Qual a natureza do passivo?

Perguntado por: asales . Última atualização: 16 de janeiro de 2023
4.5 / 5 20 votos

as contas de passivo, patrimônio líquido e receitas possuem natureza credora; evidenciam a origem dos recursos.

Passivos. Aqui ficam as contas em que são registrados os deveres e obrigações da empresa com terceiros, como parceiros de negócio, bancos e governos. Alguns exemplos de passivos são pagamento dos fornecedores, empréstimos e financiamentos, obrigações fiscais e sociais.

O que determina na movimentação de valores se é débito ou crédito na entrada ou a saída de valores é natureza da conta. Se a natureza é devedora, para aumentar o valor da conta eu debito, para diminuir o valor da conta eu credito.

PASSIVO: AQUI FICAM AS CONTAS ONDE SÃO REGISTRADOS OS DEVERES E OBRIGAÇÕES DA EMPRESA, COMO POR EXEMPLO, FORNECEDORES, EMPRÉSTIMOS E FINANCIAMENTOS, OBRIGAÇÕES FISCAIS E SOCIAIS ETC. NATUREZA (CREDORA) ATIVO: FICAM AS CONTAS ONDE SÃO REGISTRADOS OS BENS, CRÉDITOS E DIREITOS QUE COMPÕE O PATRIMÔNIO DA EMPRESA.

Os componentes Passivos também são conhecidos como componentes básicos. São todos os componentes que não aumentam a intensidade de uma corrente ou tensão de um circuito, ou seja, não geram energia para o circuito e eles apenas interagem com a energia, dissipando-a em outras formas.

A principal diferença entre os ativos e passivos estão nos fluxos monetários da empresa. Enquanto os ativos são relacionados aos meios de rendimentos e que trazem benefícios, os passivos são saídas de dinheiro pelos gastos e despesas que a empresa teve de fazer.

Em contabilidade, diz-se que o ativo é o conjunto de bens, créditos e direitos que compõem o patrimônio de uma pessoa ou empresa. Já o passivo representa as dívidas e obrigações dessa mesma pessoa (física ou jurídica).

Ativo e passivo: Entenda as diferenças na contabilidade. As diferenças essenciais entre ativo e passivo é que o primeiro representa todas as entradas financeiras e bens de uma empresa, e o passivo são todas as suas despesas e dívidas.

Uma característica essencial para a existência de passivo é que a entidade tenha uma obrigação presente (atual), ainda não paga. Uma obrigação surge de práticas usuais de negócio, de uso e costumes e do desejo de manter boas relações comerciais ou agir de maneira equitativa.

O Passivo é o segundo grupo do Balanço Patrimonial e é tão importante quanto o primeiro (Ativo). No Passivo ficam as contas referentes às obrigações e deveres da empresa. Então você encontra no Passivo, contas semelhantes a essas; Fornecedores a pagar.

O conceito de passivo envolve todas as obrigações, dívidas e os deveres financeiros de uma empresa. Quando consideramos o patrimônio da organização – e seu Balanço Patrimonial -, os passivos são apresentados como a conta credora, ao contrário dos ativos, que formam a conta devedora.

Partindo do conhecimento da natureza das contas, podemos entender que as contas do ativo e as contas de despesas (são aplicações) serão “debitadas” quando representarem um aumento de seus valores e “creditadas” quando o fato diminuir o seu saldo.

Deve-se registrar em conta de passivo uma obrigação presente que provavelmente requeira um sacrifício de ativos.

As contas de natureza credoras são sempre as que apresentam saldo credor e as contas de natureza devedora são sempre as que apresentam saldo devedor.

O capital resultante da contribuição dos sócios (capital social) é contabilizado no passivo não exigível e, portanto, ele não será diretamente utilizado para o pagamento dos credores. São os bens do ativo da sociedade nos quais o capital se converteu, e não no capital em si mesmo, que serão executados pelos credores.

Ele é o conjunto de obrigações a serem cumpridas e de dívidas a serem quitadas por uma empresa sempre no curto prazo - menos de 12 meses. Entre essas obrigações, estão: empréstimos com vencimento mais rápido; compras de matérias-primas ou insumos; contas a pagar tanto fixas quanto emergenciais etc.