O que é passivo não exigível?

Perguntado por: rinfante . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.8 / 5 7 votos

O passivo não exigível, também conhecido como patrimônio líquido, é o valor da diferença entre o ativo e o passivo — ambos circulantes e não circulantes — de uma empresa. Além disso, ele representa os recursos dos proprietários investidos nela, como capital e de lucros da operação.

Existem vários tipos de passivos, de acordo com o setor e tipo de obrigações que eles se relacionam.

  • Passivos circulantes.
  • Passivos não circulantes.
  • Ambientais.
  • Passivos a descoberto.
  • Passivos permanentes.
  • Operacionais.
  • Passivos flutuantes.

O Passivo Exigível, tanto o circulante, quanto o não circulante, é composto de dívidas, obrigações, riscos e contingências (estas são fatos geradores já ocorridos, como atuações fiscais, trabalhistas, ações judiciais, e outros litígios em discussão);

Dessa forma, é possível perceber que a característica que diferencia o passivo exigível do passivo não exigível são as contas que compõem cada um desses subgrupos. Enquanto o primeiro se refere às obrigações financeiras de um negócio, o segundo corresponde à riqueza dele.

O passivo exigível é a conta que abrange as dívidas com terceiros que deverão ser quitadas dentro de um determinado período. Ele é facilmente encontrado no balanço patrimonial da empresa, com valor atualizado até a data de fechamento do negócio.

Significado de Exigível
adjetivo Que pode ser exigido. [Direito] Diz-se de obrigação que, vencida mas não prescrita, pode ser imediatamente reclamada em juízo.

Aquela em que o pagamento pode ser pleiteado em juízo.

Passivo exigível a longo prazo são as obrigações de uma empresa que serão liquidadas após o final do exercício financeiro seguinte. Na maioria das instituições, considera-se o "exercício", um ano civil corrido. Em algumas instituições - como banco por exemplo - um "exercício" é considerado a cada 06 meses.

Já os passivos são os números que registram as dívidas e obrigações da empresa com terceiros, sejam eles parceiros de negócio, bancos ou governo. Pagamento de fornecedores, empréstimos, financiamentos e obrigações fiscais e sociais são exemplos de passivos.

Passivo são todas as obrigações financeiras de uma empresa. Ou seja, suas despesas e dívidas, independentemente dos prazos que têm para serem quitadas ou suas recorrências. Esse controle é essencial para garantir a saúde financeira de qualquer negócio.

O que é ser passivo:
Ele está relacionado com o fato de uma pessoa não realizar ou fazer coisas por si mesma, deixando para que outras pessoas façam isso por elas. Exemplo: “É bem verdade que João é um rapaz passivo.

Os passivos não circulantes são aquelas obrigações cuja liquidação não ocorre no prazo de um ano. Por isso, esse tipo de passivo também é conhecido como despesas ou passivos de longo prazo. Já o seu oposto, o passivo circulante, é aquele que suas obrigações têm a liquidação em um período menor do que doze meses.

O passivo exigível a longo prazo é aquele que a empresa deverá arcar durante determinado período futuro, normalmente, em um ano corrido, e engloba tudo o que vai sair do caixa da empresa, seja para o pagamento de contas fixas, variáveis ou imprevistos.

Ativo = Passivo
Nesta situação o ativo é igual ao passivo exigível, não havendo que se falar em resíduo (sobra) para os proprietários no caso de dissolução da empresa, isto é, não existe capital próprio. O total dos bens e direitos é igual aos valores das obrigações dos proprietários.

O passivo, pela mesma lei n. 6404/76, é classificado em dois grandes subgrupos de contas patrimoniais: passivo circulante e passivo não circulante. Os critérios de separação entre esses subgrupos, no caso do passivo, são o grau de exigibilidade e o ciclo operacional da entidade.

O que é passivo não circulante? Passivo não circulante é o conjunto de todas obrigações que a empresa se comprometeu a assumir com seus credores e que possuem prazo de vencimento superior a um ano.