O que é o som Brown Noise?

Perguntado por: arosa . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.7 / 5 3 votos

O que é brown noise e para que serve? Brown noise é um barulho que apresenta todas as frequências do espectro de som que um ser humano pode ouvir, porém com a frequência baixa mais em evidência. Essa característica faz com que o ruído marrom seja um som grave, que se assemelha a um rio em movimento ou uma leve chuva.

Com frequências mais graves e profundas, esses sons que lembram ondas do mar, uma cachoeira ou uma chuva forte, ganharam popularidade em comunidades de TDAH ( transtorno de déficit de atenção com hiperatividade) nas redes sociais e conquistaram fãs em todo o mundo.

O ruído marrom tem sido menos estudado do que o ruído branco, mas pesquisas sobre este último descobriram que ele pode oferecer alguns benefícios para pessoas com TDAH. Dimitriu acredita, no entanto, que o ruído marrom tem um som "mais palatável" quando comparado aos "tons mais ásperos" do ruído branco.

Desse modo, o ruído marrom contém frequências graves, definidas como “mais profundas” do que as frequências dos ruídos branco e rosa. Similar a sons como um rio caudaloso ou ondas agitadas, acredita-se que o ruído pode apresentar efeitos positivos na mente do indivíduo.

O ruído rosa une frequências altas e baixas e possui menor amplitude, tornando-o mais agradável aos ouvidos, se comparado com o branco. Já o marrom é bem discreto, sendo muitas vezes considerado o mais relaxante entre os três, apesar de não ser suficiente para inibir o barulho externo.

A maneira ideal de utilizar esse método é deixar o som tocando apenas para fazer o bebê dormir, e não a noite toda. Se a criança acordar novamente, você pode ativar e acalmá-la; É crucial deixar o som longe da orelha da criança e em um volume que não seja muito alto.

Famoso nas redes sociais, brown noise ajuda com noites de sono e concentração. A psicóloga Camila explica que o Brown noise (ruído marrom) é diferente do ruído branco.

Oficialmente, o ÚNICO símbolo de representação do TDAH é o lacinho laranja.

Consequências dos distúrbios de sono aos jovens com TDAH
O indivíduo que não tem uma boa qualidade de sono também sofre com queda de produtividade, alterações de humor, fadiga, perda de memória e sonolência diurna excessiva. Os jovens com TDAH podem ser afetados de forma ainda mais intensa por esses sintomas.

A insônia pode piorar com o tempo à medida que as pessoas começam a desenvolver estresse relacionado à hora de dormir. Muitas pessoas com TDAH sentem sonolência diurna e dificuldade para acordar como resultado de um sono ruim.

O ruído rosa é um som constituído por todas frequências audíveis pelo ser humano, mas a energia não é distribuída igualmente entre eles, criando um som grave. Diferentemente do ruído branco, que representa todas as frequências igualmente, no rosa, frequências mais altas são menos intensas.

Logo, o ruído branco serve para bloquear sons cujas frequências variam de intensidade e podem estimular o córtex cerebral, como barulho de carros, obras ou cachorros latindo. Dessa forma, o ruído branco é capaz de promover a indução, melhora e manutenção do sono.

O ruído cinza é um ruído branco aleatório sujeito a uma curva de intensidade igual à psicoacústica (como uma curva de ponderação A invertida) em um determinado intervalo de frequências, dando ao ouvinte a percepção de que é igualmente alto em todas as frequências.

Diminuir o consumo de açúcar e carboidrato, e aumentar a ingestão de proteínas também contribui para redução dos sintomas do TDAH. Documentar a rotina – manter uma agenda com os horários e compromissos ajudará a driblar a dificuldade de organização, comum para quem tem TDAH.

Eles precisam de, em média de 9 horas e meia de sono por noite. A tendência natural dos adolescentes é dormir e acordar cada vez mais tarde.

Açúcar – diminuir a quantidade de açúcar ingerida diariamente é uma das principais medidas na alimentação para aliviar os sintomas de TDAH. Isso porque vários estudos sugerem que algumas crianças que têm TDAH são estimuladas por grandes quantidades de açúcar na alimentação.