O que é pirangueiro no Nordeste?

Perguntado por: dperes . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.6 / 5 11 votos

"No Ceará, designa uma pessoa que se veste mal: 'ele é o maior pirangueiro, só vive com aquele boné'. Em Pernambuco, significa muquirana, mão fechada, avarento: 'cabra pirangueiro!

Pernambuco

  • Abestalhado: abobado, ignorante;
  • Arretado: alguém bravo ou algo bom;
  • Buliçoso: alguém que mexe nas coisas sem permissão;
  • Fuleiro: de baixa qualidade ou não confiável;
  • Gabiru: rato grande;
  • Mangar: rir de alguém;
  • Pantim: criar caso, dificuldade;
  • Tabacudo: bobo.

No nordeste, se diz “meu bichinho” e “minha bichinha” tanto para crianças quanto para se referir a uma pessoa muito querida.

Em Pernambuco, significa muquirana, mão fechada, avarento: 'cabra pirangueiro! Não me deu um centavo!' .

adjectivo e nome masculino
1. [Informal, Depreciativo] Que ou aquele que é reles, ridículo, desprezível. 5. [Brasil] [ Marinha ] Diz-se de ou pequeno navio de cabotagem, velho ou em mau estado.

O jeitinho de falar de Recife
O recifense tem um jeito todo especial de se expressar, cheio de regionalismos e sotaques que arrasam todo mundo. Entre elas, podemos destacar “mano véi”, que significa amigo antigo. Outra, é “tá ligado?”, que é uma pergunta retórica pra confirmar se a pessoa entendeu o que foi dito.

Aí dento. Um clássico cearense que quer dizer, literalmente, "aí dentro". É uma outra maneira de dizer nosso já consagrado “teu **!” -- mas sem entrar em detalhes.

Zé dend'água Indivíduo abobalhado, perdido, desajeitado ou sem noção. Pode ser substituído por bocoió ou simplesmente coió, depende da vontade do mineiro.

Arretado é daquelas gírias que conseguem reunir vários significados em uma só palavra. Pode ser usado para se referir algo que considera muito bom, legal ou bonito.

Em menor produtividade, encontram- se “rapazinho” (2,08%), “pivete” (1,77%) e, com menos de um por cento de representatividade, foram documentadas as variantes “homenzinho” (0,73%) e “pirralho” (0,42%). A Figura 1 apresenta a produtividade dessas variantes por região administrativa.

Pau de arara (pré-AO 1990: pau-de-arara) é um meio de transporte irregular que ainda é utilizado no Nordeste do Brasil. Consiste em se adaptar nos caminhões para o transporte de passageiros, constituindo-se em substituto improvisado para os ônibus convencionais.

Correr frouxo = Diz-se de algo que se tem em abundância. Confeito = Bala (de comer, não o projétil). Cotoco = Um pedaço.

O dialeto nordestino, também chamado simplesmente de “sotaque nordestino”, é a variante da língua portuguesa mais usada nos estados do Nordeste brasileiro, sendo o dialeto com maior número de falantes dessa região, com mais de 53 milhões de habitantes, sofrendo variações.

A expressão chafurdo é muito usada na região Nordeste.

Visse = Interjeição de reforço; funciona como "viu", "compreendeu".

As mais citadas foram: “tega”, “tamo junto”, “tranquilo”, “de boa”, “é nós”, “qual foi”, “mina”, “vacilão”, “mano”, “tá ligado”, “pega a visão”, “tipo que” e “fala tu”.

Típica expressão potiguar, “boy” é uma das formas mais comuns para se referir tanto a rapazes quanto a moças. Independe da idade e do gênero e é muito utilizada por lá, como em “boyzinho”, “boyzinha” ou “o boy” e “a boy”.