Qual o melhor paradoxo?

Perguntado por: aramos . Última atualização: 13 de janeiro de 2023
4.9 / 5 13 votos

Um dos mais famosos paradoxos, sem desfecho até hoje, é chamado do paradoxo do avô: uma pessoa volta no tempo e mata, no passado, aquele que seria o seu avô no futuro. Ora, se o avô foi morto ainda criança, então a pessoa que cometeu o crime não poderia ter nascido.

É uma declaração aparentemente verdadeira, mas que leva a uma contradição lógica ou que contradiz a intuição comum. Alguns exemplos de paradoxo como figura de linguagem são: "O nada é tudo", "Eu estou cheio de me sentir vazio", "O silêncio é o melhor discurso".

Por exemplo: A alegria e a tristeza habitam o meu peito diariamente. Veja que, nesse enunciado, há uma antítese, pois “alegria” e “tristeza” são substantivos opostos. Apesar disso, não há contradição na frase, pois é aceitável que, em um mesmo dia, uma pessoa possa sentir alegria e também tristeza.

A vivência de dois sentimentos opostos na experiência anímica do amor na verdade é um fenômeno bastante comum e facilmente salta das linhas do poeta para a realidade da vida cotidiana.

Significa contrariamente, opostamente.

O contrário de paradoxo é: Principais antônimos de paradoxo: 1. coerência, congruência, lógica, logicidade, razão, sensatez, harmonia, conformidade, concordância.

Paradoxo é uma figura de pensamento responsável por contrastar uma ideia. Trata-se figura de linguagem com conceitos amplos que abarcam diferentes áreas do conhecimento. Paradoxo, também conhecido como oximoro, é uma figura de pensamento responsável por contrastar uma ideia.

O paradoxo de bootstrap conecta de uma forma insana o passado e o futuro, tornando-se de uma certa forma até contraditório. É quase como um loop de acontecimentos que só foram possíveis porque algo do futuro interveio; o acontecimento acaba se tornando o causador dele mesmo.

K. S. Kantzer sugere que um paradoxo, tal qual ele se encontra na Bíblia consiste de: (1) uma afirmação que é auto-contraditória, ou (2) duas ou mais afirmações que são mutuamente contraditórias, ou (3) uma afirmação que contradiz alguma posição bem estabelecida a respeito de um assunto específico.”2 Ele também faz uma ...

O Paradoxo de Russell é um paradoxo descoberto por Bertrand Russell em 1901 e que mostra que no sistema do livro de Frege Leis fundamentais da aritmética pode ser derivada uma contradição. O paradoxo foi comunicado por uma carta a Frege de 1902.

1. Paradoxo da vida. É os autos e baixos da vida,suas viradas,suas crises e autos tudo se contrapõe e ao mesmo tempo se completa.

Para contornar o paradoxo da escolha, a melhor solução é reduzir ao máximo o número de planos que você oferece no seu negócio. Para isso, você deve estudar seu público-alvo e dividi-lo em grandes grupos que podem ser contemplados com duas, três ou no máximo quatro opções de assinatura.

Estou cego e vejo/Arranco os olhos e vejo. (Carlos Drummond de Andrade) Sendo a sua liberdade/Era a sua escravidão. (Vinicius de Moraes).

Amor é um fogo que arde sem se ver, É ferida que dói, e não se sente; É um contentamento descontente, É dor que desatina sem doer.

Paradoxalmente (uma palavra derivada de paradoxal), é um advérbio de modo que indica uma forma paradoxal ou estranha de agir ou de fazer alguma coisa.

Em especulações acerca de viagens no tempo, o paradoxo do avô refere-se às inconsistências que podem vir a surgir no presente caso o passado seja mudado. Por exemplo, uma viagem ao passado pode impedir que esta mesma viagem seja possível, ou mesmo que o viajante exista.

O paradoxo, ou oximoro, também é uma figura que usa sentidos opostos para passar uma mensagem de modo mais intenso. No entanto, enquanto a antítese consiste no mero uso de termos opostos no enunciado, o paradoxo constrói uma relação entre esses termos de modo a criar uma mensagem aparentemente contraditória.

11 sinônimos de paradoxal para 1 sentido da palavra paradoxal: Que é absurdo e ilógico: 1 absurdo, ilógico, irracional, incoerente, incompatível, contraditório, disparatado, incongruente, antagônico, insensato, ridículo.

substantivo masculino Figura de linguagem em que palavras de sentidos opostos são combinadas de modo a parecerem contraditórias, mas que reforçam a expressão: gentileza cruel; belo horroroso; música silenciosa.

Conceito esse que trás consigo inúmeros paradoxos como veremos. O primeiro infinito que nos deparamos tem sua origem no nosso princípio da contagem; todos nós contamos e ordenamos; um, dois, três..., o primeiro, o segundo..., e a noção de cardinalidade ( quantidade) se confunde com a noção de ordinal.

e·xí·mi·o |z|
Excelente; insigne; eminente.