O que é o sinal de hegar?

Perguntado por: lcruz . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 8 votos

O sinal de Hegar, sinal de probabilidade da gravidez constatado diante do amolecimento do istmo uterino via toque vaginal e palpação abdomino-pélvica, possui grande relevância clínica para auxiliar no diagnóstico da gestação, sobretudo de forma precoce, dado seu aparecimento na quarta semana de gravidez.

Sintomas e sinais de probabilidade
São eles: Atraso menstrual (esse é o sintoma mais comum e importante); Aumento do volume uterino; Diminuição da consistência do colo, entre outros.

3O teste do colo do útero consiste no toque para verificação da altura, da consistência e das características do colo uterino. 4Outras duas características do colo do útero ajudam a identificar a gravidez: se ele estiver mole e alto existe a chance de estar grávida.

A partir do segundo trimestre acontece a hiperpigmentação da aréola primária, o surgimento da aréola secundária (sinal de Hunter) e a hipertrofia de glândulas sebáceas periareolares (tubérculos de Montgomery). Com o crescimento das mamas pode surgir, também, o aparecimento de algumas estrias gravídicas.

Sinal de Puzos: também chamado de rechaço uterino. Durante o exame bimanual faz-se um empurrão no fundo de saco vaginal posterior, o útero desloca-se superiormente e depois empurra o dedo vaginal novamente.

Para pesquisa do Sinal de Hegar, é necessária a palpação do istmo uterino, região estreita, levemente afunilada e alongada localizada entre o corpo e o colo do útero. Esta é realizada de forma bimanual pelo médico ginecologista através do toque vaginal e da palpação abdomino-pélvica.

Sinal de rechaço, contrações de Braxton Hicks e sinal de Goodell são considerados sinais de probabilidade de gestação.

Pela Regra de Näegele, deve-se somar sete dias ao primeiro dia da última menstruação e subtrair três meses ao mês em que ocorreu a última menstruação. Nos casos dos meses de janeiro a março, adicionar nove meses em vez de subtrair três.

Podemos dividir o diagnóstico de gravidez em clínico, laboratorial e ultrassonográfico.

O trabalho de parto é divido em quatro fases, na seguinte ordem: dilatação, expulsão, dequitação e Greenberg.

  • 1ª fase: dilatação.
  • 2ª fase: expulsão.
  • 4ª fase: Greenberg.

A manobra de Leopold é realizada para a verificação da posição e da apre- sentação fetal no útero. Essa manobra é realizada por meio da palpação em quatro tempos, como veremos a seguir. Sua realização é indicada a partir da 28ª semana, sendo que a AU e os BCF podem ser avaliados a partir da 12ª semana de gestação.

Muco elástico
Este sim é apropriado para quem deseja engravidar. Se colocado entre dois dedos, irá esticar cerca de 1 a 2 cm sem se quebrar. Ele também é conhecido como muco clara de ovo. A presença deste muco indica que a mulher está em período fértil e se mantiver relações, poderá engravidar.

Agora, com sintomas similares, a única forma de saber se é TPM ou gestação é por meio do exame de sangue, o famoso beta HCG. A dosagem de beta HCG, por meio do teste imunológico, pode identificar a gravidez cerca de 8 a 11 dias após a concepção.

Colo do útero aberto
Já quando o colo está aberto e macio, provavelmente estamos em nosso período menstrual, permitindo a saída do fluxo. Podemos também estar ovulando, quando produzimos um muco cervical, que facilita a entrada do espermatozóide, e consequentemente a fecundação.