O que é paradoxo invertido?

Perguntado por: rmarinho . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.9 / 5 13 votos

Significa contrariamente, opostamente.

O paradoxo é uma figura de linguagem ou figura de pensamento. É chamado também de oximoro ou oxímoro, e consiste na expressão de uma ideia contrastante, isto é, em que há oposição, além de conter em si uma contradição, uma incoerência, por apresentar elementos que se contradizem.

Um paradoxo lógico consiste em duas proposições contrárias ou contraditórias derivadas conjuntamente a partir de argumentos que não se revelaram incorrectos fora do contexto particular que gera o paradoxo.

1 antagonismo, contradição, incoerência, incompatibilidade, incongruência, oposição. Absurdo ou contrassenso: 2 absurdo, asneira, contrassenso, desatino, despropósito, disparate, erro, insensatez, tolice.

O nome deste paradoxo vem de uma das suas primeiras descrições: uma pessoa viaja para o passado e mata o seu avô antes de ele conhecer a sua esposa, que é a avó dessa pessoa. Dessa maneira, a existência do pai ou mãe dessa pessoa, e consequentemente dela própria, torna-se impossível.

Paradoxo de Fermi

Esse é o Paradoxo de Fermi, o físico que se perguntou: “onde estão eles”, durante um almoço com seus colegas. Uma das soluções a esse paradoxo desafia a ideia de que a Terra é um planeta comum e postula que a vida é extremamente rara em todo o universo.

Um dos mais famosos paradoxos, sem desfecho até hoje, é chamado do paradoxo do avô: uma pessoa volta no tempo e mata, no passado, aquele que seria o seu avô no futuro. Ora, se o avô foi morto ainda criança, então a pessoa que cometeu o crime não poderia ter nascido.

O paradoxo ou oxímoro, é uma figura de linguagem, mais precisamente uma figura de pensamento, baseada na contradição. Muitas vezes, o paradoxo pode apresentar uma expressão absurda e aparentemente sem nexo, entretanto, ele expõe uma ideia coerente e fundamentada na verdade.

Em 1901, enquanto trabalhava em seu livro Os princípios da Matemática, Bertrand Russell descobriu um paradoxo que expunha uma falha nos fundamentos da Teoria dos Conjuntos, de Georg Cantor – o que abalou o mundo da matemática e levou cientistas a repensarem a lógica moderna.

A etimologia da palavra paradoxo pode ser traçada a textos que remontam à aurora da Renascença, um período de acelerado pensamento científico na Europa e Ásia que começou por volta do ano de 1500.

Estou cego e vejo/Arranco os olhos e vejo. (Carlos Drummond de Andrade) Sendo a sua liberdade/Era a sua escravidão. (Vinicius de Moraes).

A premissa diz que um crocodilo, tendo roubado uma criança, promete ao pai/mãe que sua criança será retornada se (e apenas se) ele(a) puder prever corretamente se o crocodilo retornará ou não a criança.

Esse paradoxo consiste em perguntar que se existissem duas pessoas capazes de ler a mente uma da outra, neste caso quem estaria pensando e quem estaria lendo? Já que as duas estariam lendo a mente e não pensando por si mesmas.

A solução de Zermelo para o paradoxo de Russell foi substituir o axioma “para cada fórmula A(x) há um conjunto y = {x: A(x)} “pelo axioma para cada fórmula A(x) e cada conjunto b existe um conjunto y = {x: x está em b e A(x)}.”

K. S. Kantzer sugere que um paradoxo, tal qual ele se encontra na Bíblia consiste de: (1) uma afirmação que é auto-contraditória, ou (2) duas ou mais afirmações que são mutuamente contraditórias, ou (3) uma afirmação que contradiz alguma posição bem estabelecida a respeito de um assunto específico.”2 Ele também faz uma ...

Perfeito paradoxo: figura de linguagem caracterizada pela expressão de uma ideia contraditória.

A antítese opõe palavras que já são de natureza opostas, enquanto o paradoxo opõe ideias opostas entre si, como visto no exemplo acima. A escola literária que mais utilizou essas figuras foi o Barroco em virtude da conturbação de sentimentos, ideias e desejos tão comuns à época.

Os avós têm papel importante no crescimento e na formação das crianças. Com a experiência que eles acumulam, oferecem uma visão mais ponderada sobre a vida e são capazes de transmitir segurança. A relação próxima com os netos contribui para dar mais estabilidade emocional para os pequenos.

Bondade e generosidade são dois valores que devem andar sempre de mãos dadas na vida de todas as pessoas. E quanto mais cedo aprendermos a ser bons e generosos com o próximo, mais enraizada se tornará essa prática em nossa vida. Ensine aos seus netos o quão importante é se colocar no lugar do outro a todo momento.

Ser avó é cuidar, amar, mimar, proteger e abençoar. Ser avó é bom demais! Eu aprendi o significado do verdadeiro amor com o olhar e o cuidado da minha avó. Amor e colo de vó são insubstituíveis.