O que é odu de nascimento?

Perguntado por: sgodinho2 . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.9 / 5 14 votos

Através dele, conseguimos descobrir de qual Orixá recebemos proteção. Os Odus de Nascimento atuam como os signos de um horóscopo e influenciam nas decisões que tomamos durante a vida. Além de nos fornecer sua própria energia, os Odus se relacionam a um Orixá.

Para descobrir qual é o seu Odu de Nascimento faça a seguinte cálculo através da sua data de nascimento. some= 1+5+1+0+1+9+8+5 =30= , reeduzindo o número, que é maior de 16, somamos 3+0= 3, então seu Odú é ETA-OGUNDÁ.

Significado dos Odús. Os Odús são os signos de Ifá, há 16 deles no total. Eles são predestinações as quais estamos vulneráveis e, influenciam diretamente em nossas características. Ou seja, o próprio Orixá está dentro dos caminhos predestinados pelo Odú.

Os igbo desvendam se aquele odu está em Ibi (negativo) ou em Ire (positivo). Na metodologia que uso, é o Ori da pessoa que trás à luz, os pontos fracos na conduta e comportamento daquela pessoa, e tenho observado que 80% das pessoas, estão com o Òrìsà, que foram iniciados, justamente nesse negativo.

Odu é um conceito do culto de Ifá também usado no candomblé, interpretado no merindilogum, na caida de búzios. A palavra odu vem da língua iorubá e significa destino. Cada homem (ser) possui o seu destino que se assemelha a de outros mas sempre com alguma particularidade.

No Candomblé, os Orixás são descobertos pelos praticantes somente no momento que se faz a cabeça. Mas através dos búzios, as Mães e Pais de santo podem conseguir identificar qual é o Orixá que está à frente de cada pessoa. Também é interessante destacar que na Umbanda, o processo acontece de forma semelhante.

Odu significa caminho, destino.
Através dele, conseguimos descobrir de qual Orixá recebemos proteção. Os Odus de Nascimento atuam como os signos de um horóscopo e influenciam nas decisões que tomamos durante a vida. Além de nos fornecer sua própria energia, os Odus se relacionam a um Orixá.

Quem deseja agradar a Oxum deve lhe oferecer flores de cor amarela, lírios, mel, frutas e alimentos doces. Além desses, podem ser ofertados milho branco, arroz, fava e feijão preto. O prato que mais lhe agrada é o mulukun, que consiste na mistura de feijão fradinho, cebola, sal e camarão.

Êjioníle, é um odu do oráculo de ifá, representado no merindilogum com oito conchas abertas pela natureza e oito fechadas e o primeiro odu na ordem de chegada no sistema ifá.

Depois de tanto tempo, o Odu também começou a nos guiar, quando nascemos somos geralmente protegidos pelo Odu de Ori e, logo, que começamos a nos desenvolver, o nosso Odu regente é instaurado em nós como o principal Odu para a nossa vida.

A resposta para cada quantidade de búzios abertos e fechados, corresponde um odu e deve ser interpretado, transmitindo-se ao consulente tanto o significado da caída, quanto o que deve ser feito para solucionar o problema.

Irossum (irosun) é um odu do oráculo de ifá, representado no merindilogum com quatro conchas abertas pela natureza e doze fechadas. Nesta caída responde Omolu, Iemanjá e Egum.

O tipo de agrado mensal não é o mesmo que o anual é mais simples. As pessoas desse Odu deverão usar constantemente um patuá especial, banhos de folhas em defesa e fazer “Ofó” e “Oriki”.

O sexto Odu da série Odu de Nascimento e sua influência sobre nossa personalidade e destino é, talvez, o mais famoso e mais desejado dos Odus de Ifá: o Odu Obará - o caminho da prosperidade, da abundância e da satisfação pessoal. Os Odus são os mensageiros de Ifá - o Orixá do Destino!

Existem mais de 400 orixás na mitologia iorubá, mas alguns deles se tornaram mais famosos no Brasil, como é o caso de Exú, Oxalá, Ogum, Oxóssi, Iemanjá, Xangô e Iansã.

Sagitário: Pomba Gira Rosa Caveira, muito leal às nascentes deste signo quando o assunto é negócios e dinheiro. Coloca os sagitarianos em elevado grau social. Sua ausência pode provocar ciúmes excessivos e esforços sem reconhecimento. Capricórnio: Pomba Gira Maria Farrapo das sete almas, ela é sua guardiã.

O que os especialistas dizem sobre Orixá Regente 2022
A Mãe Ieda do Astrocentro, que é mãe de Santo no Candomblé, fez uma previsão para nós por meio do Búzios e nos contou que vê Xangô e Iansã – o casal do dendê como os orixás que irão reinar em 2022.