airway Pressure (pressão positiva em vias aéreas a dois níveis), ou seja, contém dois níveis de pressão, sendo um para inspiração (IPAP) e outro para expiração (EPAP).

Tanto VCV quanto PCV permitem ventilação assistida ou controlada. A PSV exige estímulo inspiratório inicial do paciente, só funcionando, portanto, em ventilação assistida e também não garante volume corrente.

Ventilação Natural

  • Renovação do ar;
  • Resfriamento psicofisiológico;
  • Resfriamento convectivo.

As máquinas CPAP são usadas principalmente para tratar a apneia obstrutiva do sono, enquanto as máquinas BiPAP são usadas para tratar a apneia central do sono, a apneia complexa do sono ou a DPOC.

Tipos de ventilação mecânica
A ventilação invasiva, na qual se faz necessária a utilização cânulas oro ou nasotraqueais ou traqueostomia para garantir o suporte ventilatório. E a ventilação mecânica não invasiva, na qual auxilia-se o processo respiratório por meio de máscaras diversas.

A pressão positiva expiratória final, também conhecida como PEEP é uma forma de aplicação de resistência a fase expiratória objetivando a abertura de unidades pulmonares mal ventiladas ou mesmo a manutenção desta abertura por mais tempo visando melhorar a oxigenação por implementar a troca gasosa.

Quais valores atribuídos para cada paciente?

  • PEEP profilática: 0-6 cmH2O.
  • PEEP moderada: 6-10 cmH2O.
  • PEEP de início de recrutamento: 10-12 cmH2O.
  • PEEP ideal (para SDRA): 12-25 cmH2O.
  • Manobra de recrutamento alveolar (para casos muito graves): >25 cmH2O.

O represamento de ar, com aumento das pressões pulmonares, gera uma pressão maior que PEEP desejada, a qual denominamos auto-PEEP. Isso ocorre principalmente em paciente com obstrução das vias aéreas, como em paciente com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), asma e em paciente com broncoespasmo.

É preciso esclarecer que o número de pás não influencia na potência do ventilador, já que isso é papel do motor do equipamento. Os nossos especialistas explicam que ventiladores com duas pás terão um fluxo de ar mais próximo do centro, ou seja, você sentirá o vento mais concentrado abaixo do aparelho.

Em análise desses estudos em conjuntura, a duração média da VNI foi de 13 a 24 horas por dia, nas 24 a 38 iniciais, tendo aumento de forma progressiva, os intervalos sem suporte ventilatório.